Exercícios com o trampolim: diversão garantida

Pular em um trampolim não é algo que apenas as crianças podem fazer. Por isso, foi criada uma modalidade conhecida como power jump ou mini tramp, com a qual você pode se divertir e treinar ao mesmo tempo.
Exercícios com o trampolim: diversão garantida

Última atualização: 30 janeiro, 2020

Fazer atividade física pode ser mais do que divertido se escolhermos uma modalidade que seja acompanhada de música e saltos. Fazer exercícios com o trampolim, também conhecido como mini tramp ou power jump, é uma excelente opção. Neste artigo, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade.

Fazer exercícios com um trampolim

Certamente, quando você era pequeno, adorava pular na cama, no sofá ou em um trampolim no parque. Como adultos, no entanto, muitas vezes nos privamos dessas experiências e perdemos toda a diversão.

A boa notícia é que você pode fazer uma aula divertida pulando em um trampolim, ao ritmo da música e queimando muitas calorias.

mini tramp ou power jump é uma modalidade cardio que alterna intensidades diferentes (leve, moderada e alta) durante cerca de 50 minutos. A cama elástica ou trampolim é individual e cada pessoa pode pular no seu próprio ritmo e de acordo com as suas habilidades.       

É possível praticar trampolim nas academias, com um instrutor treinado, ou até mesmo em casa, se comprarmos o material necessário e assistirmos a vídeos no YouTube de um professor. Certamente, trabalhar com um profissional sempre é melhor.

A aula consiste em pular e mover o corpo seguindo o ritmo da música. Cada sessão inclui aproximadamente dez faixas. A intensidade do empurrão contra o mini tramp e a velocidade dos movimentos estarão relacionadas ao gasto calórico e ao trabalho cardiovascular.

Com o mini trampolim, trabalhamos principalmente a parte inferior do corpo (glúteos, quadríceps, adutores etc.), mas também são incluídos na aula alguns exercícios abdominais e de flexões de braços para melhorar a parte superior.

Ainda assim, o ideal é compensar com exercícios na sala de musculação ou outras modalidades cardio baseadas nos braços, tais como o boxe recreativo.

Benefícios dos exercícios com o trampolim

Benefícios dos exercícios com o trampolim

Essa atividade que não tem impacto (porque o trampolim absorve os saltos) pode ser feita a partir dos 14 anos. Só é contraindicada para mulheres grávidas e pessoas com problemas de estabilidade nas articulações do quadril, joelho ou tornozelo. Alguns de seus benefícios são:   

1. Melhora a postura

Embora o trabalho principal do trampolim seja feito pelas pernas, para não perder o equilíbrio, o corpo deve ‘compensar’ o peso. Para fazer isso, as costas e os braços desempenham um papel preponderante. O melhor de tudo é que a postura não é mantida apenas durante as aulas, mas também em qualquer outra atividade que fizermos.

2. Permite emagrecer

Por ser uma atividade cardio muito intensa, esta é uma excelente opção para emagrecer e queimar gordura. Pular em um mini trampolim pode nos ajudar se não pudermos perder alguns quilos. Mas, para alcançar resultados, temos que acompanhar o exercício com uma dieta equilibrada.

3. Tonifique os músculos com o trampolim

Principalmente, esse exercício serve para tonificar as pernas e glúteos, uma vez que o trampolim exerce pressão sobre essas áreas. No entanto, como também exige movimentos de braços e inclui abdominais antes de terminar a aula, estes também podem ser definidos. 

4. Fortalece o sistema cardiovascular

Tanto o coração quanto os pulmões e até mesmo os vasos sanguíneos são favorecidos por esse exercício. Sem perceber, você estará melhorando os seus sistemas circulatório e respiratório e aumentando a resistência pulmonar e a circulação sanguínea para os outros órgãos.

Benefícios dos exercícios com o trampolim

5. Elimina o estresse

Se você está procurando por um exercício para deixar de lado os problemas do dia, o trampolim é ideal para você. Para começar, pular em cima de uma cama elástica é algo extremamente divertido. Se adicionarmos a isso a música e a energia do instrutor, nada pode dar errado.

Existem muitos outros benefícios relacionados à prática de exercícios com o mini trampolim, tais como melhorar o equilíbrio, fortalecer o sistema imunológico, estimular o metabolismo, se divertir, fazer novos amigos, reduzir os níveis de colesterol no sangue e respirar profundamente.

Como você pode ver, mini tramp é uma atividade mais do que aconselhável, tanto se você quiser emagrecer quanto se estiver procurando um exercício divertido, que faça com que você não abandone a academia em seguida.    

Por fim, lembre-se de que, para treinar em uma cama elástica, você sempre deve usar calçado esportivo, consumir alimentos meia hora antes da aula e usar roupas presas ao corpo, para evitar que se enrosquem nas molas. Se possível, faça três vezes por semana para ver os resultados.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Escolar Castellón, J. L., Pérez Romero de la Cruz, C., & Corrales Márquez, R. (2010). Actividad física y enfermedad. Anales de Medicina Interna. https://doi.org/10.4321/s0212-71992003000800010
  • Luis Arturo Gómez-Landero; Mercedes Vernetta; Jesús López-Bedoya. 2013. Perfil motor del trampolín gimnástico. Revisión taxonómica y nuevas propuestas de clasificación. International Journal of Sport Science. https://www.redalyc.org/html/710/71025585006/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.