Alguns esportes proibidos para mulheres grávidas

4 de fevereiro de 2020
Saiba quais são os exercícios proibidos para mulheres grávidas. Por várias razões, é essencial que você não os realize sob nenhuma circunstância se estiver ou achar que está esperando um filho.

Você sabia que existem alguns exercícios ou esportes que são proibidos para grávidas? Sim, a gravidez é uma fase em que as mulheres devem tomar cuidados especiais ao praticar esportes.

Você deve estar ciente de que o seu corpo está passando por um estágio com mudanças notáveis. Além disso, você deve proteger a pessoa que está se formando dentro de você. Portanto, existem vários esportes proibidos que as mulheres grávidas não devem praticar durante todos os nove meses de gravidez.

A seguir, explicaremos quais são esses esportes e as razões pelas quais a sua prática não é recomendada. Da mesma forma, analisaremos a relação entre a gravidez e o exercício.

Muitas mulheres têm dúvidas e não sabem muito bem se devem fazer esforços ou quais tipos de práticas são permitidas. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre essa maravilhosa fase da sua vida!

Gravidez e exercício

A gravidez é uma fase em que você tende a engordarÉ por isso que muitas mulheres querem se exercitar para permanecer em forma e manter a silhueta. No entanto, nem todos os exercícios são adequados, pois alguns esforços podem colocar em risco a condição do bebê.

A primeira coisa a se ter em mente é se a futura mamãe se exercitava antes da gravidez. Um corpo que já está acostumado ao esporte não é o mesmo que aquele acostumado a ser sedentário.

Se você estiver no primeiro grupo, saiba que pode continuar se exercitando. No entanto, será necessário parar de fazer certos tipos de esforços e modificar levemente alguns exercícios.

Por outro lado, se você normalmente levava uma vida sedentária, não é o melhor momento para começar a praticar exercícios de alta intensidade. Seu corpo não está preparado e pode sofrer problemas. Nesse caso, é melhor ser aconselhada por um especialista ao fazer exercícios leves, como caminhar.

Gravidez e exercício

Esportes proibidos para grávidas

Como dissemos antes, a gravidez e o exercício são totalmente compatíveis. Isso não significa que qualquer esporte possa ser praticado independentemente da sua intensidade. Para que você não tenha dúvidas, aqui explicaremos quais esportes você não deve praticar sob nenhuma circunstância:

Esportes de contato

É claro que a segurança do futuro bebê é essencial. É por isso que você não deve realizar nenhum exercício de contato no qual exista o risco de sofrer um golpe no abdômen. Um exemplo desse tipo de disciplina é o karatê ou judô.

Se você pratica um esporte de contato, deve parar de fazê-lo a partir do momento em que descobrir que está grávida. Você não poderá praticá-lo novamente até que esteja totalmente recuperada do parto.

É importante esclarecer que, sob nenhuma circunstância, isso pode ser feito com mais cuidado ou usando algum tipo de proteção. O feto pode ser prejudicado mesmo assim.

Esportes de aventura

Os esportes de aventura são uma maneira de liberar a tensão e ficar longe de todas as nossas preocupações. Para as pessoas que os executam, eles são como um tipo de droga, pois são realmente emocionantes e viciantes. Além disso, eles exigem o máximo do corpo e são um bom método para entrar em forma.

Porém, durante a gravidez, você deve parar de realizá-los. Isso ocorre porque os esportes de aventura sempre representam um risco para a pessoa que os realiza e, nesse caso, também para o bebê.

Escalada, salto em altura, canionismo ou qualquer outra prática semelhante deve ser totalmente banida do dia a dia de qualquer mulher grávida.

Caso envolva impacto pélvico, é um esporte proibido

A barriga e a região pélvica são as áreas mais delicadas durante os meses de gestação. É por isso que devemos evitar submetê-las a qualquer tipo de esforço. Qualquer exercício que envolva pular ou forçar essa área não é recomendado, pois pode prejudicar o feto e também a mãe.

Portanto, se você pratica esportes que envolvam impacto pélvico, deve consultar um profissional sobre como modificá-los. Se isso não for possível, você deve substituí-los por outros mais apropriados.

Caso envolva impacto pélvico, são esportes proibidos

Conclusão

O esporte é altamente recomendado durante a gravidez e não há motivo para parar de praticá-lo, a menos que o obstetra diga o contrário. A única coisa que você deve ter em mente é que você está em um estágio em que precisa tomar uma série de precauções para que você e o bebê fiquem em segurança.

  • Mata, F., Chulvi, L., Roig, J., Heredia, J. R., Isidro, F., Sillero, J. D. B., & Castillo, M. G. del. (2010). Prescripción del ejercício físico durante el embarazo. Revista Andaluza Medicina Del Deporte. https://doi.org/10.1016/S1888-7546(14)70058-9
  • Ferri Aguilar, E. (2011). Embarazo y deporte. Enfermería Integral.