Truques para tornar o exercício mais eficaz

Tantas coisas são ditas na Internet e em outras mídias sobre como melhorar o rendimento e aumentar a energia para praticar esportes que não sabemos no que acreditar. Hoje trazemos os melhores truques para tornar o exercício mais eficaz. Você tem papel e lápis?
Truques para tornar o exercício mais eficaz

Última atualização: 26 dezembro, 2018

É lógico que procuramos melhorar e aproveitar ao máximo o esforço que fazemos durante o exercício. Por isso, mostramos alguns truques para tornar o exercício mais eficaz que são muito úteis para alcançar resultados melhores.

Que truques para tornar o exercício mais eficaz são úteis?

Claro que essa questão é um pouco subjetiva. Dependendo dos resultados que você espera do exercício, tornar o exercício mais eficaz envolverá uma questão diferente para cada um. Mesmo assim, vamos nos concentrar no básico que normalmente se busca quando se pratica esportes: perder peso, queimar gordura e ganhar músculos.

Tome cafeína antes do exercício

A cafeína pode ser encontrada naturalmente no cacau, chá, café ou mate. Sendo um estimulante do sistema nervoso, permitirá que você esteja mais desperto e reduza a sonolência. Isso permitirá que a preguiça não chegue no momento de realizar exercício físico.

Mulher tomando café

Tomar café também cria um efeito excitante sobre as contrações musculares, de modo que o rendimento é melhorado, especialmente em exercícios de mais de uma hora. E como extra, é um incentivo incrível contra a fadiga.

Se você não bebe café ou outros alimentos ou bebidas que contenham cafeína, pode optar por obtê-la a partir de suplementos alimentares encontrados em lojas de esportes ou de ervas e plantas medicinais.

Mude para o óleo de coco

Há alguns anos, o óleo de coco adquiriu uma má reputação, mas ela não é justa. Atualmente, conhecemos todos os seus benefícios, incluindo os relacionados ao esporte. Um dos principais é que é um alimento que contém gorduras saudáveis, necessárias para o organismo.

Tome L-Carnitina antes de treinar

Se o seu objetivo principal é queimar gordura, a L-Carnitina é um suplemento ideal para alcançá-lo. Essa é uma substância que nosso corpo tem a capacidade de criar, mas às vezes podemos sofrer de escassez.

Tomar um suplemento nos ajudará a ter muito mais energia, além de transportar os ácidos graxos do nosso corpo para a mitocôndria, que é responsável por produzir a energia da célula a partir de nossa gordura corporal.

O exercício de cardio que você realiza antes de seu treinamento será aquele que inicia seus efeitos para depois continuar agindo enquanto pega pesos.

Shakes de proteína

Os shakes de proteína são tomadas após o treinamento, e são ideais para o corpo repor todos os nutrientes perdidos durante este processo. N unca devem ser consumidos ​​como substituição de uma refeição. Se você se sente saciado cerca de dez minutos depois de tomá-lo, pode esperar para se alimentar.

Uma combinação de L-Carnitina e shakes de proteína pode ajudá-lo a perder gordura, ganhar massa muscular e tonificar todo o seu corpo.

Alongue antes e depois

Tão importante como treinar é alongar. Os alongamentos não só ajudarão a evitar lesões, mas também prepararão o corpo para o que está por vir. Os resultados serão melhores se você dedicar alguns minutos ao alongamento, especialmente depois do treinamento.

Mulher alongando a perna no parque

Preste atenção na sua respiração

A respiração é fundamental ao se exercitar. Se realizada corretamente, o rendimento físico melhorará muito. Por quê? Porque quando seu corpo se enche de oxigênio, trabalha com mais eficiência e também obtém a energia necessária para continuar em movimento.

Você já anotou todos esses truques para tornar o exercício mais eficaz e assim você possa ver resultados mais cedo? Coloque-os em prática e nos diga como foi.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Cintineo HP, Arent MA, Antonio J, Arent SM. Effects of Protein Supplementation on Performance and Recovery in Resistance and Endurance Training. Front Nutr. 2018 Sep 11;5:83.
  • Graham TE. Caffeine and exercise: metabolism, endurance and performance. Sports Med. 2001;31(11):785-807.
  • Fielding R, Riede L, Lugo JP, Bellamine A. l-Carnitine Supplementation in Recovery after Exercise. Nutrients. 2018 Mar 13;10(3):349.
  • Koozehchian MS, Daneshfar A, Fallah E, Agha-Alinejad H, Samadi M, Kaviani M, Kaveh B M, Jung YP, Sablouei MH, Moradi N, Earnest CP, Chandler TJ, Kreider RB. Effects of nine weeks L-Carnitine supplementation on exercise performance, anaerobic power, and exercise-induced oxidative stress in resistance-trained males. J Exerc Nutrition Biochem. 2018 Dec 31;22(4):7-19.
  • Mertz KH, Reitelseder S, Bechshoeft R, Bulow J, Højfeldt G, Jensen M, Schacht SR, Lind MV, Rasmussen MA, Mikkelsen UR, Tetens I, Engelsen SB, Nielsen DS, Jespersen AP, Holm L. The effect of daily protein supplementation, with or without resistance training for 1 year, on muscle size, strength, and function in healthy older adults: A randomized controlled trial. Am J Clin Nutr. 2021 Apr 6;113(4):790-800.
  • Pickering C, Grgic J. Caffeine and Exercise: What Next? Sports Med. 2019 Jul;49(7):1007-1030.
  • Swarnamali H, Ranasinghe P, Hills AP, Jayawardena R. Coconut oil consumption and bodyweight reduction: a systematic review and meta-analysis. Minerva Endocrinol (Torino). 2021 Nov 17.
  • Vecchio M, Chiaramonte R, Testa G, Pavone V. Clinical Effects of L-Carnitine Supplementation on Physical Performance in Healthy Subjects, the Key to Success in Rehabilitation: A Systematic Review and Meta-Analysis from the Rehabilitation Point of View. J Funct Morphol Kinesiol. 2021 Nov 4;6(4):93.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.