4 opções de esportes que ajudam a relaxar

31 de julho de 2019
Se você estiver tentando relaxar, existem alguns esportes que são excelentes para essa finalidade. No artigo a seguir, vamos mostrar alguns exemplos para que você possa escolher o que mais gosta.

Estar relaxado nem sempre é fácil quando a agenda está cheia de obrigações a serem cumpridas. No entanto, relaxar é essencial para a saúde, e é possível fazer isso através de atividades recreativas, como os esportes, por exemplo. Hoje vamos falar sobre alguns esportes que ajudam a relaxar. Escolha o seu favorito!

Certamente é possível que algumas pessoas estejam tão imersas nas suas obrigações que não consigam separar um tempo para si ou fazer algo apropriado para aliviar a tensão.

Como já mencionamos, o esporte é um dos melhores aliados para combater o estresse diário, embora você possa imaginar que nem todos os esportes são igualmente eficazes para ajudar a relaxar.

Para escolher um esporte que ajude a relaxar, é necessário escolher um que não seja uma nova fonte de ansiedade ou estresse. Portanto, é bom evitar os esportes que são muito competitivos ou que causam situações nas quais você se sinta desconfortável.

Da mesma forma, você deve escolher modalidades de resistência, tais como correr ou nadar, pois elas são ideais para se livrar do estresse. Não se esqueça de fazer uma sessão de alongamento antes e depois dos treinos para relaxar o corpo e, assim, eliminar as tensões musculares ou articulares.

Quais são os esportes que ajudam a relaxar?

A seguir, preparamos uma lista completa de esportes que ajudam a relaxar. Tome nota!

1. Hidroginástica

O primeiro esporte da nossa lista é a hidroginástica. De fato, é um dos esportes mais adequados, já que a resistência proporcionada pela água, bem como os movimentos utilizados, demandam um trabalho físico intenso, tanto cardiovascular quanto muscular.

Hidroginástica

Não se esqueça de que a água permite que os músculos relaxem e, ao mesmo tempo, que a tensão seja liberada. Por esse motivo, a hidroginástica é especialmente adequada para as pessoas que sofrem de estresse e estão em busca de um relaxamento absoluto.

2. Ciclismo

O ciclismo é uma das formas mais relaxantes e divertidas de se exercitar. Se você está pensando em começar, recomendamos que você comece devagar e vá aumentando a velocidade e a distância percorrida gradualmente.

A melhor parte de andar de bicicleta é que você pode desafiar os seus limites tanto quanto quiser. Por exemplo, você pode encontrar ladeiras para subir e descer, ou então simplesmente pedalar por uma superfície plana.

O ciclismo é uma das formas mais relaxantes e divertidas de se exercitar

De qualquer forma, o ciclismo é uma das melhores maneiras de limpar a mente e fazer um pouco de exercício ao mesmo tempo. É altamente recomendável que pessoas de todos os perfis se animem a andar de bicicleta para aproveitar as suas inúmeras virtudes.

3. Corrida

Correr pode ser a melhor forma de deixar as preocupações para trás e de encontrar relaxamento para o corpo e a mente. O melhor de tudo é que você só precisa de um par de tênis e de motivação.

De fato, a corrida é uma atividade especialmente saudável se for realizada em áreas que estejam longe do estresse da cidade, pois permite que você encontre uma relação com o seu corpo muito semelhante àquela alcançada com a meditação.

Você verá como, conforme o seu condicionamento físico melhorar, a distância percorrida e as estatísticas das suas corridas também vão melhorar!

A corrida é uma atividade especialmente saudável

4. Natação

Finalmente, um dos esportes que mais ajudam a relaxar: a natação. Existem diferentes maneiras de nadar, algumas para fazer exercício e outras para relaxar. Recomendamos que você tente movimentos de natação variados, para exercitar os diferentes músculos do seu corpo.

Na verdade, você não precisa se esforçar muito para fazer um bom treino ao estar na piscina. Embora talvez você não se sinta tão cansado porque a água é refrescante, permanecer ativo em uma piscina é uma ótima fonte de exercício devido à resistência da água.

Permanecer ativo em uma piscina é uma ótima fonte de exercício

Em resumo, os exemplos incluídos nessa lista são apenas alguns dos esportes mais comuns que as pessoas praticam para se manter em forma e relaxar. Mas temos certeza de que praticar os esportes adequados e participar da atividade física correta pode te ajudar a se sentir muito melhor.

Então, o que você está esperando para experimentá-los e, assim, esquecer os problemas por um tempo?

  • Andaluza de, R., & Andaluza de Medicina del Deporte. Centro Andaluz de Medicina del Deporte. Volumen, R. C. (2014). Medicina del Deporte. Rev Andal Med Deporte. Rev Andal Med Deporte77(11), 33–4333. https://doi.org/10.1128/IAI.00204-06
  • Ramírez, W., Vinaccia, S., & Gustavo, R. S. (2004). El impacto de la actividad física y el deporte sobre la salud, la cognición, la socialización y el rendimiento académico: Una revisión teórica. Revista de Estudios Sociales, (18), 67–75. https://doi.org/10.7440/res18.2004.06