4 opções de exercícios para começar a treinar CrossFit em casa

· 12 de julho de 2018
O CrossFit é uma disciplina esportiva que está na moda. Por isso hoje vamos ensinar como podemos praticar a modalidade em casa e aproveitar seus benefícios mesmo se não pudermos ir para uma academia.

O CrossFit é uma disciplina que cada vez mais ganha praticantes em todo o mundo. Isso se deve a seus múltiplos benefícios e resultados. Se você quer fazer exercícios, mas não tem tempo para ir a aulas durante sua semana, uma boa opção é treinar CrossFit em casa.

Treinar CrossFit em casa: é possível?

Mesmo que achemos que o CrossFit deve ser feito sempre na academia e com um professor – sim, esse realmente é o ideal – também é verdade que podemos treinar  CrossFit em casa com alguns elementos que já temos ou outros que podemos comprar. No entanto, é claro que você precisa prestar muita atenção à técnica e aumentar o ritmo pouco a pouco, de acordo com a evolução da sua própria capacidade física.

Para começar, recomendamos que você olhe alguns vídeos na internet sobre como fazer os exercícios. Outra dica é fazer seu treino usando seu próprio peso. Não será um CrossFit com todas as letras, mas algo muito parecido. Essa atividade poderá lhe ajudar a começar antes da atividade um pouco mais forte ou nos dias que você não conseguir ir para o treino.

À medida que você for avançando no exercício, ou seja, se você treinar duas ou três vezes por semana durante pelo menos um mês, será possível incorporar alguns elementos típicos do treinamento funcional: pesos russos, barras, discos com peso, cordas, etc.

Mulher fazendo crossfit na academia com ketlebell

O melhor de tudo é que para treinar CrossFit em casa você não precisa nem de muito tempo livre. Vinte ou trinta minutos diários já serão o suficiente. Por que tanta eficácia? Porque você vai trabalhar todos os músculos e, além disso, fará exercícios de cardio, que melhoram a saúde do seu coração e dos pulmões e permitirão que você perca peso e também te ajudarão a queimar gorduras.

Como se isso tudo já não bastasse, o treinamento funcional é divertido e evita o típico tédio de sempre que é fazer os mesmo exercícios com pesos na academia. Coloque uma boa música e comece a treinar!

Treino de CrossFit para fazer em casa

A seguir, vamos lhe explicar alguns exercícios básicos dentro do CrossFit e que não requerem elementos especiais. No total, você fará cerca de meia hora de exercício diário com esse treino:

  1. Flexões de braço

Há dezenas de variações possíveis, mas você precisa ir com calma. Comece com a flexão básica, na qual você apoia as mãos no chão, estica o corpo e coloca as pontas dos pés no piso. O movimento será feito pelos cotovelos e ombros. Desça o corpo o máximo possível e recomece.

Quando você estiver acostumado com a técnica e consiga fazer 30 flexões sem problemas, passe ao nível seguinte: tire uma mão do chão ao descer, ou quando subir o corpo, solte as mãos e bata uma palma no ar.

  1. Agachamentos

Outro clássico no mundo fitness. É possível aumentar a dificuldade com o passar das semanas. Para começar, fique de pé com as pernas separadas na largura dos ombros. Mantenha sempre as costas retas e desça devagar o tronco, enquanto flexiona os joelhos.

Homem fazendo agachamento na academia

Muito simples? Tente dar um pulo quando estiver perto do chão para voltar à posição inicial. Ou pegar um peso ou disco com as mãos à frente do corpo para que a série fique mais difícil.

  1. Burpees

Os burpees são “o” exercício de excelência do Crossfit e, mesmo que sejam um pouco difíceis e cansem muito, são muito completos. Permitem trabalhar cardio e vários músculos ao mesmo tempo.

Para começar, fique em posição de flexão de braços e desça o tronco. Depois, leve os dois joelhos ao peito e levante, pulando. Desça novamente para fazer a próxima flexão e começar novamente.

  1. Prancha

Também conhecido como “abdominais isométricos”, é um dos exercícios mais eficazes para ter um abdômen tão reto que será invejado. Fique deitado de barriga para baixo, apoie os antebraços no chão e eleve o corpo, deixando no piso apenas a ponta dos pés para equilibrar o peso.

Mantenha as costas em paralelo ao piso durante um minuto. Descanse por 30 segundos e faça outra vez. Para “complicar”, você pode elevar a perna bem esticada, contar até 15 e trocar de lado.

Esses são apenas alguns dos exercícios para treinar CrossFit em casa. Você gostou da ideia? Então comece o quanto antes!