Um treino completo de Cross Training avançado

· 19 de fevereiro de 2019
O Cross Training geralmente é confundido com o CrossFit, mas embora sejam semelhantes, eles não são iguais; CrossFit é um estilo de treino que combina os melhores exercícios para treinar todo o corpo e Cross Training também significa combinar, mas também esportes além de exercícios.

Com o passar do tempo, a humanidade continua inovando. Hoje vamos discutir os detalhes da nova tendência esportiva: o Cross Training. O método que está causando furor no mundo fitness, já que se caracteriza por atingir níveis avançados e fazer com que o atleta atinja metas quase inacreditáveis.

Indo mais fundo no Cross Training, descobrimos que é um estilo muito variado. Isso porque você tem a liberdade de combinar diferentes atividades físicas e treinar seu corpo globalmente, o que também reduz o risco de sofrer lesões ou dores musculares.

Cross Training

Agora você deve estar se perguntando: então eu posso fazer meia hora de corrida e uma hora de levantamento de peso? Isso conta como Cross Training? Em teoria sim.

No entanto, não é assim que você deve fazer. Ou seja, os esportes e os treinamentos devem estar organizados e selecionados para que você não esgote seu corpo.

O ideal é intercalar esportes de baixo e alto impacto. Desta forma, o organismo pode adquirir força, resistência e propriocepção sem se desgastar. Um exemplo de uma programação semanal de Cross Training pode ser o seguinte:

  • Segunda-feira: natação.
  • Terça-feira: musculação.
  • Quarta-feira: Yoga ou pilates.
  • Quinta: exercício aeróbico (cardio, zumba, corrida, entre outros).
  • Sexta-feira: exercícios com trampolim ou bola de pilates.
Mulher fazendo exercício com bola

Fins de semana são para descansar. Se você não pode treinar todos os dias, você pode escolher dois ou três dias e alternar os exercícios. O que você deve sempre ter em mente é que você não pode fazer uma semana inteira de alto impacto. Divida os exercícios e coloque-os de modo que você não exija demais do corpo.

Benefícios

O Cross Training tem muitos benefícios que você pode aproveitar. Atualmente, os seres humanos procuram se manter saudáveis ​​e ao mesmo tempo realizar suas atividades cotidianas, como trabalho, família e afazeres domésticos.

Este método, apesar de variado, é bastante equilibrado. Você pode manter seu corpo saudável sem problemas. Compartilhamos seus benefícios:

  • Ele desenvolve a forma física de maneira completa graças à variedade de atividades do Cross Training; aspectos como músculo, resistência, coordenação e força são trabalhados.
  • Menor risco de lesão: geralmente pessoas engajadas em uma única disciplina de alto impacto estão mais propensos a sofrer traumas. Isso não acontece no Cross Training, pois o equilíbrio entre baixo e alto impacto é mantido.
  • Promove a perda de peso e tonifica os músculos: a variedade de exercícios firma os músculos e, por sua vez, ajuda a eliminar a gordura.
  • É dinâmico: o problema de se fazer apenas um esporte é que ele pode se tornar pesado e chato. O Cross Training sempre mantém você motivado graças à sua versatilidade.

Nível avançado

Agora, o treino é o mesmo para todos? Não, existem diferentes níveis. No entanto, esses níveis dependem do seu rendimento esportivo.

Ou seja, você deve ajustar a intensidade do exercício ou esporte à sua capacidade. Por exemplo, se você é um iniciante e faz treinamento com pesos, você deve começar com pesos entre 2 e 4 quilogramas.

Por outro lado, se você tem tempo para se exercitar e tem uma condição física ótima, então você pode aumentar a exigência de cada treinamento.

Em outras palavras, torne os exercícios mais difíceis. Você deve lembrar que aumentar a dificuldade não significa alterar a ordem e modificar as atividades físicas. Portanto, um treinamento avançado de Cross Training ficaria assim:

  • Segunda-feira: nadar apenas peito, borboleta ou costas.
  • Terça-feira: supino, agachamentos e burpees.
  • Quarta-feira: Yoga, pilates ou exercícios de flexibilidade.
  • Quinta-feira: TBC, HIT ou cardio.
  • Sexta-feira: dança ou andar de bicicleta.
Alunos fazendo aula de cardio

O Cross Training é uma boa maneira de treinar se você é um daqueles que gostam de estar em constante mudança. É também uma forma de integrar e aprender a se desenvolver em diferentes áreas.

Acompanhe o Cross Training com uma boa dieta para obter melhores resultados. De resto, você só tem que colocar seu esforço e dedicação. Vá em frente e faça um treinamento diferente!