5 razões pelas quais você não vê resultados na academia

· 10 de janeiro de 2019
Se você fica muito tempo treinando e, no entanto, dificilmente percebe mudanças e resultados na academia, algo pode estar faltando; descubra quais podem ser as razões a seguir

Se já faz algumas semanas – ou até mais – desde que você iniciou o treino, você provavelmente quer ver progressos. No entanto, os resultados na academia estão deixando a desejar. Por que isso ocorre? No artigo a seguir contaremos as principais razões.

Por que não vejo resultados na academia?

Esta pergunta é feita por mais pessoas do que você pensa. Isso ocorre por cometermos vários erros que não nos permitem progredir e que logo são os culpados por abandonarmos o exercício. Se você não vê resultados na academia, pode ser devido a um ou vários dos seguintes motivos:

1. Você para ao sentir desconfortos

Ninguém pode negar que treinar requer esforço, no entanto, quando paramos de fazer exercício apenas ao sentirmos um pouco de desconforto, não teremos resultados como esperamos.

É verdade que quando algo dói pode ser devido a alguma lesão, mas nos referimos a parar quando os músculos começam a trabalhar.

Tenha em mente que se a musculatura deve sofrer em uma medida adequada e isso é o que faz você ver os resultados na academia! Não pare quando achar difícil, empurre a barra um pouco mais e busque forças para terminar a série.

Mulher vestida com roupa de academia com dor na lombar

2. Você não segue um treino específico

Para algumas pessoas o treino na academia é entediante e por isso acabam abandonando a prática.

Embora seja verdade que devemos mudar os exercícios a cada quatro semanas para que os músculos não fiquem acostumados, também é verdade que, por algum motivo, um treinador ou professor indicou uma série específica de exercícios.

Além disso, você deve seguir um treino diferente de acordo com os seus objetivos. Ter o objetivo de perder peso não é o mesmo que querer tonificar os músculos do bíceps ou se recuperar de uma lesão. É fundamental, então, conversar com o treinador para ele te indicar um treino direcionado ao que você deseja alcançar.

3. Você é impaciente

Poderíamos dizer que este é um dos principais motivos pelos quais não vemos resultados na academia. Queremos tudo agora mesmo! E não podemos querer emagrecer 20 quilos em uma semana ou ter os músculos de um fisiculturista em um mês.

Talvez você não tenha dado tempo ao seu corpo para ele mostrar que pode mudar. Portanto, é sempre melhor definir metas menores do que uma que levará mais tempo. Desta forma, você estará sempre motivado e vendo resultados.

mulher fazendo agachamento com barra

4. Você levanta um peso inadequado

Não importa se você está levantando mais ou menos do que o necessário, em qualquer caso, essa pode ser a razão pela qual você não vê resultados na academia. Aqueles que colocam muita carga na barra ou nas máquinas podem sofrer lesões e, no caso de o peso ser menor, os músculos não estarão trabalhando adequadamente.

Muitas mulheres cometem o erro de não levantar muito peso, por medo de ‘ficarem com ombros muito grandes’ e, no caso dos homens, excedem nas cargas talvez para mostrar que são superiores ou porque acreditam que serão classificados como ‘fracos’ se não aumentam os pesos.

Cada um deve seguir sempre no seu próprio ritmo.

5. Você é sedentário o resto do tempo

De nada serve ir à uma aula na academia três vezes por semana ou cumprir um treino de levantamento de pesos todas as tardes se depois você fica muitas horas sentado, não caminha nem até a esquina nem faz outro tipo de esforço adicional (como por exemplo, levantar as sacolas de compras ou subir as escadas).

A vida ativa é fundamental para ver resultados na academia, porque as aulas ou os treinos são um complemento, não a solução mágica para todos os nossos problemas.

E, por último, não devemos deixar de lado a alimentação, que é muito importante para alcançar o que queremos, seja emagrecer, ganhar peso ou ter uma maior musculatura. Consulte um especialista para que ele te forneça uma dieta de acordo com o que você precisa.