Você já conhece os benefícios do treinamento funcional suspenso?

· 27 de janeiro de 2019
O treinamento funcional suspenso permite trabalhar cada músculo graças ao peso do seu próprio corpo. Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre ele.

O treinamento funcional suspenso é diferente de qualquer outra técnica, o que permite encarar todas as sessões de uma maneira nova e divertida. Por isso, neste artigo, vamos analisar quais são os seus benefícios.

Devido à sua versatilidade, o treinamento funcional suspenso permite que você alcance qualquer objetivo desejado. Simplesmente mudando ligeiramente a posição do corpo, a carga nos músculos pode ser aumentada ou diminuída, o que significa que todas as pessoas podem usar esse método de treinamento.

Quais são os benefícios do treinamento funcional suspenso?

1.-Ajuda a definir os seus músculos

O primeiro dos benefícios do treinamento funcional suspenso é que ele requer que você se estabilize com os seus músculos abdominais, oblíquos e com a região lombar, para que assim você possa usar o seu próprio peso corporal como resistência.

Além disso, você deve saber que, durante os exercícios, você usa movimentos funcionais para te ajudar a melhorar o seu condicionamento físico geral. Levando em conta que os músculos trabalham ao mesmo tempo, isso proporciona um treinamento completo para todo o corpo.

Mulher fazendo treino com trx

2.-Treinamento de corpo inteiro

Em segundo lugar, o treinamento funcional suspenso é um treinamento de corpo inteiro rápido e eficiente. Ele utiliza o peso corporal e a gravidade como resistência para desenvolver força, equilíbrio, coordenação e flexibilidade. Assim, você pode aproveitar o seu peso corporal para fazer uma variedade infinita de exercícios.

E como você está trabalhando com uma ferramenta de treinamento, você pode ajustar seu peso em movimento, inclusive você pode até mesmo minimizar o tempo de treinamento, passando de um exercício para o outro em questão de segundos.

“A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, ou uma hora, ou um dia, ou um ano, mas finalmente ela acabará e alguma outra coisa tomará o seu lugar. Se eu paro, no entanto, ela dura para sempre”.

–Lance Armstrong–

3.-Melhora a coordenação

Quando você se exercita com um equipamento tradicional de treinamento de resistência, você deve saber que você geralmente está se movendo em uma amplitude de movimento predefinida, já que ele é projetado para apontar para um músculo principal isoladamente.

Por outro lado, ao fazer um treinamento suspenso, você deve ficar sabendo que todos os músculos do corpo agem juntos de forma coordenada para dessa forma produzir a força necessária para se mover.

Adicionalmente, o corpo está agindo da maneira que foi projetado, para trabalhar todos os músculos ao mesmo tempo. Além disso, como todos os seus músculos estão envolvidos nos movimentos do treinamento suspenso, o equilíbrio e a coordenação são melhorados.

Mulher malhando peito com trx

4.-Beneficia todas as pessoas

Em quarto lugar, é preciso levar em consideração que o treinamento funcional suspenso beneficia pessoas de todos os níveis de condicionamento físico. Isso ocorre porque, devido à sua natureza suspensa, esse é um método de treinamento de impacto muito baixo; já que não há resistência que seu corpo tenha que neutralizar.

Isso significa que as articulações não sofrem muito estresse. Por sua vez, isso também significa um baixo risco de lesão; o que permite que você treine com a intensidade que quiser.

Um dos segredos é que ele permite ajustar a posição do corpo para aumentar ou diminuir a resistência, de tal forma que o usuário tem o controle sobre o quanto quer desafiar a si mesmo em cada exercício. Por esse motivo, o treinamento funcional suspenso é perfeito para pessoas de todos os níveis de condicionamento.

5.-Treinamento unilateral

Finalmente, você deve saber que o treinamento suspenso é unilateral. Isso é ótimo diante do fato de que muitas pessoas têm desequilíbrios musculares, com um lado do corpo mais forte que o outro.

Como não poderia deixar de ser, isso pode causar sérios problemas, incluindo lesões. As opções tradicionais de treinamento com pesos não são muito boas para corrigir esses desequilíbrios.

O treinamento suspenso facilita o trabalho isolado de um lado do corpo. Também é extremamente seguro fazer isso. Assim, ele permite que você se concentre totalmente em equilibrar a força e o desenvolvimento dos braços, pernas e ombros, de modo que o corpo possa funcionar de uma forma otimizada.

Em resumo, como você viu neste artigo, os benefícios do treinamento suspenso são inúmeros. Por isso, recomendamos que você inicie na prática deste tipo de treinamento e assim aproveite todas as suas vantagens para o corpo. O que você está esperando?