Proteja seus dedos após uma lesão no basquete

· 12 de janeiro de 2019
A prática de basquete pode causar inúmeras lesões nos dedos. Se você quer descobrir como pode proteger seus dedos após uma lesão, este artigo diz tudo o que você precisa saber.

O basquete é um dos esportes coletivos mais populares. Embora apenas aqueles que o praticam saibam o quanto é doloroso e desconfortável sofrer lesões nos dedos. Portanto, neste artigo vamos falar sobre como você pode proteger seus dedos após uma lesão ao jogar basquete.

As lesões nos dedos são comuns em esportes de bola, incluindo basquete. O jogador faz um rebote errado ou entra em uma disputa de bola de mal jeito e, ao invés de pegar a bola suavemente com as mãos, ela se choca contra a ponta de um dedo.

Esse tipo de impacto geralmente causa lesões que, na maioria dos casos, não são de grande importância. Além disso, as partes afetadas geralmente são variáveis, já que uma lesão pode afetar ligamentos e as cápsulas das articulações.

Por outro lado, se a força do impacto for maior, pode causar danos no tendão ou uma fratura do osso. Os ferimentos mais graves precisarão de tratamento médico para permitir uma recuperação completa.

Menina com dor no dedo ao lado de uma bola de basquete

Em qualquer caso, cada lesão trará consigo alguns sintomas comuns, como incapacidade de dobrar o dedo, vermelhidão, inchaço ou dificuldade para segurar objetos.

Tratamento para uma lesão nos dedos

Depois de uma lesão nos dedos, geralmente é aplicado gelo para diminuir o inchaço e reduzir a dor. Em geral, o gelo é aplicado por 15 ou 20 minutos, a cada 3 ou 4 horas durante os primeiros dias após a lesão.

Levantar a mão também ajuda a reduzir o inchaço. Depois de alguns dias de descanso, o movimento suave dos dedos pode começar a impedir que a articulação se torne rígida.

Evitar usar o dedo machucado é a melhor maneira de reabilitá-lo no menor tempo possível, embora o plano de tratamento sempre seja determinado tendo em conta a gravidade da lesão.

Entre outras coisas, recomenda-se tomar analgésicos para aliviar o desconforto, além de imobilizar o dedo afetado com uma tala ou prendê-lo com uma fita ao dedo seguinte.

Quando você estiver melhor da lesão, o exercício de reabilitação ajudará a recuperar o movimento completo do dedo afetado.

Se você quer fortalecer seu dedo, pode apertar uma bola ou segurar objetos na mão. Não esqueça que respeitar os períodos de recuperação é um dos aspectos mais importantes para curar o dedo de forma segura.

Depois de uma lesão nos dedos, o ideal é que, ao retornar à atividade, você proteja ao máximo a articulação afetada. Tenha em mente que é muito possível que, no seu retorno, a dor persista, portanto você deve ser paciente para voltar a se sentir normal.

O processo geralmente é lento, por isso recomendamos sempre cobrir e pressionar o dedo afetado com uma bandagem adesiva elástica.

Entre outras coisas, a fita adesiva permitirá que você sinta menos dor na articulação. Além disso, limitará parcialmente o movimento que causa dor e dará maior estabilidade à articulação. Não esqueça que você nunca deve exercer uma compressão excessiva nos dedos afetados.

Pessoa apertando bola de espuma para recuperação

Como você pode proteger seus dedos depois de uma lesão?

Você pode proteger seus dedos após uma lesão com as seguintes bandagens:

Se você não tem muita dor, pode aplicar uma bandagem apenas no dedo afetado. Consiste em colocar dois pedaços de fita na parte superior e inferior do dedo afetado. Isso é feito para permitir uma mobilidade global e independente de todos os dedos da mão, o que não afetará seu desempenho.

Se você sente muita dor e tem pouca mobilidade no dedo, você pode cruzar duas bandagens ao longo nas laterais do dedo lesionado e fechar o curativo com dois pequenos pedaços de bandagem. Trata-se de um curativo muito mais complexo que o inicial e que proporcionará menos mobilidade nas articulações.

Se você tem muita dor e não consegue mover a falange, você pode unir o dedo afetado com um dos dedos ao lado dele com duas pequenas tiras de fita adesiva que passarão por cima e por baixo do dedo.

Antes de finalizar, lembramos que, se você tiver uma lesão nos dedos resultante do basquete, deve consultar o médico para verificar a origem da dor. Na maioria dos casos, um raio-x será realizado para descartar qualquer tipo de fratura.

Em geral, as lesões requerem apenas aplicação de gelo, repouso da área afetada e algum tempo. Como dissemos neste artigo, proteger os dedos após uma lesão ao jogar basquete é uma das chaves para que o dedo afetado não piore e a lesão persista.

Estamos convencidos de que a partir de agora você saberá como fazê-lo!