Descubra o que é a fisioterapia esportiva e seus benefícios

· 9 de março de 2019
A fisioterapia possui diferentes ramos: ortopédico, neurológico, cardiovascular, entre outros; dentre eles, destaca-se a fisioterapia esportiva, que está orientada para esportistas ou atletas que tenham sofrido algum trauma ou lesão.

Fisioterapia vem do grego physis, que significa ‘natureza’ e therapéia, que quer dizer ‘tratamento’. Dessa forma, a fisioterapia esportiva é definida como o tratamento não farmacológico para tratar e prevenir lesões, dores e todo tipo de patologias relacionadas à cinética corporal.

Esportistas, dançarinos e atletas exigem um tratamento diferente de uma pessoa sedentária. Visto que as necessidades de seus corpos devem se adaptar à modalidade que praticam.

Desta forma, a fisioterapia esportiva foi desenvolvida a partir da fisioterapia comum. O fisioterapeuta deve conhecer a anatomia e a fisiologia com base no esporte que o paciente pratica, a fim de garantir um bom diagnóstico.

Tratamentos da fisioterapia esportiva

Este tipo de fisioterapia é rico em diferentes tipos de tratamentos especialmente concebidos para atletas. Não importa se o atleta se lesionou fazendo a atividade física ou não, o importante é curá-lo de forma que ele possa continuar fazendo o exercício sem nenhum problema.

Tratamentos para atletas

Entre os tratamentos, destaca-se, por exemplo, a aplicação de frio ou calor, a estimulação nervosa transcutânea, o ultrassom, as massagens, a laserterapia, entre outros. É extremamente importante que o atleta complete todas as sessões de tratamento atribuídas pelo fisioterapeuta, com o fim de garantir a eficácia dele.

Benefícios

Os atletas devem cuidar muito bem do seu corpo visto que o submetem constantemente a posições às quais o corpo não está acostumado. Portanto, é importante manter uma boa saúde física, assim como prevenir qualquer tipo de lesão ou trauma.

Para um cuidado corporal ideal, recomenda-se que o atleta participe de sessões de fisioterapia esportiva quando sentir que seu corpo está precisando. Ignorar dores pode causar uma lesão a longo prazo. Além disso, fazer tratamentos de fisioterapia esportiva traz grandes benefícios para o corpo do atleta, vamos te mostrar quais são:

Acelera o tempo de recuperação

Ao realizar exercícios que exigem uma alta demanda muscular, nossos músculos sofrem certas microfissuras que o corpo precisa reparar em repouso. Alguns atletas não descansam o quanto o músculo precisa, portanto o músculo (além de não aumentar de tamanho) não se recupera completamente.

Por isso, a fisioterapia esportiva é muito benéfica, pois suas terapias fortalecem músculos, ligamentos, tendões, entre outras partes do corpo. Isso ajuda o processo de restauração muscular, acelerando assim o tempo de cura.

Acelera o tempo de cura

Reduz a dor

Há dores que podem ser tratadas sem interromper o treinamento, mas também existem outros tipos de dores para as quais é preciso fazer repouso.

Independentemente do caso, quando alguma patologia é dolorosa, ela se torna um incômodo para o dia a dia. Felizmente, a fisioterapia esportiva é muito benéfica para reduzir a dor rapidamente. Tudo isso graças aos seus tratamentos, como por exemplo massagens, eletroterapia, alongamentos, entre outros.

O corpo se recupera corretamente

Ainda que os atletas devam estar constantemente usando diferentes implementos para evitar lesões, como joelheiras, relaxantes musculares, ligas, entre outros; quando aparece uma dor, é importante não se automedicar. Isso pode até mesmo piorar a situação, então o correto é recorrer a um profissional.

Com a ajuda de um fisioterapeuta esportivo, é possível obter o diagnóstico e o tratamento corretos. Isso permite ver melhorias não só em um curto período de tempo, mas também com maior garantia de um tratamento completo a longo prazo.

Previne moléstias físicas futuras

Os tratamentos fisioterapêuticos geralmente fortalecem os músculos. Isso os torna menos propensos a sofrer alguma lesão física. Além disso, as terapias são feitas de forma a adaptar o músculo ao esporte que a pessoa pratica. Desta forma, ajuda a prevenir futuras patologias.

Previne dores futuras

Muito além dos remédios caseiros ou exercícios recomendados por outras pessoas, é importante que você recorra a um profissional. Um erro mínimo ao cuidar de si pode afetar todo o seu desempenho no esporte. A fisioterapia esportiva é estudada e projetada com ferramentas eficazes e benéficas para os atletas.

Não ignore dores, músculos inflamados ou qualquer tipo de sinal que não seja normal no seu corpo. Cuide dos movimentos que você faz, tanto no esporte quanto fora da atividade física.

Se possível, visite de tempos em tempos um fisioterapeuta esportivo para assim receber tratamento e verificar se está tudo bem. Tire proveito da fisioterapia esportiva, seu corpo vai agradecer!