O que é Crossfit, a tendência mundial em esportes

· 4 de janeiro de 2019
É uma das tendências mais populares no mundo dos esportes há um bom tempo devido aos seus benefícios a nível físico e mental em um curto período de tempo.

Você sabe o que é CrossFit? Há tantos benefícios desse tipo de treino que uma vez que você começa … É impossível parar! Para muitos é um exercício da moda, mas a verdade é que ele soma centenas de seguidores em todo o mundo devido à sua exigência e seu dinamismo.

CrossFit: otimiza o treinamento em menos tempo

Este esporte que surgiu nos Estados Unidos é baseado nos exercícios de treinamento dos militares desse país. O CrossFit deixou as fronteiras do seu país de origem no início do milênio, quando pessoas decidiram experimentar o que era e oferecê-lo em suas academias.

E foi um sucesso. Por essa razão, atualmente existem muitas academias especializadas nesta disciplina.

Mulher fazendo exercício com ketlebel

Inclusive em muitos parques públicos em cidades ao redor do mundo temos equipamentos básicos para treinar. Neste caso, recomenda-se ter a instrução de um professor certificado para evitar lesões ou dor.

O CrossFit é basicamente um conjunto de exercícios funcionais que variam o tempo todo e que são executados em alta intensidade. Isto significa que, para obter resultados, não é necessário passar duas horas no ginásio, mas 40 minutos no ‘tudo ou nada’.

Com esta famosa disciplina podemos melhorar várias habilidades físicas, como força, velocidade, potência, resistência, coordenação e equilíbrio. Tudo contra o relógio!

Ao contrário do que acontece nas academias, onde você trabalha seus músculos isoladamente, no CrossFit todos os músculos formam um conjunto e “atuam” ao mesmo tempo.

Se você é uma daquelas pessoas que não suportaram rotina, então o CrossFit é para você. Cada aula, supervisionada por um instrutor certificado, é diferente. O objetivo é realizar o maior número de repetições em menos tempo, mas sem descuidar da técnica.

O CrossFit é para mim?

Esta é uma das perguntas mais freqüentes em academias e ginásios onde este esporte é ensinado. Este treinamento funcional ou militar é para todos se respeitarmos as condições do corpo e escutarmos os sinais que ele nos dá para não nos lesionarmos.

Mulher fazendo exercício com uma caixa na academia

Como primeiro passo, temos que fazer uma análise de nossa saúde através de um check-up médico abrangente, que inclui exames de sangue, eletrocardiograma, teste de estresse e ecocardiograma.

Embora seja verdade que para entrar em um box (como é chamada a sala de treinamento de CrossFit) é necessário um atestado médico, às vezes isso é insuficiente.

A exigência é maior do que a de qualquer outra disciplina não profissional que possamos conhecer e muitas pessoas são “encorajadas” a praticá-la sem levar em conta as conseqüências.

O CrossFit é uma disciplina que se tornou moda, mas isso não significa que todos nós precisamos nos tornar marombeiros para praticá-lo. Você pode começar em um nível baixo e à medida que a resistência aumenta, passar para exercícios mais fortes.

Esta disciplina tem como benefício o trabalho de todos os grupos musculares ao mesmo tempo, a alta eficácia para perder peso e melhorias físicas em um curto espaço de tempo.

Além disso, como cada aula é diferente, evita o tédio e o abandono típico do exercício. Mas para praticá-lo você deve ser observado e controlado por um treinador autorizado.

Campeonato de CrossFit, algo para especialistas

Os jogos do CrossFit são uma competição que acontece desde 2007, na qual os atletas devem completar uma rotina conhecida apenas algumas horas antes do início do campeonato.

Mulher e homem fazendo exercícios de CrossFit

Entre os exercícios estão: o nado em águas agitadas, levantamento de pesos, arremesso de peso, saltos, habilidades com braços e pernas, etc. Envolve diversas modalidades de exercícios.

O campeonato mundial de CrossFit é dividido em categorias individuais (masculino e feminino), masters e equipes mistas.

Esses jogos são televisionados desde 2014 e até 200.000 atletas se inscrevem para participar deles. A sede é sempre a mesma: o StubHub Center, em Carson, Califórnia. Os vencedores tornam-se estrelas fitness e ícones da disciplina.