Conheça alguns exercícios que geram lesão na academia

· 7 de fevereiro de 2019
Veremos que alguns exercícios podem não ser adequados devido ao seu alto risco de provocar lesões ou qualquer tipo de danos a médio e longo prazo.

Neste post, você conhecerá alguns exercícios que geram lesão que você pode encontrar na academia. Fique de olho!

O nosso corpo realiza movimentos durante o dia, alguns deles bastante inofensivos, e outros um pouco mais complicados. Além disso, no exercício há posturas e ações que possuem um alcance elevado de risco de lesão, e a maioria das pessoas desconhecem quais são eles.

Antes de mencionar os exercícios que mais geram lesão, você deve saber bem o que é se lesionar. O Dicionário da Língua Portuguesa define “lesão” como o dano ou prejuízo corporal causado por uma ferida, um golpe ou uma doença.

Sendo assim, há exercícios praticados nas academias que podem chegar a ser contraproducentes para o nosso bem-estar, pois são exercícios que têm maior probabilidade de gerar uma lesão no seu corpo.

Os exercícios que geram lesão devem ser levados a sério.  Muitas pessoas acabam se lesionando por mal aquecimento, má execução, falta de hidratação ou overtraining; tudo isto além do alcance lesivo que alguns exercícios possuem. Por isso, seja extremamente cuidadoso com os seguintes exercícios:

Os exercícios que mais geram lesão na academia

Prensa de pernas

A prensa de pernas é um aparelho muito utilizado nas academias, mas que, no entanto, é muitas vezes usado incorretamente. A prensa de pernas trabalha os quadríceps e consiste em empurrar um peso com as pernas. O risco de lesão encontra-se na possibilidade de sobrecarregar a articulação do joelho.

máquina para malhar perna

O joelho é uma parte do corpo muito delicada, é uma região muito comum de desenvolver uma lesão. Por esse motivo, evite qualquer tipo de exercício que coloca muita pressão sobre os joelhos. Certifique-se de usar a prensa de pernas corretamente.

Leia também: Exercícios para treinar as panturrilhas

Puxada na polia alta

O termo faz referência a um aparelho que exercita o peito e as costas. Uma vez que esse exercício consiste em puxar uma barra por trás do pescoço, gera-se uma certa lesão que afeta o pescoço e os ombros.

O maior erro que as pessoas cometem ao fazer este exercício é dobrar o pescoço ou as costas. É extremamente importante manter uma postura reta, em todos os momentos, é comum negligenciar certos músculos causando seu mau desempenho. Então tome extremo cuidado com esse aparelho.

Supino

Esse exercício é um dos mais representativos em uma academia e, ao mesmo tempo, um dos mais perigosos. Em primeiro lugar, existe um aspecto significativo: nem todos podem fazer o supino. Ou seja, previamente o indivíduo deve contar com uma resistência, força e propriocepção que estejam à altura do exercício.

Em segundo lugar, pequenos detalhes podem levar rapidamente a uma lesão. Aspectos como a aderência da barra, posicionamento dos cotovelos ao flexionar, fechar o peito ou dobrar em excesso a coluna são erros lesivos que podem machucar.

Levantamento terra

O levantamento terra é um exercício que beneficia muitas partes do corpo, como as pernas, as costas, as panturrilhas, entre outros. Ele aparece em muitos treinos, uma vez que seus resultados são excelentes. No entanto, é um exercício com o qual você deve ter muito cuidado.

levantamento terra

Ele é considerado um exercício lesivo porque o risco está em uma área do corpo vital, que é a coluna vertebral. O levantamento terra pode levar a um emprego incorreto da região lombar. E isso é realmente muito perigoso. Você deve evitar a todo custo prejudicar a sua coluna e as suas vértebras.

Para evitar o risco de lesão se concentre em saber primeiro como se realiza o exercício corretamente e no momento de executá-lo mantenha essa informação em mente. Além disso, você deve manter as suas costas retas, em todos os momentos, para não prejudicá-la.

Tenha o dobro de cuidado com esses exercícios na hora de malhar na academia, não só para não correr nenhum risco de lesão mas também porque se você chegar a se lesionar, isto irá afetar o seu desempenho em todas as áreas da sua vida.

Além disso, você pode buscar alternativas a esses exercícios que trabalhem os mesmos músculos e que não sejam tão arriscados. O bom estado dos seus músculos, ligamentos e articulações depende de você, você é responsável pelo que você faz e como você faz.

Por isso, cuide-se e alimente-se bem. E, se o corpo estiver fraco ou desidratado, você terá mais possibilidade de se lesionar. Não se esqueça de tudo que falamos na hora de ir à academia. Assim, você poderá evitar uma série de lesões!