Conheça as novas tendências fitness de 2019

8 de agosto de 2019
A cada ano, as atividades físicas mais procuradas mudam. Além disso, surgem novos recursos que podemos aproveitar. O que 2019 tem de melhor para nós?

2019 trouxe novas maneiras de emagrecer, suar, ficar em forma e liberar endorfinas com as melhores tendências fitness. Descubra-as neste artigo!

Novas tendências do mundo fitness sempre surgem e nos oferecem novas maneiras de ficar em forma. Várias novidades apareceram esse ano e você pode experimentar treinos que você nunca tinha visto antes!

As tendências fitness mais inovadoras

1. Treinar com o próprio peso

Certamente o bodyweight training é uma tendência desse ano graças aos seus resultados rápidos e ao desenvolvimento de força, resistência e flexibilidade que ele promove. Esse treinamento consiste em se exercitar usando apenas o próprio peso, sem qualquer tipo de equipamento.

De fato, você pode praticá-lo em qualquer lugar. Além disso, é bastante dinâmico devido à variedade de exercícios, velocidade e mudanças de ritmo. É conveniente que, para implementar essa modalidade, você não seja um iniciante no mundo fitness, já que os treinos geralmente são bastante exigentes.

As tendências fitness mais inovadoras

2. Tecnologia wearable

A tecnologia wearable é uma ótima aliada para melhorar a maneira de fazer exercícios. Além disso, alguns aplicativos fornecem treinos, lembretes e até mesmo programam os horários de exercícios.

Existem também dispositivos ou pulseiras que controlam a frequência cardíaca e os smartwatches, entre outras possibilidades de inovação do mundo fitness.

O mais surpreendente dessa tecnologia é que você pode escolher aquilo que for mais conveniente e confortável para você. Inclusive, se você tiver um smartphone, basta fazer o download dos aplicativos ou se inscrever em plataformas online e receber todo o conteúdo para se exercitar.

Tecnologia wearable

3. Programas para idosos

Os idosos não ficaram para trás em 2019. Se a ideia é se manter em forma, 2019 está com bastante opções voltadas para a população idosa. Podemos encontrar desde programas fitness de motivação mental até treinos que eles podem fazer sem colocar a sua saúde em risco.

Além disso, através desses programas, surge uma outra tendência, que é o fitness mental. Trata-se de encorajar e ensinar tudo o que se relaciona ao exercício e ao controle da mente para qualquer idade. Isso também evita doenças neurodegenerativas.

Programas para idosos

4. Pound fitness

O Pound fitness é um treino que está se expandindo. Trata-se de uma atividade alternativa onde são usadas duas baquetas ou ripsticks que são batidas ao ritmo da música, que geralmente é o rock.

Praticar o Pound fitness é excelente para manter um corpo incrível, pois queima calorias, tonifica e fortalece os músculos. Por outro lado, é uma maneira de fugir da rotina e usar outros gêneros musicais para treinar, o que, ao mesmo tempo, melhora o ouvido musical.

Pound fitness

5. Treinamento funcional

O treinamento funcional continuará em alta durante o ano. Ele consiste na realização de treinos planejados por um profissional com base no que você precisa. Ou seja, exercícios e treinos que se ajustam ao seu corpo, condição e estilo de vida.

Os treinos personalizados planejados por instrutores profissionais melhoram a funcionalidade do corpo, evitam lesões e ajudam a prevenir o desenvolvimento de diferentes doenças que podem ser causadas por um ritmo de vida acelerado e pouco saudável.

Treinamento funcional

6. Atividades de recuperação

A recuperação após uma lesão geralmente é um período no qual ficamos parados. Isso está mudando em 2019. Nesse sentido, destaca-se a criação de programas de exercícios voltados para atletas que estão se recuperando de lesões.

Esse projeto tem como objetivo fortalecer a ligação entre atletas, fisioterapeutas e treinadores esportivos. Assim, todos trabalham juntos para melhorar o período de reabilitação do atleta.

Atividades de recuperação

Podemos recorrer a faixas de fisioterapia para fortalecer a articulação.

7. Treinos curtos

Desde os primórdios do treinamento HIIT (High Intensity Interval Training), manter-se em forma nunca foi tão simples.

Agora, surgem também os treinos de alta intensidade com intervalos mais curtos, porém ainda mais exigentes. Sem dúvida, uma ótima saída para as pessoas muito ocupadas, que quase não têm espaço nas suas agendas para o exercício.

Treinos curtos

O treino HIIT.

8. Aplicativos e outros

Com certeza, os aplicativos móveis chegaram a outro nível devido aos grandes avanços que foram feitos na tecnologia e às mudanças que ocorreram no nosso estilo de vida.

Além disso, a vantagem dos aplicativos é que não há a necessidade de se deslocar até um local determinado ou de atender a horários que podem não se adequar às ocupações do dia.

De fato, existem até mesmo algumas academias e centros esportivos que optaram pelo streaming. Graças a essa ferramenta, seus usuários podem observar e realizar os treinos em qualquer lugar.

Aplicativos fitness e outros

Em suma, ser fitness é mais do que participar de uma corrente, é um estilo de vida. Sem dúvida, esse ano já trouxe muitas coisas boa e promete muito mais. Certamente experimentar as novas atividades e ferramentas que as tendências fitness trazem sempre é uma boa opção para se reinventar!