Saiba tudo sobre a cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um dos possíveis tratamentos para a obesidade mórbida, especialmente indicado para pacientes que não obtêm resultados com o tratamento dietético.
Saiba tudo sobre a cirurgia bariátrica

Última atualização: 28 fevereiro, 2020

A obesidade é uma doença crônica resultado da interação de fatores genéticos e ambientais. Devido a um desequilíbrio entre ingestão e gasto de energia, há um acúmulo digestivo de gordura corporal que determina uma série de comorbidades e patologias associadas. A cirurgia responsável pelo tratamento da obesidade é a cirurgia bariátrica.

Cirurgia bariátrica: o que é

A cirurgia bariátrica consiste em um conjunto de procedimentos cirúrgicos que são utilizados para alcançar a perda de peso do paciente obeso. Será utilizado quando o tratamento médico-dietético falhar.

Devemos ter em mente que as famosas lipoaspirações não se enquadram nesse tipo de cirurgia. A cirurgia bariátrica abrange técnicas de cirurgia do sistema digestivo e visa alcançar a perda de peso da maneira mais fisiológica possível.

Técnicas de cirurgia bariátrica

Para a concretização da intervenções, existem vários tipos de técnicas:

  • Restritiva: agem no nível do funcionamento do estômago produzindo uma restrição gástrica. Veremos, por exemplo, o balão intragástrico e a banda gástrica ajustável.
  • Disabsortivas: produz uma má absorção intestinal para que o paciente absorva menos nutrientes e perca peso. Como exemplo, veremos o desvio biliopancreático ou duodenal.
  • Técnicas mistas: junta-se os dois tipos de técnicas. O principal exemplo é o bypass gástrico

Técnicas restritivas

O mais conhecido é o balão intragástrico. Um balão é inserido endoscopicamente no estômago e inflado para reduzir a capacidade de enchimento do estômago e, assim, garantir que o paciente seja fique saciado mais rápido. No entanto, como deve ser removido em seis meses, pode ter um efeito rebote.

Outra técnica importante é a banda gástrica ajustável. Com essa técnica, a via laparoscópica é introduzida – uma pequena incisão é feita no abdômen e o procedimento é guiado com uma câmera de vídeo -, uma faixa de silicone  colocada ao redor do corpo do estômago no nível da curvatura menor para reduzir a sua capacidade.

Técnicas disabsortivas

Uma das mais importantes é o desvio biliopancreático. Consiste na realização de uma gastrectomia horizontal – seção parcial do estômago – para criar um reservatório que pode conter meio litro de líquido.

Da mesma forma, o duodeno é seccionado no nível pós-pilórico, e esse procedimento é associado a uma técnica conhecida como ‘Y de Roux’.

Finalmente, a alça intestinal é unida a uma porção terminal do intestino delgado, de modo que restam cerca de cinquenta centímetros para que os alimentos possam ser absorvidos – em uma pessoa normal, pode haver até seis metros.

Técnicas de cirurgia bariátrica

Outra técnica é o cruzamento duodenal, no qual uma gastrectomia é realizada – seção de uma porção do estômago. Ela é realizada verticalmente – em vez de horizontalmente, como no exemplo anterior. Nesse caso, um desvio biliopancreático é realizado como antes, mas no nível do intestino distal – mais próximo do intestino grosso.

Teremos cerca de 50 a 100 centímetros para que os alimentos sejam digeridos e absorvidos. É mais fisiológico que o anterior, no qual você apenas tenta diminuir a absorção.

Técnicas

Técnica mista

Nesse caso, uma das técnicas que demonstra maior rentabilidade é o baypass gástrico. Consiste em criar um pequeno reservatório no nível da curvatura menor anexada ao esôfago.

Dessa forma, a comida passa diretamente para o trânsito intestinal sem passar pelo estômago, que despeja seus sucos gástricos no intestino. Portanto, a digestão será feita no intestino delgado e o paciente ficará satisfeito com muito mais facilidade. 

Técnica mista

Conclusão

Essas técnicas cirúrgicas são muito úteis para obter uma perda de peso definitiva e fisiológica. Devemos ter em mente que elas apenas são realizadas em pessoas com obesidade mórbida quando o tratamento dietético e farmacológico já falhou.

Toda cirurgia traz uma série de riscos, mas, nesse caso, os benefícios superam os riscos, pois melhoram a qualidade de vida dessas pessoas e reduzem a incidência de doenças cardiovasculares, melhoram os níveis de colesterol, a pressão arterial e o controle da diabetes

Com este artigo, tentamos mostrar as principais técnicas de cirurgia bariátrica que podem ser realizadas.

Embora possa parecer um pouco complexo, devemos lembrar que esse é um conhecimento que o cirurgião digestivo deve ter, não nós. No entanto, é sempre bom estar devidamente informado se formos submetidos a uma operação para perder peso.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.