O powerwalking e a dieta que devemos seguir ao praticar

Embora a base do powerwalking seja caminhar, esse exercício implica muito mais do que isso, e para ser realmente eficaz e saudável você tem que atender a certas condições específicas; alongamento, ritmo, postura corporal e respiração são alguns aspectos que devem ser considerados ao praticar o powerwalking.
O powerwalking e a dieta que devemos seguir ao praticar

Última atualização: 21 janeiro, 2019

O Powerwalking é um esporte que está na moda e que conquista cada dia mais seguidores. Parente próximo da corrida, essa atividade física é apresentada como um esporte saudável. Ele fornece os mesmos benefícios da corrida, mas não requer muita preparação física para iniciar.

O corpo no powerwalking

Sempre que o corpo é exposto a uma atividade diferente da usual, é necessário conhecer bem as demandas que o corpo tem que enfrentar.

À primeira vista, quem pensa em se dedicar ao powerwalking pode imaginar que “está andando e não tem dificuldade de andar”. Mas esta é uma premissa que pode levar a erros nessa modalidade.

O fato de caminhar como esporte não é o mesmo que caminhar passeando, fazendo compras ou no jardim da casa.

Como é desenvolvida uma sessão de powerwalking?

Mulheres caminhando no parque
  • Duração: Geralmente você anda por pelo menos quarenta e cinco minutos. A caminhada é constante, não pára durante todo esse tempo. Se a pessoa não estiver acostumada à atividade física, começará com menos tempo e poderá estendê-lo gradualmente.
  • Distância a percorrer: Quando um certo nível de treinamento já foi alcançado, a distância aumentará para cerca de cinco quilômetros. O ritmo médio atingirá nove minutos por quilômetro.
  • O tronco do corpo: A postura é muito importante; as costas devem ficar retas, com os ombros para trás e para baixo. O abdômen e os glúteos se contraem levemente.
  • Os pés: Uma das vantagens do powerwalking é que as articulações não sofrem. Por isso, é essencial que um dos pés esteja sempre em contato com o solo. Desta forma, o impacto que danifica as articulações é evitado.
  • Os braços: É aconselhável colocar os braços flexionados em um ângulo de 90 graus em relação aos quadris. Ao caminhar, eles se moverão alternadamente para frente e para trás.
  • A respiração: A intensidade da respiração deve atingir 75% da frequência cardíaca máxima. Essa frequência é diferente em cada pessoa e depende de muitos fatores. Usar um monitor de freqüência cardíaca permitirá que você saiba esta informação a cada momento.

Além das orientações para o exercício, é essencial levar em consideração o que envolve a dieta do atleta:

  • Como em toda atividade física, a hidratação é essencial. Portanto, é necessário beber muita água antes de cada sessão para que o corpo não sofra de falta de líquido.
  • É aconselhável levar uma garrafa de água para beber ao longo do caminho, especialmente se o sol e o calor forem intensos. Se a caminhada é de longa duração, os sais na água permitirão recuperar aqueles que são perdidos ao transpirar.
  • Quanto aos alimentos sólidos, uma caminhada de menos de uma hora não possui requisitos calóricos especiais. Portanto, uma dieta normal saudável e equilibrada será suficiente para manter o organismo em condições ideais.
  • Se a sessão exceder sessenta minutos, a sugestão é consumir carboidratos para que não falte energia. Tudo dependerá da intensidade do ritmo e do físico de cada pessoa. Se possível, um nutricionista deve ser consultado.
Garota caminhando na praia

Benefícios do powerwalking para a saúde

Estes são os benefícios saudáveis ​​que o powerwalking traz ao nosso corpo:

  • Favorece a queima de gordura e, portanto, o emagrecimento. O quanto vamos emagrecer é determinado pela frequência cardíaca e pela respiração. Procure ficar levemente ofegante!
  • A musculatura é tonificada, especialmente as pernas e a área central. Panturrilhas, glúteos e abdômen ficam com a maior parte do trabalho. O movimento rítmico dos braços também permite trabalhar os músculos das extremidades superiores.
  • Realizar powerwalking ao ar livre fornece vitamina D, que está ligada ao metabolismo do cálcio e fósforo.
  • É uma atividade que promove a higiene mental e processos psíquicos saudáveis.

O powerwalking tem a grande vantagem de ser adequado para todo mundo, independentemente da idade e condição desportiva. Além disso, pode adaptar-se às exigências de cada pessoa. Vamos praticar!


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.