Atividades físicas recomendadas durante a gravidez

· 7 de fevereiro de 2019
A atividade física durante a gravidez, assim como em qualquer outro momento da vida, a menos que seja expressamente proibida por prescrição médica, é muito saudável. Saiba o porquê.

A gravidez é um belo estágio na vida de uma mulher. Por outro lado, ocorrem muitas mudanças nos seus corpos, que devem ser assimiladas para trazer um bebê ao mundo. Mas isso não é motivo para deixar o exercício de lado, pois há atividades físicas que podem ser feitas durante a gravidez sem problemas. Continue lendo!

Manter a atividade física na gravidez tem muitos benefícios que poucas pessoas conhecem, tais como reduzir a dor nas costas e aliviar o estresse, por exemplo. A questão é saber quais são os exercícios adequados para uma mulher grávida.

Gravidez e atividade física

Nem todos os corpos funcionam exatamente da mesma maneira e nem todas as gestações são iguais. Assim, algumas mulheres podem experimentar mudanças mais bruscas no seu organismo, enquanto outras podem ter mudanças mais leves.

Gravidez e atividade física

Para além das mudanças, fazer determinados exercícios pode ajudar a tornar a gravidez mais confortável. Além disso, também é uma forma de distração e ajuda a ter mais controle do corpo.

Se uma mulher já costumava praticar uma atividade física antes da gravidez, então ela deveria poder continuar a fazer a atividade sem problemas. É claro que, com o passar dos meses, talvez seja necessário reduzir a intensidade.

Todas as mulheres podem fazer atividades físicas durante a gravidez?

Pois bem, é altamente recomendável fazer atividades físicas durante a gravidez. No entanto, existem algumas condições nas quais devemos nos abster do exercício:

  • Mulheres asmáticas, diabéticas ou com problemas cardíacos.
  • Condição pulmonar enfraquecida.
  • Pré-eclâmpsia.
  • Risco de parto prematuro
  • Obesidade.

Independentemente de ter qualquer uma dessas condições, você deve consultar o seu médico para se certificar de que você possa se exercitar durante esses meses.

Tome precauções

Embora existam muitos exercícios que possam ser colocados em prática durante a gravidez,  é importante considerar diferentes aspectos que mudam ao treinar estando grávida:

  • Não se force: em condições normais, a exigência ao fazer exercício é bastante alta. Porém, por estar grávida, você deve ter calma e fazer os exercícios até onde você se sentir capaz.
  • Hidrate-se bem: é fundamental que você tenha cuidado com a hidratação antes, durante e após o exercício, visto que você deve tomar cuidado com as cãibras e a desidratação.
  • Não pule o aquecimento: isso é importante estando grávida ou não. Mas, estando grávida, é necessário aquecer os músculos muito bem para não correr o risco de sofrer com dores ou alguma lesão.

Atividades físicas durante a gravidez

Fazer exercício durante a gravidez vai permitir que você tenha mais confiança em si mesma, que você mantenha uma boa condição física e também vai criar um vínculo maior com o seu maior amor, que é a vida que você está carregando na sua barriga.

Entre as atividades físicas que você pode fazer durante a gravidez estão:

Exercícios na água

Os exercícios na água são perfeitos para as gestantes, já que o impacto é mínimo. Dessa forma, você pode fazer muitos movimentos sem medo de ter dores ou lesões. 

Exercícios na água

 Nadar, fazer exercícios aeróbicos ou andar dentro da água são exercícios divertidos que você pode fazer facilmente. Os exercícios na água são ideais para as mulheres que sofrem de dores nas costas ou nas pernas durante a gravidez.

Caminhar

Caminhar é o exercício mais comum durante a gravidez; melhora a circulação, reduz a retenção de líquidos e pode ser feito em qualquer lugar. Além disso, é um exercício que serve para limpar a mente e respirar ar fresco.

Dançar

A dança é uma alternativa divertida e simples de fazer. Seja zumba ou simplesmente se mover ao ritmo da música que você gosta, qualquer opção serve, desde que você não se pressione e possa aproveitar.

Além disso, foi comprovado que os bebês no útero podem ouvir os sons do lado de fora, por isso a música pode fazer bem ao seu desenvolvimento!

Bicicleta ergométrica

Andar de bicicleta é um exercício cardiovascular que é confortável, pois você pode manter um ritmo suave para não se cansar.

É importante que seja uma bicicleta ergométrica, porque à medida que a barriga for crescendo, será mais difícil manter o equilíbrio. E não queremos que você corra o risco de cair da sua bicicleta e se machucar. Por isso, é melhor se prevenir e usar uma bicicleta ergométrica.

É benéfico para o seu corpo e para uma gravidez saudável que, de vez em quando, você faça alguns exercícios; você pode variar e, assim, terá atividades diferentes para fazer.

Naturalmente, quanto mais próxima a data do parto, mais provável é que você só queira descansar; se esse for o caso, não se force a fazer coisas que o seu corpo não tenha vontade de fazer. Você em primeiro lugar!