Os melhores 4 treinos de Crossfit para iniciantes

8 de abril de 2019
Uma das coisas maravilhosas do Crossfit , além de dar resultados em pouco tempo, é que os treinos são variados; todo dia há um treino diferente, chamado de 'WOD' ou Workout Of The Day, que em português se refere ao 'treino do dia'.

O Crossfit é um tipo de treino elaborado por Greg Glassman; consiste na compilação dos melhores exercícios funcionais executados em alta intensidade. Trazemos 3 treinos de Crossfit para iniciantes para você!

Começar a fazer  Crossfit  é uma decisão que, sem dúvida, vai te beneficiar tanto fisicamente quanto mentalmente. No entanto, no início, ele pode parecer desafiador devido ao alto nível de exigência.

Antes de mergulhar em um treino elaborado, é recomendável que você comece com treinos leves que permitam que você se familiarize com o Crossfit, visto que os seus treinos geralmente são intensos e bastante desgastantes. Assim, aproveite o processo de aprendizado dos treinos de Crossfit para iniciantes:

1. Maratona de burpees

O burpee é um exercício que trabalha o corpo todo, e inclusive ele é tão bom que foi usado para treinar os soldados americanos na Segunda Guerra Mundial. Evidentemente, os burpees são exaustivos, porém têm grandes efeitos no abdômen, pernas, braços e na resistência. Além disso, eles também queimam gordura e melhoram a coordenação.

Maratona de burpees

Este treino de Crossfit para iniciantes pode ser feito de duas maneiras:

  1. Faça quantos burpees conseguir durante 8 minutos.
  2. Faça cinco séries de 12 burpees.

Escolha qualquer um dos dois, dependendo se você preferir fazer um exercício com um limite de tempo, ou se preferir dividir o número de burpees em séries. O mais importante, independentemente do que você escolher, é que você faça o exercício completo e corretamente.

2. Do 15 até o 1

No Crossfit, você vai encontrar variedade com o uso dos WOD, já que haverá exercícios em séries, contagens regressivas, por tempo, entre outros.

Este treino de Crossfit para iniciantes consiste em duas séries de contagem regressiva do 15 até o 1. Ou seja, você vai começar com 15 repetições do exercício, em seguida, 14, 13 e assim por diante até chegar a 1. Você vai fazer duas séries com os seguintes exercícios:

  • Agachamentos.
  • Polichinelos.
  • Agachamentos com salto.
  • Flexões.
  • Skipping.

3. Corrida e burpees

O Crossfit usa velocidade, intensidade e energia. Os treinos são carregados com uma vibração que vai te deixar com vontade de se esforçar muito mais na próxima vez.

Ao mesmo tempo, são treinos que esgotam todos os músculos do corpo. Então, se em algum momento você se cansar, faça uma pausa, mas não muito longa para que o corpo não se esfrie e para que você possa manter a continuidade do exercício.

Menina fazendo exercícios ao ar livre

Este treino de Crossfit para iniciantes vai te fazer suar como nenhum outro, mas também vai te ajudar a se acostumar com a velocidade dos exercícios nos treinos.

É muito simples, são cinco minutos de corrida e cinco minutos de burpees; até completar vinte minutos. Lembre-se de se manter bem hidratado antes, durante e depois do treino.

4. Agachamentos, prancha e flexões

Uma das características do Crossfit é que parte dos seus treinos trabalha apenas com o peso do seu próprio corpo. Este treino contém exercícios que provavelmente vão estar presentes em muitos treinos de Crossfit. Ele envolve 3 séries dos seguintes exercícios:

  • 25 agachamentos sumô.
  • 20 agachamentos com salto.
  • 30 segundos de prancha.
  • 20 flexões.

Aquecimento para treinos de Crossfit para iniciantes

Antes de começar qualquer um desses treinos de Crossfit para iniciantes, é importante que você faça um bom aquecimento. Isso com a finalidade de preparar o corpo para o treino e, assim, evitar lesões, cãibras, dores ou tensão muscular.

Aquecimento para um treino de Crossfit para iniciantes

Além disso, uma boa alimentação também é importante, pois como você deve ter notado, o Crossfit é bastante exigente. Então seu corpo precisa de alimentos que forneçam energia para cobrir a intensidade dos exercícios.

Começar a fazer Crossfit pode parecer um desafio muito grande, no entanto, com esses treinos para iniciantes, você vai poder começar com o pé direito.

É imperativo que você comece com treinos como esses, e não com um avançado; começar com um treino avançado, além de ser perigoso, pode aumentar seu risco de sofrer overtraining.

Então, se anime pois o Crossfit pode ser exatamente o que você precisa para reanimar os seus dias. E também para aproveitar todos os benefícios para a saúde, tais como o desenvolvimento muscular, melhor fluxo sanguíneo e diminuição do risco cardíaco.

E também será ótimo para sua mente, ajudando na superação de metas, na eliminação de períodos depressivos e na liberação de endorfinas. Vá treinar já!