Exercícios com TRX para iniciantes: exercite-se com o peso do seu corpo

· 5 de julho de 2018
Não valorizar o TRX na hora de planejar seu treino significa se limitar e deixar de lado uma prática que traz inúmeros benefícios que dificilmente poderíamos obter de outro modo. Por isso, trazemos aqui alguns exercícios ideais para começar a usar esse método.

Novas opções de treino surgem o tempo todo, assim como aulas e ferramentas para se exercitar na academia, ou, se temos espaço suficiente, na nossa própria casa. Falaremos hoje sobre o TRX, além de oferecer um circuito completo de exercícios com TRX para iniciantes.

TRX é uma sigla para Total-body Resistance Exercise – Exercício de Resistência de Corpo Inteiro em português – e faz referência às famosas faixas que estão na moda e que nos permitem treinar usando nosso próprio peso.

Exercícios com TRX para iniciantes

Popularmente chamadas de ‘faixas para treinar’, já que TRX é seu nome comercial, elas nos permitem fazer uma infinidade de exercícios e movimentos. O melhor de tudo é que os treinos podem variar e podemos nos concentrar em uma área específica em cada sessão.

Caso você tenha começado agora no mundo fitness ou quer tentar algo diferente, recomendamos os seguintes exercícios com TRX para iniciantes. Através deles, você pode exercitar todo o seu corpo na mesma sessão:

1. Agachamentos

Para começar, um clássico de todos os treinos, amado e ao mesmo tempo odiado, mas conhecido por todos: os agachamentos. Mas a boa notícia é que com o TRX você pode corrigir a postura e conseguir movimentos mais equilibrados.

Mulher fazendo agachamento com TRX

É muito simples, você só tem que se colocar na frente das faixas, pegar ambas as alças com as mãos e descer lentamente o corpo enquanto dobra os joelhos. Depois de refinar a técnica, o próximo passo é procurar variáveis: com uma perna, com pulos, etc.

2. Rosca direta

Muitos dos exercícios com TRX para iniciantes (e até para especialistas) são semelhantes àqueles realizados na academia com pesos, apenas com um elemento diferente. Por exemplo, a rosca direta alta permite exercitar os braços, mas também as costas.

Para isso, fique na frente das faixas, puxe-as pelas extremidades e incline levemente o corpo (você deve ficar na diagonal em relação ao chão) esticando os braços. Em seguida, dobre os cotovelos com os punhos na direção do rosto e retorne à posição inicial.

3. Afundos

Outra opção para exercitar a parte inferior. O exercício começa assim como os exercícios anteriores, mas neste caso você terá que dar um passo para trás com a perna direita e apoiar a ponta do pé no chão, conforme a foto abaixo. Depois, ambos os joelhos são flexionados, e o direito deve chegar o mais próximo possível do chão.

Alunos fazendo afundos com TRX na academia

Para terminar, com a ajuda da faixa, você se levanta e dá um passo para trás com a perna esquerda para completar a repetição, repetindo para o outro lado a seguir.

4. Flexão de peito

Para executar este exercício, você deve ficar na frente da faixa e segurá-la com as duas mãos. Dê alguns passos para trás para ficar na diagonal em relação ao chão. Quanto mais paralelo ao chão você estiver, mais difícil será.

Estenda os braços à frente do peito, abra os cotovelos e flexione-os de modo que o torso chegue o mais próximo possível da altura das mãos. Para que você possa imaginar o exercício: é como fazer flexões de braço, mas no ar. Veja na foto abaixo!

Alunos fazendo flexão em aula com o TRX

5. Mountain climbers

Não é um exercício muito complicado se você entender como fazê-lo e se realizá-lo devagar no começo. Sem dúvidas, você pode incluí-lo na sua rotina de treinos com TRX mesmo sendo iniciante. Para começar, apoie os joelhos e as palmas das mãos no chão, a faixa deve estar atrás de você. Após isso, peça ajuda para alguém ou enganche sozinho os pés nas alças, de barriga para baixo.

Em seguida, levante o corpo, sustentando o peso com as mãos, para ficar no ar com as pernas esticadas. Flexione o joelho direito e leve-o até a altura do peito, depois faça o mesmo com a perna esquerda. O movimento das pernas deve ser oposto entre si: quando uma perna é flexionada, a outra é esticada, como se você estivesse subindo uma montanha (daí o nome do exercício).

6. Flexão de tríceps

Outro exercício com TRX para os braços. Em primeiro lugar, fique de frente para a faixa e segure as alças com ambas as mãos. Depois, estique os braços na frente do peito e incline levemente o tronco, mantendo a faixa tensionada.

Flexione lentamente os cotovelos enquanto você inclina o corpo para a frente. No final do movimento, a cabeça deve ficar entre as mãos e o tronco na diagonal em relação ao chão. Volte à posição original fazendo força com o braço.