Seis razões para não deixar de treinar

22 de março de 2019
Você está com preguiça de treinar ou não está vendo nenhum resultado desde que começou? Saiba que tudo leva um tempo e que ter perseverança surtirá efeito. Além disso, são muitos os benefícios do esporte, e inclusive vão além dos estéticos.

O trabalho, o dinheiro, a vida amorosa ou familiar… As desculpas para abandonar a academia ou qualquer outra atividade física podem ser muitas. Entretanto, são maiores ainda as razões para não deixar de treinar.

Neste artigo, iremos descrever as principais, com a finalidade do te ajudar e te motivar para oferecer saúde ao seu organismo.

Por mais que gostemos de fazer exercício, sempre passamos aqueles momentos em que nos questionamos se devemos seguir ou não com a atividade. Com certeza esta situação já aconteceu com você: quem nunca preferiu ficar em casa assistindo uma série ou jogando videogame ao invés de ir a suar a camisa?

Logicamente, não há necessidade de apontar qual das duas opções será a melhor para o nosso corpo. Vale a pena ressaltar os porquês dessa afirmação.

Seis razões para não deixar de treinar

  1. Faz bem para a sua saúde

Todo treino, atividade física ou esporte irá fazer com que o seu corpo permaneça saudável e ativo. Em primeiro lugar, porque acelera o metabolismo e favorece a regulação do apetite e do sono. Dois elementos que são fundamentais para o funcionamento do organismo.

Além disso, treinar faz com que os músculos estejam sempre ativos, fortes e resistentes. Isto terá como resultado uma redução nas lesões musculares, assim como aquelas causadas por uma má postura corporal.

Fora isso, a saúde cardiovascular também melhora consideravelmente quando nós praticamos algum esporte. Ao exigir do nosso corpo, todos os componentes do sistema circulatório são forçados a trabalhar de maneira mais eficientemente para cumprir as nossas demandas.

Essa é a razão pela qual o exercício físico ajuda a diminuir a pressão arterial: ao se adaptar as grandes exigências com assiduidade, o coração conta mais recursos para funcionar melhor no dia a dia.

Amigas fazendo exercícios

  1. Trabalha a mente

Outra razão para não deixar de treinar tem a ver com a saúde mental. A atividade física nos permite manter um cérebro ágil, capaz de estar atento e reagir com eficácia diante de diferentes estímulos.

Além disso, é uma ótima maneira de relaxar. Ao treinar, as tensões são liberadas. Consequentemente, quando o cérebro se foca em uma tarefa durante o treino, o seu rendimento melhora notavelmente.

  1. Melhora o humor

Você notou como você se sente bem depois de ter exigido do seu corpo durante o treinamento? Essa sensação nada mais é do que a liberação de endorfina, que é nada menos do que o hormônio do bem-estar.

É esse hormônio que produz sensações positivas, um estado do conforto para o nosso corpo. Ela é produzida durante o exercício.

Além disso, também tem muito a ver com o psicológico. Após fazer algum exercício, você sente que já cumpriu o seu dever de cuidar do seu corpo. Para essa razão, você sente mais livre para apreciar o resto do seu dia.

  1. O que você faria nesse tempo?

Suponhamos que, apesar da inconveniência do assunto, você decide parar de treinar:  o que você faria nesse tempo?  Vale à pena colocar em jogo o seu bem-estar físico e mental por uma hora a mais de ócio todos os dias?  As horas extras no trabalho valem mais do que a sua saúde?

Caso você faça uma atividade que te deixe muito feliz e que substitua o treino (com ensaiar com uma banda, por exemplo), o ideal seria dividir o seu tempo para poder fazer ambas as coisas.

Não se trata de um simples momento de diversão: a atividade física é muito mais que isso. Muitas das razões para não deixar de treinar estão ligadas aos benefícios diretos e comprovados cientificamente para o corpo e a mente.

  1. Oferece benefícios estéticos

A equação é simples: quando nos movimentamos, nós queimamos gorduras e calorias. O resultado, então, será a perda de peso e um corpo mais esbelto. A melhor opção para conseguir alcançar esses benefícios são através da prática de exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou dançar.

De fato, se nós treinarmos em uma academia e trabalharmos com peso, o processo de hipertrofia, combinado com o treinamento aeróbico, ajudará a substituir a gordura por massa magra em pouco tempo.

Mulher fazendo abdominais

  1. Outras vantagens

Além dos benefícios já mencionados, podemos incluir outros efeitos positivos do esporte na saúde. Por exemplo, que fazer atividade física reduz os níveis de colesterol no sangue.

Não podemos nos esquecer que treinar fará com que rendamos melhor na hora de praticarmos um esporte. Você irá notar melhoras nas habilidades, como a coordenação, velocidade, força e resistência.

Finalmente, se a sua razão para deixar de praticar exercício for a fadiga, parar de fazer exercícios não vai adiantar nada. Além de melhorar a autoestima, pôr o corpo para trabalhar faz com que ele se mantenha ativo e que tenhamos mais energia por meio do envio de oxigênio e de nutrientes aos tecidos dos músculos.

Também é importante permanecer longe de hábitos nocivos, como fumar ou ingerir bebidas com álcool.

Portanto, como você pôde ver, as razões para não deixar de treinar são muitas e muito válidas. A esta altura, com certeza essa ideia remota de jogar tanto trabalho para o alto terá deixado a sua mente.  O seu corpo e a sua mente agradecerão enormemente!