Como ganhar massa muscular? 7 dicas importantes para ter resultados

· 7 de julho de 2018
Ganhar massa é um dos desejos de muitos dos frequentadores das academias, mas pode se tornar uma tarefa muito difícil se não seguirmos os conselhos a seguir

Ganhar massa muscular pode ser uma tarefa difícil e demandar muito esforço, mas, se nos dedicarmos, podemos  alcançar os nossos objetivos. Neste artigo, você vai descobrir como ganhar massa muscular e as chaves que farão você melhorar o “shape” de forma simples. Se você seguir as nossas dicas, irá conseguir praticar exercícios de forma progressiva e conseguirá resultados mais rápido.

1. Consuma mais proteínas

A primeira coisa que vamos falar é sobre do que os músculos são feitos. Se nós quisermos que eles cresçam, devemos oferecer-lhe o substrato apropriado para se desenvolverem. Cerca de três quartos do peso de um músculo é composto por água. O peso seco, sem água, é formado, praticamente, por proteínas.

Por essa razão, para ganhar massa muscular é importante que, além de nos mantermos corretamente hidratados, coloquemos uma quantidade contínua e suficiente de proteínas no corpo através da dieta. Podemos obtê-las tanto em alimentos de origem vegetal, como as leguminosas, frutas secas, derivados de soja, entre outros, ou através das carnes e do peixe.

2. Quando você pensa em como ganhar massa muscular, pensa só na proteína?

Proteína não faz milagre. Vamos dar um exemplo lógico. Se você consome mais energia do que o seu corpo precisa, ela é armazenada para ser utilizada em outro momento. É isso que te faz engordar. As proteínas e o ganho de massa muscular infelizmente têm uma relação inversa. Se você consumir mais proteínas do que seu corpo é capaz de absorver, elas não formarão mais músculos, elas serão eliminadas pela urina.

O nosso corpo renova, gradualmente, as proteínas que formam os músculos. No entanto, para suportar o seu exercício contínuo e o desgaste, o músculo cresce. Sendo assim, a base do ganho muscular é a aliança entre o exercício e o consumo de proteínas.

3. Regularidade

Mulher malhando costas na academia

Por este motivo, é importante não desistirmos. Qualquer mudança do nosso corpo requer um tempo de adaptação por parte do organismo. O nosso corpo não é bobo e se protege contra qualquer mudança no ambiente, mas com o tempo ele consegue se adaptar.

Isso não significa que, só porque você fez exercício um dia, você vai ganhar massa muscular. Mas a constante necessidade de lidar com esse exercício, faz com que o nosso corpo perceba que não é algo pontual, mas sim é a nova situação e que ele deve se adaptar para sobreviver.

Se só exercitarmos uma parte de nosso, essa região irá hipertrofiar. Isso demonstra que a relação do ganho de massa muscular e o exercício é completamente necessária. Por isso, não se iluda com suplementos que prometem muitos benefícios com o esforço mínimo.

4. Tome cuidado com as gorduras

As fontes alimentícias que contém mais proteína e de melhor qualidade são a carne e o peixe. Infelizmente, alguns desses produtos contém uma quantidade excessiva de gordura. Dessa forma, não é recomendável realizar um consumo exagerado.

É importante escolher produtos com uma quantidade elevada de proteínas, mas com uma quantidade mínima de matéria gordurosa. Por essa razão, os produtos como o bacon, devido à proporção elevada da gordura em relação ao índice de proteína, não são recomendáveis se quisermos alcançar o nosso objetivo de definição muscular.

5. Tome suplementos adequados só se você necessitar

Muitas pessoas pensam que não há como ganhar massa muscular sem suplementos. Mas o fato de consumir suplementos não significa que iremos ganhar mais massa.

Por mais que consumamos diferentes tipos, não significa que iremos desenvolver mais musculatura. É importante saber quais suplementos têm realmente comprovação científica de sua funcionalidade, e quando eles são contraindicados.

Se percebermos que a nossa dieta ou nossos gostos na hora de consumir alimentos não englobam o consumo de proteínas necessárias para cumprir as exigências do nosso corpo no processo de construção de massa muscular, tudo bem tomar suplementos. É nesse caso que pode ser necessário consumir proteínas de uma outra fonte que não seja através da alimentação natural.

Suplemento de proteína de morango com leite

Atualmente, o mercado possui uma ampla variedade de produtos para atletas cuja base são as proteínas. Mas devemos ter em mente que as proteínas produzem muita saciedade. Por isso, o seu consumo sem controle pode limitar o consumo de outros alimentos, que também são necessários, tais como frutas e legumes que nos trazem muitos nutrientes.

6. Peça ajuda a profissionais para fazer os exercícios corretamente

Às vezes quando queremos atingir um objetivo novo queremos começar com muita intensidade objetivando resultados rápidos. O problema em começar muito intensamente com um exercício é que isso pode gerar lesões. Praticar muito exercício, pôr em risco a nossa integridade física e levar uma vida mais sedentária do que antes até nos recuperarmos só irá atrasar os nossos objetivos.

7. Motivação, constância e paciência

Embora possa parecer muito complicado alcançar os nossos objetivos, o mais importante é manter a motivação. Isso é o que nos leva a praticar exercício ou a escolher uma opção de vida saudável. Se estiver perdendo a motivação, não desista! Agora você já sabe como ganhar massa muscular e com o tempo você vai chegar lá.