Exercícios com bola medicinal para ganhar massa e perder peso

· 26 de outubro de 2018
A bola medicinal pode nos ajudar a fazer exercícios e, graças a sua ergonomia e peso, há muitas possibilidades de uso

Está claro que os halteres e barras são ferramentas muito úteis para ampliar nossos treinamentos. No entanto, essas não são as únicas armas que podem ajudar nossos treinos de tonificação a obter resultados melhores. Também podemos utilizar a bola medicinal.

A bola medicinal: esse objeto é perfeito para treinar e ajudar nossos músculos, adicionando dificuldade aos exercícios tradicionais.

As bolas medicinais são encontradas em diferentes pesos e tamanhos, por isso você não tem desculpa para não utilizá-la, mesmo que seja principiante. Estudos indicam que são benéficas até para crianças! Tudo isso faz da bola medicinal um elemento interessante, que podemos encontrar facilmente na academia ou ter em casa.

Algumas possuem até contadores de medidas fisiológicas para acompanharmos o treino, ainda que nem sempre essas medidas sejam muito precisas.

Homem fazendo abdominal com bola medicinal

A bola medicinal nos permite um trabalho muito intenso e funcional. Por isso, hoje queremos mostrar uma série de exercícios para trabalhar o corpo por completo utilizando apenas esse acessório.

Há muitas coisas que podemos fazer com uma bola medicinal, especialmente se treinamos em duplas. Assim, ela torna-se ainda mais útil para desenvolver sua habilidade e gerar força rapidamente.

O treinamento que pensamos está voltado ao trabalho de força, poder e explosão de cada músculo. Além disso, há um componente cardiovascular, porque cada vez que você movimenta o corpo em alta velocidade. Isso demandará uma quantidade de energia e gera uma perda de calorias e, portanto, de peso ao fim do dia.

Como sempre recomendamos, é preciso ter cautela e trabalhar de forma inteligente. Esse treinamento – a não ser que você seja de um nível avançado – é bastante duro e cansativo, mas o ajudará a melhorar seu condicionamento físico.

Preste atenção, já que mesmo que a bola medicinal não seja feita de aço ou ferro, pode gerar lesões se não a manejarmos da maneira correta.

Diferentes usos para a bola medicinal

Como falamos, há bolas medicinais de diferentes tamanhos e pesos. Podemos utilizá-las não só como peso, mas também como ponto de apoio ou para lançar/rodar.

Graças a sua forma circular – que impede uma pegada precisa – e todas as formas de uso admitidas, com uma bola medicinal podemos planejar um treinamento funcional que nos prepara para os gestos cotidianos do dia a dia: levantar objetos, movê-los de um lado para outro, jogá-los, pegá-los…

Evidentemente, quanto maior for o peso da bola, maior será o esforço que nosso corpo terá que suportar. Ainda que a utilizemos como ponto de apoio, teremos uma grande instabilidade que, nessa hora, vai intensificar o trabalho.

Exercícios com bola medicinal

Se nosso objetivo é trabalhar diferentes partes do corpo e tirar o maior proveito dessa ferramenta maleável e funcional, vamos propor a realização dos seguintes exercícios:

Lançamento de bola na parede

É um dos exercícios comuns se praticamos CrossFit, já que demanda força e potência de nosso corpo, permitindo um consumo maior de calorias.

Através deste exercício, trabalhamos glúteos, quadríceps, femorais e também peitorais, ombros e tríceps.

O exercício não consiste só em lançar a bola, mas também requer uma boa técnica de execução, para trabalhar os músculos de forma correta e segura.

Burpees

Parecido com um burpee tradicional, podemos ter em mãos uma bola medicinal. Ao descer o corpo para ir ao chão, nos apoiamos na bola ao invés do piso.

Esse apoio é com certeza mais instável, e isso demandará mais esforço. No entanto, também trabalharemos ombros, braços, peitorais, pernas e aumentaremos o consumo de calorias.

Homem fazendo burpee com bola medicinal

Ponte abdominal

Uma variação dos clássicos abdominais isométricos sobre bolas medicinais. Apoiamos tanto as mãos como os pés sobre a bola e teremos um trabalho intenso em instabilidade, que aumenta o esforço sobre todos os músculos da região média do corpo.

Jumping jacks com bola medicinal

Eficaz principalmente para queimar calorias e trabalhar a potencia muscular apenas com a ajuda de uma bola de peso médio. Poremos fazer esse exercício que move tanto pernas quanto braços, além de trabalhar diferentes músculos de todo o corpo.

Lançamento da bola no chão

Muito útil se queremos trabalhar os músculos inferiores e superiores ao mesmo tempo, além de aumentar a contração abdominal. O exercício consiste, basicamente, em lançar a bola ao chão com força suficiente.

Flexões alternadas com bola medicinal

Para trabalhar, principalmente, peitorais, tríceps e core, ao mesmo tempo em que queimamos algumas calorias extras. Consiste em colocar uma mão sobre a bola medicinal e fazer uma flexão, alternando o braço em cada repetição.

Esses são alguns dos exercícios que podemos fazer com a bola medicinal para trabalhar o corpo por completo. Eles são, além disso, perfeitos para elaborar um circuito com descanso curto ou até mesmo fazer um treino de HIIT.