A importância do atleta hidratar a pele

· 6 de janeiro de 2019
Problemas de pele são frequentes no mundo dos atletas, seja por fricção, horas de exposição ao sol, sal, cloro ou outras razões, devemos prevenir e tratar nossa pele de maneira adequada e dando a importância que ela realmente tem.

Todos nós sabemos que praticar um esporte é muito benéfico para a saúde: ajuda a manter um peso adequado, reduz o estresse e ajuda a prevenir muitas doenças. No entanto, muitas vezes os atletas, especialmente aqueles que estão em altos níveis de competição, têm problemas de pele. É aí que entra a importância do atleta hidratar a pele.

Esses problemas podem ser muito variados e, em geral, não recebem atenção suficiente. Variam desde secura e rachaduras até irritações causadas pelo suor e pelos danos causados ​​pelo sol e pelo vento. Uma das chaves está na hidratação, tanto antes como depois da atividade física.

A seguir, veremos algumas recomendações sobre hidratar a pele e evitar doenças.

Como o esporte afeta a pele

A prática de qualquer esporte afeta diretamente a saúde da pele. Em primeiro lugar, a respiração mais frequente faz com que o sangue e a pele recebam mais oxigênio. Esse oxigênio estimula o metabolismo das células e acelera a regeneração da epiderme.

Mulher passando protetor na praia

A prática de esportes permite eliminar toxinas mais facilmente e isso faz com que a pele tenha um aspecto mais limpo. Este é um dos muitos benefícios derivados da prática de exercício físico.

No entanto, a pele dos atletas também fica mais exposta a agressões. Os esportes ao ar livre expõem a pele a fatores como o sol, o vento e o frio. Os esportes aquáticos expõem a pele constantemente à água, ao cloro, etc.

No seu dia a dia, todos os atletas ficam expostos ao excesso de suor, o que também afeta a pele. É por isso que o cuidado diário da pele deve ser uma tarefa prioritária para os atletas.

Os problemas mais comuns na pele dos atletas

Um dos problemas mais frequentes na pele dos atletas é o ressecamento. Em muitos casos, esse ressecamento é causado por fatores externos, como o sol, o vento ou a água, mas também é o produto da própria transpiração.

Determinados hábitos fora do esporte, como os banhos frequentes, podem alterar a camada protetora natural da pele, fazendo com que ela seque.

Dedos ressecados

No caso dos nadadores, constantemente expostos à água e ao cloro, as mudanças constantes de umidade costumam causar envelhecimento prematuro. O mesmo ocorre com os atletas que praticam atividades ao ar livre.

Com os exercícios ao ar livre, a pele geralmente parece tensa e muito seca; é essencial para os atletas hidratar a pele para evitar que esses problemas se agravem.

Os atletas de competição são frequentemente expostos a lesões como resultado de fricções e batidas típicos de sua atividade. Uma vez que essas feridas tenham sido desinfetadas e comecem a cicatrizar, a hidratação adequada torna-se essencial para a recuperação.

Irritações na pele também são muito comuns entre aqueles que praticam algum esporte. Essas irritações geralmente aparecem como resultado do próprio suor, já que, desta forma, os resíduos que podem afetar a pele são eliminados.

Atleta muito suada

As irritações também podem ocorrer a partir do atrito da roupa com a pele; em ambos os casos, a hidratação antes e depois da atividade física é de grande utilidade para evitar e aliviar possíveis irritações.

Como hidratar a pele

Para hidratar a pele, é importante considerar tanto a hidratação interna como a externa. De fato, embora a hidratação interna adequada seja importante em todas as pessoas, no caso dos atletas é ainda mais importante.

A atividade física causa a perda de grandes quantidades de líquido através do suor. E essa perda deve ser reposta por uma alta ingestão de líquidos e determinados alimentos. Desta forma, a pele se manterá mais suave e hidratada.

Por outro lado, também é necessário hidratar a pele de forma externa. Existem muitos produtos que podem contribuir para esse cuidado. Para evitar a desidratação da pele causada pelos banhos frequentes, é necessário utilizar um creme com pH neutro que respeite a camada protetora natural da epiderme.

Após o banho, é essencial usar um hidratante adequado que permita que a pele recupere a umidade perdida. No caso de esportes ao ar livre, também é necessário utilizar um protetor solar hidratante antes de iniciar o treinamento.