Os burpees estão na moda! Que exercício é esse e como fazer?

· 16 de julho de 2018
Os burpees são um pouco difíceis de executar, mas seus benefícios são realmente surpreendentes! Você logo notará as mudanças em seu corpo: conforme você pratica, ganhará mais resistência respiratória e os músculos de seus braços ficarão mais definidos.

Pode-se dizer que eles são “o exercício do momento”, já que é praticado em várias disciplinas. O exercício surgiu no treinamento CrossFit, mas hoje os burpees são usados ​​em várias aulas e treinos. Nós lhes contaremos tudo sobre eles a seguir!

O que são burpees?

Para falar dos burpees, primeiro temos que nos referir ao Exército dos Estados Unidos. É isso mesmo, já que o agora popular CrossFit nada mais é do que uma ‘adaptação’ de exercícios militares.

Este exercício de alta intensidade foi projetado na década de 1930 para os soldados aumentarem a resistência muscular e cardiovascular. E agora, os burpees são a estrela de várias rotinas, incluindo o HIIT.

Alunos de uma academia fazendo burpees

Apesar dos burpees exercitarem todos os músculos, alguns são mais trabalhados do que outros: tríceps, trapézios, deltóides, quadríceps e peitorais. É por isso que os burpees são tão exaustivas e ao mesmo tempo tão eficazes!

Além disso, como se não bastasse, este exercício também é cardio e ajuda você a perder peso e reduzir a gordura corporal. Isso ocorre porque o corpo usa uma boa quantidade de energia para sua realização e com isso queima muitas calorias! O corpo continuará trabalhando após a conclusão do treino, no que é conhecido como ‘afterburn’ ou após a queima, na tradução literal.

Além disso, graças a este exercício, você pode trabalhar sua coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Tantos músculos trabalhando ao mesmo tempo serão um desafio para sua mente e corpo.

Como fazer burpees?

Agora que você conhece todos os benefícios deste maravilhoso exercício, é hora de aprender a executá-lo corretamente. Preste muita atenção para não cometer erros e tirar, assim, o máximo proveito deles.

Para começar, levante-se com as pernas ligeiramente separadas. Abaixe o corpo fazendo uma espécie de agachamento e apoie as palmas das mãos no chão, em frente ao peito. Estique as pernas para trás com um salto e deixe as pontas dos seus pés como apoio no chão. Pule para voltar, dobrando os joelhos para tocar o peito.

Levante e estique o corpo e os braços com um salto. Isso é uma repetição. Acredite ou não há pessoas que fazem 100 por dia!

Homem fazendo burpees na praia

Se você nunca realizou esse exercício, comece pouco a pouco. Existem duas maneiras de contabilizar este exercício: pelo tempo ou por repetições. No primeiro caso, por exemplo, um minuto é estipulado para fazer o que você puder. No segundo, por exemplo, 10 repetições são estipuladas e você as faz independentemente do tempo que você levar.

É muito importante que ao fazer burpees a técnica seja a prioridade ao invés da velocidade. Tome seu tempo, mas faça bem. Esse é o melhor conselho que um treinador pode lhe dar. Desta forma, você aproveitará ao máximo o exercício e evitará dores e lesões.

Depois de ter praticado e se considerar um especialista em burpees, você pode adicionar dificuldade à execução. Por exemplo, ao fazer o salto final, traga os joelhos para o peito enquanto bate as mãos sobre a cabeça. Há também variáveis ​​nas flexões: com uma mão, com pesos, com aplausos, etc.

Tenha em mente que burpees podem ser feitos em qualquer lugar, seja na academia ou em casa, mas você deve ter muito cuidado com os movimentos para evitar lesões. Não é recomendado para pessoas com problemas articulares ou musculares, especialmente nos pulsos, joelhos ou nas costas.