Como fazer um treino em apenas 7 minutos?

Você sabia que 7 minutos são suficientes para fazer um bom treino? A seguir, vamos mostrar como isso pode ser possível. Tome nota e experimente você mesmo!
Como fazer um treino em apenas 7 minutos?

Última atualização: 05 dezembro, 2019

A falta de tempo é um dos problemas mais recorrentes para fazer um bom treinamento. Por esse motivo, queremos aproveitar este artigo para mostrar como fazer um treino em apenas 7 minutos. Descubra a seguir!

Embora possa parecer improvável, apenas 7 minutos são suficientes para fazer um treino completo. Você só precisa ter a visão clara de alguns conceitos para se beneficiar de um treino de curta duração.

De fato, este é um treino para exercitar o corpo inteiro que pode ser feito a qualquer momento e em qualquer lugar. Você só precisará de uma cadeira, uma parede e do seu próprio peso corporal.

O treino em apenas 7 minutos que propomos aqui é um tipo de treino intervalado de alta intensidade, que combina exercícios de resistência com exercícios aeróbicos. A ideia é fazer intervalos de meio minuto com exercícios desafiadores em rápida sucessão.

O que você ganha com isso? É simples: fazer com que o corpo realmente trabalhe duro para obter o máximo de resultados no menor tempo possível.

O treino em apenas 7 minutos, juntamente com uma dieta saudável, permite que você emagreça e melhore a sua forma. Justamente, uma das chaves é que este tipo de treino combina intervalos de alta intensidade com o treino de resistência, ambos excelentes para queimar gordura e emagrecer.

Exercícios para serem incluídos no treino de apenas 7 minutos

Os exercícios que você pode incluir no seu treino de apenas 7 minutos consistem em exercícios com o peso corporal, sem a necessidade de usar equipamentos. A seguir, vamos mostrar como você pode fazer exercícios em apenas 7 minutos, em qualquer lugar.

1. Pular corda e agachamentos

No primeiro minuto, vamos incluir pular corda e agachamentos, dois exercícios adequados para trabalhar as pernas e os glúteos que vão nos ajudar a aquecer o corpo. Lembre-se de que são 30 segundos para cada exercício.

Mulher fazendo agachamento em casa

2. Flexões de braços e abdominais

Em seguida, propomos a inclusão das flexões de braços e abdominais no segundo minuto de treino. É verdade que esses são dois dos exercícios mais básicos e populares, mas, por outro lado, eles não poderiam deixar de estar na nossa lista!

um treino em apenas 7 minutos

3. Flexões de tríceps e burpees

A dificuldade aumenta progressivamente neste terceiro momento, principalmente com a inclusão das flexões de tríceps e dos burpees. Primeiramente, vamos focar no tríceps, enquanto que, com os burpees, faremos um exercício de corpo inteiro para exigir todos os músculos.

treino em apenas 7 minutos

4. Joelhos ao peito e polichinelos

Na mesma linha dos exercícios anteriores, outros exercícios que podemos fazer são os joelhos ao peito e os polichinelos. Ambos permitem melhorar o condicionamento físico e tonificar os músculos simultaneamente.

treino em apenas 7 minutos

5. Salto agachado e agachamento com salto

Continuamos a aumentar a carga com o salto agachado e o agachamento com salto, dois exercícios ideais para tonificar os glúteos e continuar queimando calorias, além de também exercitar as pernas.

fazer um treino em apenas 7 minutos

Imagem: laprensa.hn

6. Alpinista e flexões

Ambos os exercícios são muito completos e servirão para levar o corpo ao limite. Não se esqueça de que o treino está chegando à reta final, portanto não é hora de diminuir a intensidade.

Abdominal alpinista

7. Prancha e afundos

Durante o último minuto, você deve dedicar 60 segundos para fazer prancha e afundos, dois exercícios que servirão para encerrar a nossa sessão de 7 minutos.

Garota fazendo afundo na sala

As melhores dicas para treinar em apenas 7 minutos

Antes de terminar, sugerimos que você leve em consideração algumas dicas para um treino em apenas 7 minutos:

1. Faça com que cada minuto conte

A primeira das dicas é pensar que cada minuto conta, portanto, você deve dar o seu melhor durante os 7 minutos de treino. Devido à natureza das sessões propostas, elas devem ser intensas.

Leve em consideração o fato de que cada intervalo de 30 segundos deve focar em um grupo muscular. Dê o máximo de si! O treino é curto e o descanso já está chegando. Você verá como o seu nível de condicionamento físico vai melhorar gradualmente!

2. Treine regularmente

Treinar com frequência é o ideal se você está buscando resultados. Você não pode alcançar os seus objetivos rapidamente apenas com um treino de 7 minutos uma vez por semana.

Assim, é melhor treinar todos os dias ou em dias alternados, incluindo exercícios diferentes, que possam enriquecer a sua rotina de treinamento e te manter 100% motivado. Execute cada exercício durante 30 segundos, tempo suficiente para fazer entre 15 e 20 repetições.

Homem fazendo prancha em casa

3. A música é uma ótima aliada

Em terceiro e último lugar, não se esqueça de que a música é uma companhia perfeita para mover os músculos e dar o máximo no seu treino.

Sugerimos que você use um estilo de música do qual você goste e que faça você se esquecer das preocupações. Você verá como isso vai permitir que você aumente o nível de intensidade sem nem perceber!

Por fim, lembre-se de que este treino de apenas 7 minutos tem como objetivo fazer com que você não tenha mais desculpas para não praticar uma atividade física diariamente. Agora que você já conhece essa alternativa à falta de tempo, você já pode cumprir com a cota diária de exercícios. Comece hoje mesmo!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.