4 exercícios compatíveis com a gestação

13 de julho de 2019
O esporte e a gravidez são uma combinação perfeita. A única coisa que você deve ter em mente é que nem todos os esportes são recomendados para esses meses tão especiais na vida de uma mulher.

Muitas mulheres acreditam que durante a gravidez devem ficar o mais tranquilas possível. É por isso que evitam realizar movimentos bruscos e não se mostram muito ativas. No entanto, não há motivo para abandonar a prática de exercícios na gestação.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, a seguir explicamos quais são os exercícios compatíveis com esse momento.

Se a gravidez se desenvolve sem nenhum problema, parar com a atividade física é um grande erro, porque provocará um aumento considerável de peso. É claro que isso também não significa que uma mulher grávida possa praticar qualquer tipo de esporte, pois alguns são realmente perigosos.

Caso tenha a aprovação de seu médico, escolha o exercício que você mais gosta e comece a praticá-lo durante os nove meses de gestação.

Lembre-se de que o exercício é uma boa maneira de manter o peso adequado e sentir-se ativa. Estar grávida é nenhum tipo de impedimento para realizar a maior parte das atividades físicas!

Fique atenta às prescrições médicas

Antes de começar a analisar quais são os exercícios apropriados para a gestação é importante esclarecer algo: abordaremos exercícios para as grávidas que não apresentam nenhum problema de saúde durante os meses de gestação. Nestes casos, o exercício é muito benéfico e altamente recomendado.

Por outro lado, algumas grávidas, seja pela sua própria saúde ou pela do bebê, não devem realizar exercícios. Os movimentos bruscos ou o fato de manter-se muito ativa podem causar danos. Portanto, é fundamental que você siga rigorosamente as instruções do seu médico para a correta evolução da gravidez.

4 alternativas de esportes compatíveis com a gravidez

4 alternativas de exercícios para a gestação

1. Caminhada

A caminhada é o primeiro dos exercícios compatíveis com a gravidez que vamos descrever aqui. É perfeito, pois permite que você se exercite no seu próprio ritmo ao mesmo tempo em que desfruta do ar livre. A única coisa que você deve ter em mente é que as rotas escolhidas devem ter uma distância média ou curta.

Além disso, você deve eliminar todo tipo de perigo que pode causar quedas ou escorregões. Para isso, procure rotas por caminhos e ruas seguras.

Você verá como depois de terminar a caminhada você se sentirá muito melhor. Seus joelhos e quadris ficarão mais leves e você se sentirá muito mais relaxada.

2. Natação

Se você costuma ir à piscina, certamente encontrou mulheres grávidas em mais de uma ocasião. É muito normal, já que a natação é um exemplo claro de exercício compatível com a gravidez.

Esta prática esportiva é recomendada especialmente durante a segunda metade da gravidez, pois é nessa fase que a mulher se sente mais pesada. Assim, ao flutuar pode continuar a realizar alguns exercícios com facilidade.

A natação é recomendada especialmente durante a segunda metade da gravidez

Além disso, como não sentirá seu próprio peso, suas pernas e seus tornozelos poderão descansar. Dessa forma, após passar um tempo nadando ou relaxando na água, é possível se sentir muito mais relaxada e leve. Sem dúvida são duas sensações que qualquer mulher grávida deseja.

3. Yoga

O Yoga pré-natal é uma variante do Yoga convencional e é específico para as mulheres grávidas. Consiste em diferentes aulas que eliminam os exercícios mais perigosos para este estágio e potencializam aqueles que beneficiam a saúde.

Muitas mulheres afirmam que praticar Yoga pré-natal melhora sua flexibilidade, diminui a dor nas costas e a sensação de náuseas.

Além disso, por se tratar de um esporte que se pratica em grupo, você poderá estar em contato com outras mulheres grávidas. É uma boa oportunidade para fazer novas amizades que certamente compartilham daqueles medos ou problemas de saúde que podem aparecer nesta etapa.

Yoga, um dos exercícios compatíveis com o período gravidez por excelência

A verdade é que se trata de uma das as melhores combinações: esporte, boa companhia e benefícios para o bebê e para a mãe. Certamente perto da sua residência existe um centro que proporciona esse tipo de aula. Informe-se e experimente!

4. Bicicleta estática

Em geral, os exercícios que devem ser evitados durante a gravidez são aqueles que forçam a área pélvica. Correr ou saltar são dois exemplos de práticas que não são recomendadas. Em vez disso, a bicicleta permite que você exercite as pernas mantendo fixa esta área delicada e sem realizar qualquer tipo de esforço.

A bicicleta estática é uma opção muito mais segura para as mulheres grávidas do que as bicicletas tradicionais. Sua grande vantagem é que elimina o risco de quedas e o exercício realizado é o mesmo. O único problema é que você não pode praticar ao ar livre, algo que é sempre benéfico. 

A bicicleta estática é uma opção muito mais segura para as mulheres grávidas do que as bicicletas tradicionais

Em suma, estas são quatro grandes alternativas de esportes compatíveis com a gravidez. Para concluir, é importante reiterar que é sempre necessário consultar um profissional para aprovar qualquer atividade física antes de começar a praticar.

  • Mata, F., Chulvi, L., Roig, J., Heredia, J. R., Isidro, F., Sillero, J. D. B., & Castillo, M. G. del. (2010). Prescripción del ejercicio físico durante el embarazo. Revista Andaluza Medicina Del Deporte. https://doi.org/10.1016/S1888-7546(14)70058-9