Um treino e dicas fitness para mulheres iniciantes

· 12 de março de 2019
Se você decidiu começar a ser fitness, é aconselhável levar em conta alguns conselhos antes de começar a se exercitar

Você decidiu começar a treinar? Parabéns! No artigo a seguir, daremos algumas recomendações fitness para mulheres iniciantes, assim como um treino básica, mas muito completo.

Dicas fitness para mulheres iniciantes

Se você quer começar a praticar exercícios, provavelmente precisará de algumas recomendações. Como resultado, você se beneficiará do treino por completo, ficará confortável e evitará dores e lesões:

1. Alongue e aqueça bem

Depois do exercício você precisa alongar um pouco os músculos. Um aquecimento no início permitirá que você estimule aos poucos as áreas nas quais você trabalhará. Um alongamento ao final impedirá que essas áreas fiquem carregadas e se machuquem.

2. Treine 60 minutos no máximo

Existe uma falsa crença de que ficar duas horas na academia traz benefícios melhores do que um treino de 60 minutos (ou menos). No entanto, isso não é assim, já que os músculos se cansam e, a partir de um certo tempo, deixam de trabalhar. Você evitará a fadiga muscular tão comum do excesso de esforço.

Também não é aconselhável treinar todos os dias; você deve dar ao corpo o tempo necessário para se recuperar. Portanto, deixe um dia de descanso entre as sessões. Por exemplo, treine segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado.

3. Utilize roupas adequadas

Os exercícios para mulheres podem ser realizados em qualquer lugar, seja na academia, em casa ou no parque. Mas, em qualquer caso, você deve ter roupas adequadas. Isso significa que sejam confortáveis, não de uma marca específica. E o mesmo vale para o calçado.

4. Hidrate-se

É fundamental beber os famosos dois litros de água por dia, pelo menos. No entanto, quando você se exercita, considere aumentar essa quantidade e, especialmente, beber durante o treino. Desta forma, você evitará a desidratação e melhorará seu desempenho.

Treino fitness básico para mulheres iniciantes

Você já tem as roupas corretas, os horários organizados e o desejo de começar. Então, o que resta é saber alguns exercícios básicos dentro de um treino fitness para mulheres:

1. Agachamentos

São os reis do treinamento e, embora muitos os odeiem, a verdade é que os agachamentos nos permitem ter coxas e glúteos firmes. Existem dezenas de versões e adaptações mas, para começar, realize os comuns.

De pé, abra as pernas até a largura dos quadris. Mantenha a coluna sempre reta. Abaixe o tronco lentamente enquanto você flexiona os joelhos. A ideia é que os joelhos não excedam a ponta dos pés. Mantenha a postura por alguns segundos e retorne ao início.

garota fazendo flexões

2. Flexões

Se é o seu primeiro dia na academia, pode ser difícil realizar flexões de braços completas. A boa notícia é que existem variáveis ​​mais simples ou de acordo com as suas capacidades (certamente você irá melhorar aos poucos ao praticar).

Deite virado para baixo em um colchonete e apoie as palmas das mãos na linha dos ombros, com os cotovelos voltados para fora. Junte as pernas e apoie os joelhos. Flexione os cotovelos e empurre o tronco para cima.

Outra alternativa é realizar flexões de braços contra a parede. Fique de frente para ela, de pé e apoiando as mãos com os braços estendidos com o corpo ligeiramente inclinado. Em seguida, flexione os cotovelos e realize um movimento diagonal do tronco. Os pés se mantêm imóveis.

3. Afundos

Outro exercício por excelência em uma rotina fitness para mulheres iniciantes. Trata-se de dar passos longos e abaixar o corpo o máximo possível. Para começar, fique de pé com as duas pernas juntas.

Mulher fazendo afundo

Dê um passo à frente com a perna direita e flexione ambos os joelhos para abaixar o tronco. Mantenha as costas retas o tempo todo e, depois de alguns segundos, retorne à posição inicial e depois troque de lado.

4. Ponte

Este exercício é perfeito para trabalhar a região pélvica e os músculos abdominais inferiores. Deite virada para cima no colchonete, flexione os joelhos e apoie as solas dos pés. Os braços ficam ao lado do corpo. Erga o tronco para tirá-lo do chão, muito lentamente.

Existem muitos exercícios fitness para mulheres iniciantes que você pode adicionar ao treino. Comece com o básicos e aumente a intensidade gradualmente.