Como emagrecer sem alterar seu desempenho

O peso é um importante indicador de saúde nos seres humanos. Se ele atingir os níveis de obesidade, torna-se extremamente perigoso para o bem-estar; da mesma forma, estar abaixo do peso indicado para a sua idade e altura é prejudicial ao seu corpo.
Como emagrecer sem alterar seu desempenho

Última atualização: 20 fevereiro, 2019

Atletas, esportistas e pessoas que malham geralmente procuram emagrecer para melhorar a sua aparência. No entanto, às vezes eles não fazem isso da forma correta, causando assim vários problemas, tais como a redução das fibras musculares e o enfraquecimento. Veja como emagrecer sem alterar seu desempenho a seguir.

Por isso é muito importante determinar qual é o peso correto para você. Emagrecer a qualquer custo não é nada conveniente. Tudo deve seguir um planejamento e um processo que garanta uma boa saúde.

Por isso, se você quiser emagrecer, você deve levar em conta que o músculo pesa mais do que a gordura; assim, é necessário calcular a porcentagem de gordura corporal e então trabalhar com base nisso.

É possível emagrecer sem alterar o desempenho?

O problema com a perda de peso é que a maioria das pessoas faz o que acredita que vai ajudar a emagrecer. E não aquilo que realmente vai fazer com que elas emagreçam sem afetar outros aspectos. Emagrecer sem alterar seu desempenho só será possível com equilíbrio.

Submeter-se a dietas rigorosas em que a quantidade de comida é cortada, ou então nas quais alimentos que são necessários para o corpo são eliminados, é extremamente prejudicial. Seguir um regime desconhecido e rigoroso só vai piorar as coisas.

Emagrecer sem se prejudicar

Emagrecer sem alterar o desempenho nem se prejudicar

Emagrecer está associado com dietas ou com parar de comer certas coisas nas mentes da maioria de nós. Por um lado, é verdade que devemos evitar comer produtos ricos em açúcar e também manter uma dieta equilibrada. Por outro lado, emagrecer não significa apenas parar de comer e pronto.

Para um atleta, modificar os hábitos alimentares incorretamente pode prejudicar o seu desempenho na atividade física.

A vontade de emagrecer é completamente compreensível, assim, se você está determinado a fazer isso, então faça da maneira correta. Para que o processo de emagrecimento seja eficaz e você consiga emagrecer sem alterar o desempenho esportivo, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Consulte um nutricionista: é sempre preferível recorrer aos especialistas. Assim, um nutricionista pode indicar quais os hábitos que você deve ter e quais alimentos ingerir, considerando se você pratica um esporte ou se treina com frequência.
  • Não coma muito pouco: começar a diminuir as refeições abruptamente vai fazer com que você acumule mais gordura. Isso ocorre porque o corpo está acostumado a receber uma certa quantidade de alimento e modificar isso da noite para o dia faz com que a pouca comida recebida seja armazenada como gordura; isso acontece porque o cérebro acredita que não vai receber mais nenhum alimento.
  • Não faça dietas malucas: não faça dietas malucas que desequilibram os nutrientes que devemos receber. Não é bom seguir um regime que não seja recomendado por um profissional.

Desempenho esportivo e emagrecimento

Certamente o emagrecimento obtido de forma imprudente e irresponsável para com o seu corpo afeta o seu desempenho esportivo de maneira negativa.

Começar a emagrecer seguindo um padrão que não foi projetado para pessoas que praticam esportes só piora a situação e vai alterar de forma significativa seu desempenho. Vamos explicar o porquê:

  • Você queima músculo: algo complexo acontece nos músculos ao emagrecer com dietas deficientes e ao mesmo tempo fazer atividade física. Acontece que, ao ter baixos níveis de glicose no corpo, não há outra opção senão quebrar as proteínas da massa muscular.
  • Cansaço e enjoo: não se alimentar bem desestabiliza os níveis de vitaminas e nutrientes com os quais nosso corpo é mantido. Treinar assim vai fazer com que você se sinta cansado, enjoado e você corre até mesmo o risco de desmaiar.
  • Falta de concentração: se o seu corpo está com fome, mas a dieta que você segue é muito rigorosa e não permite que você satisfaça essa necessidade, então você vai ficar sem concentração e também desconfortável durante todo o treinamento.
Desempenho esportivo e emagrecimento

Logicamente todos esses fatores afetam a maneira como você se desenvolve no esporte. Um atleta cansado, desconcentrado e fraco não vale nada; não importa o peso e a aparência que ele tenha, o desempenho é o mais importante.

Portanto, consulte um nutricionista e, dessa forma, não arrisque a sua saúde nem comprometa o seu desempenho esportivo. É melhor fazer as coisas de forma planejada e, assim, emagrecer e aproveitar a atividade física sem problemas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • French, S. A., & Jeffery, R. W. (1994). Consequences of dieting to lose weight: effects on physical and mental health. Health Psychology, 13(3), 195.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.