Não adianta nada treinar duro se você se alimenta mal

6 de fevereiro de 2019
A comida, além de ser o combustível do corpo, tem o poder tanto de favorecer quanto de prejudicar os efeitos do seu esforço físico. Você aproveita todo o potencial dos alimentos que você ingere?

Muitos afirmam que 70% do sucesso do treino depende da dieta. No entanto, a dieta realmente é a chave para os resultados, ou seria o treinamento? A seguir, vamos explicar se o mais importante é treinar duro ou se alimentar bem.

Muitas pessoas pensam que apenas fazendo uma das duas coisas – se exercitar ou seguir uma dieta – é possível obter resultados satisfatórios. No entanto, na maioria dos casos, é necessário que ambas as coisas se complementem.

Toda vez que ouvimos a famosa frase de que a dieta representa uma porcentagem muito grande do sucesso no mundo fitness, isso é dito em um contexto em que muitas outras coisas são pressupostas. Devemos ter em mente que essas palavras geralmente são dirigidas a pessoas que costumam treinar duro.

Ou seja, isso é dito para as pessoas que fazem musculação ou qualquer outro tipo de atividade esportiva e levam isso muito a sério. Por outro lado, isso geralmente não se aplica para as pessoas sedentárias ou para aquelas que se exercitam muito de vez em quando.

Há uma suposição básica em torno desta frase: toda pessoa gosta de treinar, e não apenas treinar, mas sim treinar duro. Supõe-se um alguém que faz exercícios muito intensos e de alta qualidade. A seguir, vamos tentar revelar a verdade sobre este tema tão controverso.

Sem treinar duro você não terá resultados

Não há dúvida de que a dieta é um fator fundamental para evoluir no mundo fitness. No entanto, isso é verdadeiro desde que o treinamento seja feito de forma intensa e de alta qualidade.

É claro, se pensarmos no exemplo de uma pessoa que não faz um treinamento adequado, que não tem nem a intensidade nem a duração necessárias para produzir um ganho de massa muscular ou de força, por mais que ela mantenha uma dieta cem por cento restritiva, não haverá nenhum resultado positivo no nível muscular.

Prato saudável com vegetais e frango

No entanto, se o objetivo de uma pessoa é simplesmente emagrecer ou manter o peso que já tem, uma dieta balanceada sem excessos já é o suficiente para alcançá-lo. Mas, como esses não são os objetivos de uma pessoa fit, sem treinar duro e sem fazer exercícios exigentes não haverá resultados.

Treinar duro e ter uma dieta ruim

É o contrário do caso anterior. Agora pensamos em uma pessoa que faz exercícios exigentes, com uma execução perfeita e de alta intensidade e duração. No entanto, a dieta não é nada boa e deixa muito a desejar. O que aconteceria nesse caso?

O treinamento duro está intimamente relacionado à dieta de um indivíduo. Se a dieta for rica em nutrientes, tais como proteínas e macronutrientes, ainda que exista um excesso de alguns deles e haja uma abundância calórica, haverá ganho de massa muscular e de força.

Mesmo assim, o resultado não será o objetivo fitness desejado, já que essas calorias vão promover o ganho de gordura. Então, entende-se que você deve controlar a sua dieta de acordo com o seu objetivo.

Caso contrário, se a pessoa tiver uma dieta pobre em proteína, o músculo não terá com o que se regenerar. Portanto, o ganho será muito pequeno ou até mesmo pode não haver  ganho nenhum; assim, neste caso, não teremos alcançado nenhum de nossos propósitos, por melhor que tenhamos treinado.

Planejamento é a chave para o sucesso

Se você tiver alguma dúvida sobre qual dieta você deve seguir de acordo com o treino que você está fazendo, consulte especialistas ou pessoas capacitadas para te ajudar. Assim, você pode alcançar o resultado que você está procurando.

Em conclusão, pode-se dizer que a dieta é um fator chave. Sem ela, o resultado não é nem um pouco parecido com o que seria obtido caso houvesse uma nutrição adequada.

Mulher comendo salada

Mesmo assim, devemos ter em mente que, sem treinar duro nem fazer treinamentos de qualidade, a dieta por si só não fará nada por nós. Não existe nenhum caso em que alguém ficou forte e em forma sem treinar com a intensidade necessária.

Por essa razão, ao invés de dizer que a dieta é 70% do sucesso no mundo fitness, seria mais correto dizer que, com uma dieta balanceada juntamente com um treinamento adequado, seriam obtidos resultados muito melhores do que sem a dieta como um complemento.