Dicas de exercícios e nutrição para facilitar o processo de luto

30 de setembro de 2019
O luto é um processo complicado, enfrentado pela maioria das pessoas em algum momento de suas vidas. Neste texto, vamos te ajudar a superá-lo através da ajuda dos exercícios e da nutrição.

O luto é um processo que praticamente todas as pessoas experimentam ao longo da vida. É comum nos sentirmos cansados, sem energia e invadidos pela tristeza após a perda de um ente querido. Para tornar esse processo menos pior, a seguir, vamos mostrar algumas dicas úteis sobre exercícios e nutrição.

A intensidade e a duração do luto dependem de muitos fatores. Alguns deles são a relação com a pessoa falecida, a causa da morte e a nossa maneira de lidar com essas situações.

É inevitável sentir falta daquelas pessoas que não estão mais conosco. No entanto, com o passar do tempo, conseguimos reconstruir a nossa vida sem elas. Nesse período, o exercício e a nutrição são essenciais para tornar as coisas menos difíceis.

4 dicas de exercícios e nutrição para a fase de luto

1. Caminhe durante uma hora por dia

A pior coisa que você pode fazer durante o processo de luto é ficar trancado em casa. É normal que você não sinta vontade de sair e conversar com as pessoas, mas é especialmente importante que você faça esse esforço. Caminhar vai te fazer bem, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Nossa recomendação é que você faça isso acompanhado. Dessa forma, ao mesmo tempo em que você se exercita, você também poderá conversar e se distrair.

Além disso, durante a atividade física, há a secreção de serotonina, uma substância que influencia o humor. É por isso que, depois de fazer exercícios, ficamos mais calmos e dormimos melhor.

2. Pratique esportes coletivos

Uma das melhores decisões que você pode tomar durante o processo de luto é a de começar a praticar algum tipo de esporte coletivo. O mais comum é fazermos exercícios individualmente: correr, frequentar a academia ou nadar são alguns dos exemplos mais comuns.

Por outro lado, durante esta fase, é importante buscar contato com outras pessoas. É um bom momento para conhecer pessoas novas, criar vínculos e, acima de tudo, para se distrair durante algumas horas. Além disso, por serem esportes coletivos, não haverá desculpas para não participar dos treinos ou das aulas.

nutrição para facilitar o processo de luto

Saber que existem pessoas que estão te esperando e que contam com você vai te deixar animado para praticar esportes e, assim, ocupar a sua mente com essa nova atividade.

Além disso, na maioria dos esportes coletivos formados por grupos amadores, é comum que, após a aula semanal, o grupo inteiro saia para tomar alguma coisa ou então tenha planos juntos.

Essas práticas serão benéficas para você porque, sem perceber, você estará se desconectando, criando novos vínculos e apreciando a companhia de outras pessoas. A combinação de esporte e contato social será perfeita para te ajudar a superar esse momento complicado.

Você gosta de algum esporte coletivo? Em qual esporte você era bom quando estava na escola? Os seus amigos praticam esportes? Talvez seja a hora de colocar a roupa de treino e começar a mover o corpo para libertar o seu corpo e a sua mente.

3. A importância de uma nutrição adequada

Uma das características do processo de luto é a falta de energia. É comum não sentir vontade de fazer nada, não querer sair de casa nem fazer as tarefas mais comuns. Da mesma forma, também é comum que a falta de apetite apareça juntamente com a falta de vontade de ir ao supermercado ou de cozinhar.

Essa situação que estamos descrevendo pode se tornar um círculo vicioso verdadeiramente perigoso. A má alimentação aumenta ainda mais a falta de energia. Como consequência, temos pouca vitalidade e uma maior sensação de desânimo.

É por isso que é essencial ter uma boa alimentação durante o processo de luto. Então, lembre-se de fazer cinco refeições ao dia, consumindo todos os tipos de nutrientes e se mantendo hidratado. Embora você possa não acreditar, a alimentação adequada é um dos melhores remédios e uma ótima maneira de prevenir doenças.

Dicas de exercícios e nutrição

4. Tome chás relaxantes

Os chás são um remédio natural durante o processo de luto. Isso ocorre porque eles têm efeitos diretos sobre o humor e promovem a calma. Alguns dos mais benéficos são o de erva de São João, o de tomilho e o de camomila.

Nos momentos em que você se sentir particularmente nervoso, inquieto ou deprimido, os chás são uma maneira natural de trazer a calma. A única coisa que você deve ter em mente é que, se você for tomá-los regularmente, é melhor usar adoçante ao invés de açúcar.

Em conclusão, as feridas emocionais certamente levam tempo para cicatrizar, e isso pode variar dependendo das circunstâncias mencionadas acima.

No entanto, exercício e nutrição são dois aspectos fundamentais que devem ser levados em consideração para que você possa passar por esse período da melhor maneira possível.

  • Castillo, L., Meza, E., Garcia, S., Torres, A., Sauri, S., & Martinez, B. (2008). El proceso del duelo. Un mecanismo humano para el manejo de las pérdidas emocionales. Revista de Especilidades Médico- Quirúrgicas. https://doi.org/10.1007/978-3-642-38797-5