Curiosidades sobre a zumba que você provavelmente não sabia

· 28 de junho de 2018

A zumba é uma das aulas do mundo fitness que se tornou mais popular nos últimos anos, mas mesmo assim existem algumas curiosidades sobre a zumba que você provavelmente nunca imaginaria. Cada dia que passa ela faz mais adeptos, e não é difícil entender o porquê disso. Há muitos benefícios na prática, que vão desde a tonificação muscular e a perda de calorias até uma melhora substancial do ritmo e da coordenação motora.

O que é zumba?

A zumba ganhou uma posição de destaque nas academias nos últimos anos. A modalidade consiste em uma combinação de exercícios aeróbicos com a dança, mais especificamente ritmos latinos. Sem sombra de dúvida trata-se de uma atividade divertida com múltiplos benefícios para a saúde.

O nome zumba é uma palavra que tem sua origem na Colômbia. Ela costuma ser utilizada para se referir à prática de movimentos rápidos que geram divertimento. Essa disciplina, então, é uma forma divertida de se exercitar. A perda de peso e a tonificação dos músculos constituem alguns dos principais aspectos positivos dessa intensa atividade física.

Curiosidades sobre a zumba que você não sabia

Alunos na aula de zumba

Emagrecer fazendo zumba

Muitas pessoas costumam subestimar esse exercício como uma atividade física para queimar calorias. A combinação, no entanto, entre exercícios aeróbicos e dança torna a disciplina um dos exercícios mais completos e efetivos para emagrecer. Uma sessão pode chegar a queimar entre 500 e 800 calorias.

O cruzeiro de zumba

Ainda que possa parecer inusitado, se você estiver pensando em fazer um cruzeiro exclusivo para os amantes de zumba, em breve você poderá fazer isso. A aventura começará na Espanha, e contará com os profissionais do ZES ou Zumba Education Specialist. É uma iniciativa lúdica, saudável e uma excelente oportunidade para conhecer pessoas novas.

Diminuição dos níveis de estresse

Já está comprovado que fazer qualquer atividade física melhora o humor e baixa os níveis de estresse, e claro que a zumba não é uma exceção a essa regra.

Quando praticada diariamente os níveis de humor costumam melhorar por meio de um estimulo à liberação de endorfinas. Ao término de cada aula você sentirá uma agradável sensação de bem estar. Isso se dá pelos benefícios de fazer qualquer exercício e também pelo fato de estarmos falando de uma atividade em grupo.

Um programa de nutrição exclusivo

A zumba não é só uma atividade esportiva intensa. É também uma prática para a qual foi criado um programa de nutrição exclusivo. O programa foi especialmente formulado para os treinadores, que aprenderam a comer de forma mais saudável. Esse conhecimento, além disso, pode também ser transmitido aos alunos.

Onde fazer zumba

Há muitas opções de lugares para praticar para os amantes da modalidade, até mesmo se a pessoa não pode ir até a academia para fazer a aula. Você pode por exemplo simplesmente baixar o aplicativo Zumba Dance. Esse aplicativo permite que façamos as aulas em casa ou em qualquer lugar, e ainda ajuda a acompanhar a nossa evolução e os objetivos que queremos alcançar.

Zumba: exercício e diversão

Menos ácido lático

Uma das vantagens de praticar esse exercício é a diminuição do ácido lático nos músculos. O ácido lático é o responsável pelas conhecidas dores e ardência que sentimos no corpo após a prática de exercícios físicos.

Professores ou instrutores

Um instrutor de zumba pode ser essencial ou de grande ajuda no começo, assim como em toda disciplina. O direcionamento nos dá a possibilidade de aproveitar ao máximo os benefícios de fazer o exercício, e além disso nos possibilita aprender todos os aspectos que devemos ter em mente caso queiramos praticar sozinhos depois.

Aula de zumba na academia

Roupas adequadas para a aula

Outra questão importante para a prática dessa aula é estar com uma roupa de esportes que seja adequada. Podemos comprar opções com mais bastante desconto em lojas com segmentos esportivos se visitarmos as lojas online dessas marcas e procurarmos seções com desconto.

Resultados importantes

Provavelmente uma das curiosidades sobre a zumba que você não sabia é que ela oferece benefícios para sua saúde em pouco tempo. Se realizada conjuntamente a uma dieta balanceada, os resultados são alcançados muito rapidamente. Praticar essa atividade física de forma constante te ajudará a queimar entre 500 e 800 calorias diárias, tonificar os músculos, melhorar a respiração e liberar endorfinas.

Sem sombra de dúvida a zumba é uma das atividades esportivas mais completas que existem hoje em dia. Seu grande segredo é poder fazer um exercício de forma divertida. Praticar zumba é uma das melhores atividades para perder peso, melhorar o rendimento e manter os níveis de estresse sob controle no nosso dia a dia. Esperamos que você tenha gostado dessas curiosidades sobre a zumba!