O que são e como fazer os exercícios aéreos?

19 de junho de 2019
Os chamados exercícios aéreos são aqueles que incluem saltar e passar tempo no ar durante o treino. Eles podem parecer uma brincadeira, mas são mais do que eficazes em tonificar e queimar gordura.

Os exercícios aéreos são uma excelente opção para queimar gordura, trabalhar todo o corpo e, acima de tudo, não ficar entediado no treino. No artigo seguinte, falaremos mais sobre algumas das disciplinas em que o ar é o cenário principal.

Exercícios aéreos: muitas opções para escolher

Talvez você esteja um pouco entediado indo para a academia ou correndo e quer algo mais dinâmico para se exercitar. Exercícios aéreos são uma alternativa perfeita se este for o seu caso. Você não os conhece? Aqui nós te contamos quais são alguns deles.

1. Yoga aéreo

Também conhecido como Yoga antigravidade, é uma técnica bastante moderna que se baseia nos exercícios de sessões de yoga combinados com arte aérea. Ele usa uma rede elástica pendurada no teto e a ideia é que você passe a maior parte do tempo da aula sem se apoiar no chão.

O Yoga aéreo surgiu nos Estados Unidos graças a um dançarino e ginasta que queria unir duas disciplinas e modernizar um pouco as técnicas milenares de Yoga.

Ao usar uma rede ou tecido elástico, a flexibilidade e a força são as habilidades que mais são trabalhadas. Também serve para perder peso, tonificar os músculos e melhorar a circulação sanguínea.

Meninas praticando aeroyoga

2. Exercícios aéreos com tecidos

Outro dos exercícios aéreos da moda. O tecido acrobático é uma modalidade derivada da prática circense, mas tem muitos seguidores devido aos seus benefícios. Por exemplo, serve para tonificar os músculos e ter mais força nos braços, pernas e abdominais.

Os exercícios com tecidos variam do mais básico ao mais avançado, e cada participante deve cumprir as técnicas indicadas pelos instrutores. Vale a pena esclarecer que o ritmo é definido por cada um.

Kangoo Jump, o que é?

3. Kangoo jump

É um exercício muito divertido, dinâmico e intenso. O kangoo jump é uma atividade que requer o uso de botas especiais, que têm uma espécie de mola que nos permite saltar bem alto.

O kangoo jump tem muito pouco impacto nas articulações, já que as botas são responsáveis ​​por absorver o impacto com o solo.

A aula consiste em pular, caminhar, correr, dançar ou correr nestas plataformas ao som de uma música. Entre seus principais benefícios podemos indicar que melhora o equilíbrio, queima gordura e reduz o estresse.

Sapatos para kangoo jump

4. Body jump

Tem vários nomes, como power jump ou mini tramp, mas a técnica é mais ou menos a mesma. O objetivo é pegar um trampolim individual e fazer saltos e movimentos ao ritmo da música.

A parte inferior do corpo é a que mais trabalha com o salto do corpo, mas as aulas também incluem abdominais e flexões para também tonificar a parte superior. Se você está procurando algo para tonificar suas pernas e glúteos, este trampolim é a solução.

Mulher fazendo jump

Além disso, é uma atividade mais do que divertida. Acompanhada de música, mudanças nos ritmos e intensidades,  permite trabalhar o equilíbrio, a postura e a flexibilidade.

5. Airfit

Outro dos exercícios aéreos nesta lista é uma combinação de várias disciplinas. Utiliza cordas TRX para se mover o tempo todo e estar o mínimo possível apoiado no chão.

Airfit é uma modalidade que combina movimentos fitness com exercícios mais convencionais, como os tão efetivos agachamentos ou flexões. Você sentirá a experiência de ‘voar’, porque a corda elástica se ajusta à sua cintura e tem o comprimento necessário para te deixar sem tocar o chão.

Aula de exercícios aéreos

6. O treino com TRX também faz parte dos exercícios aéreos

Embora não se trate de exercícios aéreos por si só, com a corda TRX podemos montar um treino que nos tira do chão. Muitos dos movimentos incluem ficar apoiado apenas com os pés, joelhos ou mãos, e o resto do corpo no ar.

Exercícios com TRX

Se você está procurando diversão, queimar muitas calorias e encarar a lei da gravidade, os exercícios aéreos são uma excelente opção.

Você terá momentos maravilhosos nas aulas enquanto tonifica os músculos, fortalece o sistema cardiovascular e deixa de lado o estresse. Diga adeus a treinos chatos e repetitivos e nunca mais desista dos exercícios por serem tediosos!

  • Carballo, D. (1992). Sistema cardiovascular y ejercicio. Iatreia.
  • Smith, L. E., Snow, J., Fargo, J. S., Buchanan, C. A., & Dalleck, L. C. (2016). The Acute and Chronic Health Benefits of TRX Suspension Training® in Healthy Adults. Int J Res Ex Phys. Int J Res Ex Phys11(112), 1–151. Retrieved from https://www.western.edu/sites/default/files/page/docs/esmith.et_.al_.spring.2016.pdf
  • Popa, C., Patachia, M., Banita, S., & Dumitras, D. C. (2013). Exertion in kangoo jumps aerobic: Evaluation and interpretation using spectroscopic technique determinations. Journal of Spectroscopy1(1). https://doi.org/10.1155/2013/602434
  • Lescano, C. Power jump. Delivery Fit. http://deliveryfit.com/wp-content/uploads/2017/02/Nota-24-Power-Jump-Revista-Maru.pdf
  • Formación de profesores de yoga aéreo. El Rincón del Yogui (Alhaurín de la Torre). 2019. Málaga. https://www.iomfityogamalaga.es/wp-content/uploads/SEMINARIOS-2019.pdf