Evite esses erros de principiante ao fazer exercício

· 10 de outubro de 2018
Leve em conta essas dicas se você vai começar a fazer exercícios. A pressa e os objetivos pouco realistas geralmente são parceiros de um treino ruim

Até que enfim nos animamos a praticar uma atividade física! Mas o desconhecimento pode nos levar a cometer erros de principiante ao fazer exercício, e esses erros podem trazer resultados contrários aos que buscamos. Você quer saber quais são? Saiba a seguir!

Esses são os erros de principiante ao fazer exercício mais comuns

Ir de tudo a nada rapidamente

Este é o primeiro dos erros de principiante ao fazer exercício. Quando começamos no mundo do esporte, os três primeiros dias são horríveis por conta das dores. Mas, passados esses dias, podemos querer ir de zero a cem em pouco tempo.

Fazer sessões intensas de exercícios ou ir a aulas intensivas não é recomendável até que o corpo e os músculos se acostumem. E isso acontece aos poucos. Você precisa fazer um treinamento progressivo, que dê tempo ao músculo para crescer e descansar, evitando assim as lesões.

Não levantar peso

Os que vão à academia para perder peso acreditam que os pesos farão com que os músculos cresçam, dando um efeito contrário. Mas isso não é verdade, já que os pesos são a forma mais efetiva de queimar gordura e, portanto, reduzir volume.

Mulher levantando pesos

É possível perder muitos centímetros e, mesmo assim, não perder muitos quilos. Isso porque os músculos tem seu volume, mas terão substituído, em parte, a gordura. Além disso, levantar peso faz com que nosso corpo trabalhe ao máximo, e assim o tonifica e ativa o metabolismo. Isso evita que a pele fique flácida após a perda de peso.

Alimentação

Muitas pessoas que vão à academia acreditam que podem comer o que quiserem, o que não é verdade. Tudo dependerá do que você pretende ao ir à academia e praticar esportes. Se o que você quer é tonificar seu corpo e manter seu peso, pode continuar comendo como de costume e obterá resultados.

No entanto, se sua ideia ao ir à academia é emagrecer, você precisará reduzir as calorias ingeridas. Do contrário, você estará fazendo uma compensação. Ou seja, irá à academia para comer mais. É isso o que você quer?

Pense também que uma alimentação saudável baixa em gorduras e em açúcares, assim como equilibrada nos carboidratos essenciais, é fundamental para conseguir bons resultados.

Não ser constante

Quando começamos a ver resultados do esporte e de uma boa alimentação, queremos fazer exercícios quatro vezes ou mais por semana. Mas com o tempo, podemos nos entediar e ficar sem se exercitar um dia, e outro, e outro, até deixar cair por terra todo o progresso conquistado. A constância é a chave para os resultados.

Mulher sentada no sofá

Fazer sempre o mesmo

Outro dos erros de principiante ao fazer exercício. Você mal pode acreditar! Conseguiu encontrar a máquina perfeita para modelar certa região de seu corpo! Aí você começa a utilizá-la todos os dias. No entanto, mesmo que no início você tenha bons resultados, o corpo vai se acostumar, e pode tornar-se “imune” ao mesmo tipo de exercício.

Lembre-se de que a gordura não se elimina de maneira localizada, e sim de maneira geral. Por isso, é preciso fazer outros tipos de exercícios, e o mais recomendável é mudar seu treino. Você pode, por exemplo, treinar um dia pernas e costas, e no outro braços e abdominais.

Não aquecer, nem alongar

Não acredite que, por ter superado os primeiros dias e as dores, você pode treinar sem cuidar de seus músculos. Lembre-se de que aquecer com um pouco de cardio e alongar depois do treino é essencial para evitar lesões e conseguir resultados na tarefa de levar um estilo de vida saudável.

Mulher se alongando

Siga esses conselhos para não cometer os erros de principiante ao fazer exercício. Esses erros podem levar você a alcançar resultados inversos aos esperados, ou lesões que podem ter graves consequências. Ninguém disse que seria fácil. Mas nada é impossível! Você consegue!