Principais razões para ir para a academia

· 21 de maio de 2019
Exercício é sinônimo de saúde. Além disso, ele pode ser realizado em diferentes espaços e de formas muito diferentes. As pessoas vão à academia para cuidar da saúde e ter qualidade de vida. Outros fatores incluem a socialização e até mesmo a diversão.

Atividade física e esportes são dois conceitos que andam de mãos dadas. Além disso, estão também relacionados com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Então, neste artigo, vamos mostrar quais as principais razões para ir a academia.

Afinal, a motivação para se exercitar é um aspecto importante da prática esportiva, e que muitas vezes é subestimado.

Muitas vezes, as atividades esportivas estão diretamente relacionadas com os locais físicos onde são realizadas. Afinal, muitas atividades físicas necessitam de espaços e equipamentos específicos para ocorrerem.

Sendo assim, esses lugares se tornam sinônimos, com algumas exceções e variações, de levantar pesos em máquinas complexas.

Entretanto, para além dos motivos pessoais, ir para a academia deve ser percebido como um investimento não só de dinheiro, mas também de tempo e esforço. Por isso, neste artigo, vamos explorar as principais razões pelas quais as pessoas vão ou tentar ir para ir a academia.

Razões para ir para a academia

1. Diversão

Para atingir objetivos específicos, o primeiro passo é visualizar onde você quer chegar. Divertir-se e relaxar são duas razões completamente legítimas para ir a academia. Portanto, ter isso em mente torna os exercícios não só divertidos, mas também estimulantes.

2. Para ficar bem

Poucas pessoas admitem, mas a razão principal para ir para a academia ou fazer qualquer atividade física é melhorar a aparência física.

Razões para ir a academia: companheirismo.

Afinal, muitos homens sonham em atrair olhares na praia no verão. Por sua vez, o mesmo ocorre com muitas mulheres, que querem esculpir seus corpos.

O abdômen tanquinho não é o único objeto de desejo para essas pessoas. Afinal, glúteos, pernas, panturrilhas, bíceps, tríceps, costas, ombros e peito bem torneados são um desejo usual. Ou seja, quase todo mundo anseia pelo corpo perfeito, seja lá qual for a definição pessoal para isso.

Para atingir esses objetivos, além de deixar o sedentarismo e suar na academia, você também deve cuidar da alimentação. Do contrário, esse objetivo será apenas um sonho impossível. Sem uma boa alimentação, as horas suando na academia são inúteis.

3. Controle do estresse

Desintoxicação mental e relaxamento estão entre as razões mais importantes para você ir para a academia. Afinal, afastar-se da rotina diária do trabalho e do lar por meio de exercícios melhora o humor e traz uma sensação de alegria.

Com o exercício, o corpo libera toxinas e secreta hormônios responsáveis por estados emocionais agradáveis. No longo prazo, isso tem uma grande influência positiva sobre a saúde mental.

Por outro lado, há pessoas que ficam facilmente frustradas ao realizarem exercícios. Infelizmente, nesse grupo estão aqueles que rapidamente começam a pensar que só estão perdendo tempo e dinheiro.

Às vezes, alguns buscam sentir dor física e muscular com o exercício. No entanto, este é um extremo que deve ser evitado. Além de causar angústia, a única coisa que pode ser alcançada dessa forma é uma lesão.

Portanto, é aconselhável que a pessoa procure aconselhamento de especialistas na área, por exemplo com educadores físicos. Isto permitirá evitar a fadiga desnecessária do corpo. Afinal, esse cansaço excessivo é uma das razões pelas quais é importante construir um plano de treinos personalizado.

4. Segurança

Um grande benefício de frequentar uma academia é a segurança que as instalações e as pessoas podem oferecer. Graças à atenção integral, à qualidade dos equipamentos e ao planejamento do espaço, é possível fazer exercícios com confiança e tranquilidade.

Mulher bebendo água na academia.

Em geral, esse ambiente permite criar uma comunidade de apoio entre os professores, os proprietários e os clientes. Assim, os vínculos afetivos geram um sentido de pertencimento que transcende às instalações da academia.

Dessa forma, é possível construir uma experiência semelhante ao espaço familiar. O exercício se torna, portanto, um compromisso agradável, divertido e gratificante.

5. Valorização pessoal

Uma pessoa que sente pertencendo a uma comunidade terá a sua autoestima aumentada. Dessa forma, a valorização pessoal e a autoestima são encorajadas. Ou seja, é bom estar em um grupo que te respeite e guie nos exercícios.

Finalmente, as melhorias na aparência física e na saúde geram uma sensação agradável. Em última análise, essa sensação anda de mãos dadas com a aceitação pessoal. A imagem do corpo está relacionada com o ser interior. Portanto, quanto mais o sujeito é semelhante ao seu ideal, maior é a sua autoestima.

  • Alejandra María Franco Jiménez; José Enver Ayala Zuluaga; Carlos Federico Ayala Zuluaga. 2011. La salud en los gimnasios: una mirada desde la satisfacción personal. http://www.scielo.org.co/pdf/hpsal/v16n1/v16n1a13.pdf