Exercícios de fortalecimento para os casos de condromalácia patelar

A condromalácia é um problema que afeta muitas pessoas. Saiba quais exercícios para o joelho são apropriados nesse caso.
Exercícios de fortalecimento para os casos de condromalácia patelar

Última atualização: 19 outubro, 2019

A condromalácia patelar é uma doença que degenera a cartilagem e causa grande desconforto e dor. Neste artigo, vamos falar sobre alguns exercícios que podem te ajudar caso você sofra com esse problema.

O que é a condromalácia patelar?

Também conhecida como condropatia patelar, é uma doença caracterizada pela degeneração da superfície articular da cartilagem do joelho.

Causa muito desconforto e dor e é comum em adultos jovens , principalmente aqueles que praticam regularmente algum desses esportes: tênis, basquete, vôlei, ciclismo, karatê, tênis, remo, balé, atletismo, rúgbi ou esqui.

A condromalácia pode aparecer após uma lesão na patela ou por causa do atrito crônico entre a articulação do fêmur e a patela ao movimentar o joelho.

Ao mesmo tempo, existem diferentes fatores que nos predispõem a sofrer esse problema, tais como sobrepeso, sinovite prolongada, subluxação, pronação do pé, traumas, tendências genéticas, patela alta, mau alinhamento do mecanismo extensor do joelho ou anomalias congênitas da patela.

A condição se origina após uma sobrecarga ou uma carga mecânica excessiva, juntamente com a irritação das terminações nervosas do joelho. Isso gera uma inflamação que também envolve a membrana sinovial e, se não for tratada a tempo, pode se tornar um problema crônico.

Exercícios para fortalecer um joelho com condromalácia

Um fisioterapeuta será o responsável por diagnosticar e então indicar o tratamento apropriado para essa condição, de acordo com o grau de condromalácia existente. Pode haver desde edema e amolecimento da cartilagem até o comprometimento do osso subcondral.

O objetivo dos exercícios é, primeiramente, reduzir a dor – desinflamando a área – para então fortalecer não apenas o joelho, mas também o quadríceps.

1. Natação

É o exercício mais apropriado para tratar a condromalácia, pois os movimentos são mais suaves na água e não percebemos o esforço realizado. É aconselhável nadar em dois estilos: crawl e costas, se possível com um objeto entre os joelhos (podem ser esses objetos de espuma que as crianças usam para aprender a nadar).

Exercícios para fortalecer um joelho com condromalácia

2. Elevações isométricas

Estes exercícios servem para fortalecer o joelho e a perna e são perfeitos para os pacientes com condromalácia.

Para começar, deite-se de barriga para cima sobre um colchonete, com os braços ao lado do corpo e as pernas estendidas. Eleve a perna lesionada sem flexioná-la e com a ponta do pé voltada para cima. Mantenha a posição durante alguns segundos e então abaixe a perna.

Há um segundo exercício semelhante ao anterior, mas com uma diferença na orientação do pé. Nesse caso, ele deve estar voltado para a frente (para o seu rosto).

Elevações isométricas

Imagem: foroatletismo.com

3. Exercícios de resistência

Você pode fazê-los sentado na beirada de uma cama ou cadeira. A ideia é que, do joelho para baixo, as pernas fiquem suspensas no ar. Para fazer isso, coloque o calcanhar da perna saudável sobre o tornozelo da perna lesionada, a fim de gerar peso. Mantenha a posição durante 30 segundos e então descanse.

Outra opção é fazer o contrário: colocar a perna saudável por baixo da perna afetada pela condromalácia. Com a primeira, você vai elevar a segunda o mais alto possível e então manterá a posição durante 30 segundos.

Exercícios de resistência

Imagem: Pinterest Lacalle Sport.

4. Exercícios com aparelhos

É muito importante que o uso de aparelhos seja supervisionado por um treinador ou fisioterapeuta. O objetivo é fortalecer os joelhos e não usar muito peso.

Você pode usar a cadeira extensora começando na altura da máxima extensão do joelho (não com a perna dobrada, como as outras pessoas). Mantenha durante 15 segundos, descanse por 10 segundos e então comece novamente. Tente completar 3 séries de 15 repetições cada.

Você também pode usar a cadeira flexora para os isquiotibiais, que permite flexionar o joelho para trás, com o menor peso disponível. Faça 3 séries de 12 repetições cada.

Exercícios com aparelhos

Se você sofre de condromalácia, recomendamos que você use, tanto para caminhar quanto para treinar, uma joelheira de neoprene, com um orifício no centro para apoiar a patela. Trata-se de um protetor muito útil, principalmente porque mantém a patela no lugar enquanto ela está sendo trabalhada.

Finalmente, é aconselhável fazer alguns exercícios de flexibilidade pela manhã e antes de dormir, bem como ao final do treino na academia.

Alongue bem a parte inferior do corpo e seja gentil com o joelho lesionado. Cinco minutos são o suficiente para que você possa perceber as suas pernas mais descansadas e menos doloridas no final do treino.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ramirez, S., & Karen, T. (2014). Condromalacia rotuliana. Revista Médica de Costa Rica y Centroamérica.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.