A importância do calçado esportivo na prática de atividades físicas

19 de fevereiro de 2019
Aerodinâmica, equilíbrio, aderência e flexibilidade... Não é apenas para ter um melhor desempenho, mas também para garantir uma pisada mais segura. O chamado tênis ou calçado esportivo também faz parte da tecnologia aplicada ao esporte.

Aqueles que acreditam que o conforto é a única razão para usar um calçado esportivo durante o exercício estão errados. É uma peça projetada especificamente para o esporte; seu uso durante a atividade física é fundamental na prevenção de lesões.

Proporcionando uma boa base para o corpo

Nos pés, suportamos todo o peso do nosso corpo. Obviamente, o tipo de calçado usado por um atleta vai influenciar o seu desempenho físico. E o calçado esportivo é feito de acordo com princípios e estudos de biomecânica.

Ou seja, cada esporte tem um tipo de calçado esportivo de acordo com sua prática. Tudo depende de fatores como a cinética, superfície e outras características da disciplina. Cada aspecto é pensado antes de fazer e produzir cada modelo.

O objetivo é sempre oferecer flexibilidade no movimento, amortecimento e aderência. Isso é assim pois a prática esportiva envolve cinética em vários níveis. Ser capaz de se movimentar evitando perder o controle é fundamental.

Pessoas andando em terreno desigual

O que é considerado na fabricação de um calçado esportivo

  • A superfície: a princípio, o sapato não deve impedir o movimento, mas tampouco deve gerar uma falta de controle. Se, por exemplo, o piso for de madeira, o aperto será fundamental. No asfalto, o sapato costuma ser um pouco mais liso.
  • A disciplina esportiva: cada disciplina tem uma dinâmica e o sapato deve responder a isso. Sapatos de futebol têm travas para segurar a grama. Os de beisebol devem responder bem à terra, entendendo sua irregularidade.
  • A forma do pé: há pés diferentes. Além disso, cada esporte privilegia um tipo de calçado de acordo com essas morfologias. É aqui que entram os estudos biomecânicos.
  • O peso: de acordo com a disciplina, os atletas tendem a desenvolver um peso corporal e morfologia. Esses valores são levados em conta nos projetos. A aerodinâmica também é levada em conta.

A morfologia do pé importa

As pessoas também podem ser divididas de acordo com suas pisadas: pronada, supinada ou neutra. A pronação acontece quando, ao pisar, empurramos nossos pés para dentro. Ao contrário, a supinação implica um afundamento em direção à face externa do pé.

Esta análise é importante, porque define nossos movimentos mais acentuados no esporte. De fato, ambos os reflexos ocorrem no meio do impulso e isso ocorre quando saltamos ou corremos.

Sendo um fator determinante, os atletas profissionais escolhem seus calçados de acordo com sua inclinação. Há também pessoas com uma pisada neutra, na qual não há afundamento e o impulso é linear.

A contribuição do calçado esportivo

Um princípio básico dos calçados esportivos tem a ver com flexibilidade. É por isso que os materiais tendem a ter um certo nível de elasticidade. Isso, por sua vez, gera movimentos mais naturais, aerodinâmicos e confortáveis. A natureza desses sapatos não deve ser muito apertada nem muito frouxa.

Menina amarrando o sapato

Os calçados esportivos evitam lesões. Eles aderem da maneira correta a cada tipo de solo e protegem diversas áreas do pé. Por exemplo, no basquete, o uso de cano alto é muito comum. Isso porque neste esporte saltos no ar são frequentes.

O amortecimento também é um aspecto fundamental, porque facilita as quedas. Os calçados esportivos reduzem o impacto, tornam-o mais natural e também evitam lesões.

Prevenção de lesões

Embora no mundo dos esportes seja impossível escapar de ferimentos, os calçados esportivos diminuíram sua ocorrência. As entorses, tendinites e luxações têm muito a ver com o uso de calçados inadequados. Atletas hoje sofrem um menor risco dessas condições.

Por exemplo, o material implementado previne a proliferação do chamado pé de atleta, reduzindo o risco de aparecimento de fungos. O atrito e as bolhas são outro mal diminuído.

Ao longo dos anos, os materiais, designs e efeitos dos calçados esportivos são ainda melhores. Escolhê-los corretamente permite melhorias no desempenho físico e na saúde dos nossos pés e pernas.