10 dicas para começar a fazer musculação

Quando começamos a fazer musculação, nem sempre temos consciência do perigo que corremos diante de uma execução incorreta. Ter uma boa técnica ao executar os exercícios é essencial para evitar qualquer tipo de lesão.
10 dicas para começar a fazer musculação

Última atualização: 19 outubro, 2019

Muitas vezes começar a fazer musculação pode ser um verdadeiro desafio. Essa prática traz grandes benefícios, mas, ao mesmo tempo, uma má execução pode causar dores ou lesões que podem nos tirar de campo. Por isso, no artigo de hoje vamos mostrar uma série de dicas para quem está começando nessa modalidade.

Quais são os benefícios da musculação?

Assim como mencionamos anteriormente, a musculação proporciona uma série de benefícios, tanto para a saúde física quanto para a saúde em geral. Por exemplo, alguns deles são os seguintes:

  • Melhora o sistema cardiovascular.
  • Tonifica os músculos envolvidos.
  • Acelera o metabolismo.
  • Ajuda a queimar gordura.
  • Reduz a pressão sanguínea e aumenta a densidade óssea – o que ajuda a prevenir a osteoporose, em muitos casos.
  • Evita a perda de massa muscular como consequência da idade.

Importância de uma técnica correta na musculação

Sem dúvida, são múltiplos os benefícios proporcionados pela musculação. No entanto, ao tentar alcançá-los, vamos obter resultados contraproducentes se não tivermos os meios e as orientações apropriadas.

As dúvidas que surgem ao iniciar a atividade estão relacionadas, em grande parte, à quantidade de peso a ser levantada, à postura corporal ou à frequência dos treinos.

Para responder a todas essas perguntas, a avaliação prévia de um bom profissional das ciências do esporte será essencial, uma vez que ele pode nos aconselhar e corrigir a nossa técnica. Tudo isso nos permitirá eliminar riscos para começar a fazer musculação da maneira mais segura possível, reduzindo assim as chances de sofrer uma lesão.

Homem fazendo musculação

Dicas para começar a fazer musculação

Antes de iniciar qualquer programa ou treino que envolva o levantamento de pesos, será importante seguir uma série de dicas práticas:

  • Comece com um bom aquecimento. Antes de começar a levantar pesos ou halteres, é essencial ativar os músculos que serão trabalhados na sessão. Essa é a chave para reduzir o risco de lesões. É interessante fazer movimentos para ativar as articulações principais e as partes do corpo mais importantes.
  • Importância da execução técnica. Aprender a técnica correta é fundamental. Para isso, em muitos casos, é fundamental ter a assessoria de um bom profissional. Se isso não for possível, podemos prestar atenção às figuras existentes em muitos dos aparelhos. A princípio, o ideal é praticar o gesto técnico sem peso e então aumentar a carga progressivamente.
  • Bom controle postural. Da mesma forma que ter uma boa técnica, também é essencial ter um bom controle motor e postural. Novamente, a escolha do peso adequado será muito importante, uma vez que qualquer movimento mal controlado pode ser contraproducente.
  • Respirar corretamente. Sempre devemos evitar a manobra de Valsalva, ou seja, prender a respiração enquanto levantamos peso. Ao contrário, devemos inspirar antes de executar o movimento e expirar durante o esforço máximo, ao levantar o peso.
  • Muita atenção com a escolha das cargas. Será conveniente nunca usar um peso que nos force a tomar impulso para nos levantar. Novamente, um bom controle postural desempenha um papel importante nesse aspecto.
Como começar a fazer musculação

E mais…

  • Comece com halteres. Se você está começando a fazer musculação, é aconselhável começar usando halteres em vez de barras ou aparelhos para levantar peso. Isso nos permitirá ganhar maior força muscular no início, o que facilitará o aumento progressivo da carga de trabalho.
  • A pressa é inimiga da perfeição. Será fundamental seguir uma progressão adequada do treinamento. Primeiramente, o mais importante é adquirir uma boa técnica para só posteriormente aumentar o peso, pouco a pouco. Ao fazer o treinamento gradualmente, você notará as mudanças físicas ocorrendo e não correrá riscos.
  • Boa hidratação em todos os momentos. Assim como em qualquer outra atividade, será essencial que você se mantenha bem hidratado durante todo o treinamento. Não devemos nos esquecer de que 75% do músculo é composto de água, por isso é fundamental cuidar desse aspecto, mesmo quando não estamos com sede.
  • Comece com séries de 15 a 20 repetições. Conforme mencionamos anteriormente, quando estamos começando a fazer musculação, a intensidade não deve ser alta.
  • Devemos começar com 3 dias de treino por semana. É necessário dar a devida importância ao tempo de descanso entre as sessões, pois os nossos músculos podem ficar consideravelmente sensíveis nos primeiros dias.

Conclusões

Conforme foi observado, começar a fazer musculação é algo possível para qualquer pessoa. No entanto, para evitar lesões e ter que abandonar a prática prematuramente, será importante seguir os conselhos descritos acima. Então, não fique mais esperando, levante-se e se transforme em um especialista em musculação!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Gunning, J.L., Callaghan, J.P. y MacGull, S.M. (2001). Spinal posture and prior loading history modulate compressive strength and type of failure in the spine: a biomechanical study using a porcine cervical spine model. Clinical Biomechanics, 16, 471-480.
  • Morán-Navarro, R.; Martínez-Cava, A.; Sánchez-Medina, L.; Mora-Rodríguez, R.; González-Badillo, J.; J. & Pallarés, J. G. (2019). Movement velocity as a measure of level of effort during resistance exercise.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.