Qual é a quantidade de cafeína que o nosso corpo tolera?

17 de julho de 2019
Existe uma quantidade a partir da qual a cafeína deixa de ser algo benéfico e se torna prejudicial. Se você costuma abusar do café ou de outras bebidas com cafeína, propomos uma série de alternativas para que você mude seus hábitos.

A cafeína é para muitas pessoas o que a gasolina é para os carros. Sem uma boa xícara de café, elas não acordam de manhã ou não são capazes de estudar ou dirigir. A cafeína tem a capacidade de nos estimular nos momentos em que estamos cansados, mas há um limite que o nosso corpo tolera.

Qual é a dose máxima de cafeína que o corpo tolera?

Todos nós sabemos que tomar uma xícara de café não é a mesma coisa que tomar quatro ou cinco xícaras. Na medida certa, o café é um aliado que nos ajuda a conseguir a concentração ou a energia necessária. Em excesso, ele causa, entre outros problemas, ansiedade ou insônia.

De acordo com vários estudos, não é recomendável exceder a dose de 500 mg de cafeína por dia. Alcançar tal quantidade de cafeína levaria a pessoa a sofrer efeitos colaterais danosos provocados pelo consumo dessa substância.

De qualquer forma, embora o máximo recomendado seja 500 mg, não é recomendável exceder 200 miligramas.

Pães com café com leite

Isso porque os efeitos colaterais já começam a aparecer a partir dessa quantidade. Além disso, é preciso levar em consideração que a cafeína também tem um componente viciante. Por isso, aquelas pessoas que ingerem 200 miligramas vão apresentar uma maior tendência a ingerir uma quantidade cada vez maior.

Dito de outra maneira: não é aconselhável tomar mais que 3 xícaras de café por dia. Se você tem o costume de consumir mais do que o recomendado, deve tomar café descafeinado. Para você ter uma ideia da quantidade de cafeína que contêm diferentes bebidas, a seguir nós vamos mostrar alguns dados:

  • Café. 90 mg a cada 180 ml
  • Café descafeínado. 2mg a cada 180ml
  • Coca-Cola. 44 mg por lata de 330 ml

Efeitos da cafeína no corpo

Um consumo moderado de cafeína tem efeitos positivos no organismo. Mas o consumo em excesso pode ser muito prejudicial e vai muito além de uma noite de insônia. A seguir, nós vamos contar quais são os efeitos da cafeína no corpo.

  • Acelera o metabolismo. Vários estudos têm comprovado que a cafeína aumenta o metabolismo por volta de 15%. É por isso que as pessoas com obesidade ou excesso de peso que querem perder peso conseguem emagrecer mais rapidamente se incluírem no seu dia uma ou duas xícaras de café.
  • Favorece a concentração. Uma xícara de café nos torna mais ativos. Tomar uma xícara quando estamos cansados ​​ou com sono é fundamental para se sentir ativo. De qualquer forma, é importante manter as horas de sono e descansar por mais ou menos 8 horas por dia.
Qual é a quantidade de cafeína que o nosso corpo tolera?

Até agora tudo parece perfeito e a cafeína um nutriente ideal. Se aumentarmos a dose de cafeína além do que o corpo tolera, no entanto, os efeitos deixam de ser tão positivos e dão origem a estes outros:

  • Aumenta a pressão cardíaca. Um excesso de café causa efeitos negativos para o coração. Os batimentos do coração se aceleram e a pressão de veias e artérias aumenta a níveis realmente perigosos.
  • Causa dor de cabeça. Mesmo que uma xícara de café possa aliviar dores de cabeça,o  excesso de café produz os efeitos contrários. Depois de consumir várias xícaras de café podemos ter dores de cabeça irritantes que nos fazem lamentar a ingestão de café.

Alternativas à cafeína

Se depois de ler todos os efeitos que um consumo excessivo de cafeína pode causar no corpo você se deu conta que precisa mudar seus hábitos, a seguir vamos sugerir várias alternativas.

Xícara de chá tem cafeína?

Você pode continuar consumindo café, já que, como visto acima, uma quantidade adequada é benéfica para o corpo. O ideal é que você alterne esse consumo com as bebidas que propomos a seguir.

  • Café descafeinado. Seu sabor é o mesmo do café, com a diferença de que não inclui cafeína. Por isso, é o substituto perfeito.
  • Chá. Você pode tomar tanto frio quanto quente, ou misturado com leite. Há muitos tipos de chá cheios de benefícios. Nós encorajamos você a incluí-los no seu dia a dia.
  • Suco. É uma das bebidas mais saudáveis ​​e aqui deixamos várias receitas para que você experimente diferentes combinações.