Quanto tempo podemos deixar de treinar sem perder músculo

· 14 de janeiro de 2019
É uma dúvida muito comum quando tiramos umas férias ou precisamos ficar um tempo longe dos treinos por problemas de agenda ou lesões

Não podemos negar que o esporte é bom, especialmente quando vemos os resultados. O ruim é que, às vezes, nos tornamos tão obcecados que temos até medo de tirar férias, acreditando que vamos jogar fora tudo o que fizemos até agora e perder músculo.

É por isso que muitos se perguntam: quanto tempo posso ficar sem treinar e não perder massa muscular? Vamos ver juntos a resposta a seguir.

Os músculos fortes não existem sem os exercícios

É verdade que os músculos estão lá, mas quando deixamos de fazer exercício eles podem enfraquecer. Isso pode acontecer quando tiramos umas férias, ou porque inevitavelmente você sofreu uma lesão que te impossibilitou de continuar treinando.

Uma vez que tenhamos conseguido tonificar o nosso corpo e ter a aparência que sempre quisemos ter, nós melhoramos a nossa vida. Antes de tudo, você nunca mais vai querer deixar de treinar, nem quando você estiver planejando as suas férias.

Tente sempre fazer alguma coisa para se exercitar, isso só trará benefícios. Mas e se você tiver uma lesão? Não há nada que você possa fazer para manter os seus músculos em forma.

Menina correndo de biquíni para entrar no mar

É verdade que, se passamos um determinado tempo sem treinar, os músculos podem enfraquecer, mas há vários fatores que podem influenciar isso, são eles:

  • O tipo de treino que você realiza
  • O estado em que se encontravam os seus músculos antes de deixar de treinar
  • A sua idade

Quanto tempo você pode ficar sem treinar para não perder músculo

O exercício que você pratica é um dos fatores que mais influenciam na hora de perder músculo quando você para de treinar. Não é a mesma coisa fazer exercícios de resistência muscular e de força.

Se o que você faz é este último, vai demorar cerca de duas semanas para notar que o músculo começou a enfraquecer. Ao passo que, se seu treinamento está focado na resistência muscular, não começará a perder músculo até que passem dois meses.

É claro que nenhuma das duas opções quer dizer que após duas semanas ou após dois meses você ficará sem músculo algum. Estamos falando de quando se inicia a perda dos resultados.

Também é importante levar em conta que quando treinamos os músculos sofrem microrrupturas, que criam novas fibras musculares. Assim, mesmo que você tenha sofrido uma lesão e fique muito tempo parado, você poderá recuperá-los facilmente quando voltar a fazer exercício novamente.

Menina treinando bíceps com halter na academia

A idade também influencia. Por exemplo, entre duas pessoas com a mesma massa muscular e o mesmo tempo sem treinar, a que será afetada com mais rapidez será a mais jovem.

É preciso levar em conta que um metabolismo lento pode ser um fator determinante na hora de perder músculo, pois vão ser gastos menos calorias em repouso e elas se transformarão em gordura. Se o metabolismo for rápido, você pode assimilá-las com maior facilidade.

Não fique paranoico!

Se você quiser sair de férias, vá, mesmo que seja por um mês, você não vai notar uma grande perda. Além disso, você pode recuperar o que ganhou de novo com o treinamento.

Se, por outro lado, você tiver sofrido uma lesão, nós entendemos que você possa se sentir frustrado por não poder treinar, mas você conhece o ditado chinês “se você tem um problema e tem solução, aja ao invés de se preocupar, e se não tiver, para que você vai se preocupar?”.

Existem coisas que fogem do nosso controle, e sofrer uma lesão que não nos deixe treinar é uma delas.

Não se sinta frustrado, aproveite as suas férias e recupere-se da sua lesão. Não vai acontecer nada, porque mesmo que você não possa fazer nada por algumas semanas ou alguns meses, lembre-se que as fibras musculares continuam lá e voltarão a crescer de novo assim que você puder pôr as mãos na massa.