Dicas para retomar os treinos após um longo período de férias

· 25 de dezembro de 2018
Se você já esteve fora da academia por muito tempo, você deve saber que retomar a atividade sempre gera algumas dúvidas. Por isso, neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber para voltar a treinar com tranquilidade. Anote!

Voltar aos treinos na academia após um longo período de inatividade não é uma tarefa fácil. De qualquer maneira, para que você possa retornar à atividade da melhor maneira possível, preparamos neste artigo uma lista de dicas para retomar os seus treinos após um longo período de férias.

Não há nada melhor do que o exercício físico para se manter em forma e saudável. Então, retomar os seus treinos após um longo período de férias é a melhor opção.

Tenha em mente que esse tempo de férias e descanso físico e mental vai permitir que você volte a treinar com muito mais força e motivação, embora seja verdade que quanto mais tempo você ficar afastado, mais difícil vai ser retornar.

Então, se você esteve afastado da sua rotina de exercícios durante muito tempo e quiser recuperar a boa forma física, é possível cair na tentação de continuar de onde parou. No entanto, isso pode aumentar a sua ausência devido ao risco de lesão. Por isso, a seguir, vamos dar as melhores dicas para retomar os seu treinos.

As melhores dicas para retomar os seus treinos

1.-Faça um planejamento

A primeira das dicas para retomar os treinos após um longo período de férias é elaborar um planejamento. Isso significa que você não deve ficar frustrado se achar que o nível dos seus treinos não é o desejado.

O planejamento cuidadoso certamente pode ajudar a tornar o retorno mais fácil, mas uma boa estratégia de recuperação é essencial.

Planilha de treino sendo preenchida, do lado de halteres e uma corda

Não importa se você quer retomar os seus exercícios cardiovasculares ou então o nível alcançado nas salas de musculação, é necessário identificar um objetivo e trabalhar para alcançá-lo.

Mas se você tomar medidas para estabelecer um hábito de treinamento, como por exemplo programar os treinos no calendário e acompanhá-los com pequenas recompensas, você pode fazer com que o hábito de treinamento se mantenha.

Temos certeza de que em pouco tempo você vai alcançar esse objetivo e já estará pronto para superá-lo. Então, neste momento, será hora de estabelecer um novo objetivo. Porém, não se esqueça de que a paciência no começo é um fator chave!

2.-Comece devagar

Sem dúvida é fácil cair na armadilha de querer manter o nível no seu primeiro dia de retorno para recuperar o tempo perdido. Mas se isso provocar uma dor intensa, ou ainda pior, uma lesão, seus planos de treinamento não vão servir para nada.

Nesse sentido, é importante que você faça os primeiros treinos com calma. Se você estiver fazendo musculação, use pesos ligeiramente mais leves que o normal.

Caso você esteja correndo, então não corra por uma distância muito longa. Dessa forma, você vai se sentir pronto para retornar à sua rotina de treinos, dessa forma você vai recuperar progressivamente o tônus muscular.

3.-Mantenha um estilo de vida saudável

Para obter o máximo de benefícios dos seus treinos, você deve se certificar de comer de forma saudável, beber bastante água e dormir o suficiente.

Estes três conceitos são básicos se você quiser obter o máximo benefício do seu retorno aos treinos. Em geral, você vai se sentir melhor, seus treinos vão melhorar e você vai voltar à normalidade em pouco tempo.

Mulher comendo vários alimentos saudáveis

Assim como no treinamento, manter um estilo de vida saudável é algo que não pode ser alcançado de um dia para o outro, por isso recomendamos que você dê pequenos passos que te aproximem cada vez mais do seu objetivo de cuidar de si mesmo tanto antes quanto depois dos treinos.

4.-Conte com uma boa companhia

Finalmente, você deve saber que se exercitar com uma outra pessoa cria mais responsabilidade e, como resultado, isso vai te ajudar a voltar ao ritmo que você tinha antes das férias.

 Amigas malhando juntas

Além disso, isso também traz um importante apoio emocional. Por isso, este pode ser um bom momento para recrutar um amigo, o parceiro, um colega ou então qualquer outra pessoa que esteja interessada em fazer atividades físicas regularmente.

Dessa forma, você não vai querer deixá-los na mão e isso vai te dar um incentivo a mais para encarar esse primeiro treino depois de um período de inatividade.

Antes de terminar, lembramos que essas dicas são apenas alguns conceitos básicos que você deve levar em consideração para que o retorno seja o mais agradável possível.

Embora não seja fácil, esperamos que a nossa lista de dicas para retomar os seus treinos após um longo período de férias tenha parecido interessante para você e, dessa forma, sirva para planejar o seu retorno aos treinos de cardio ou às salas de musculação. Então, o que você está esperando para retomar a atividade?