Comece a fazer Yoga nos seus treinos diários

· 3 de janeiro de 2019
Uma das vantagens de escolher o Yoga como exercício é que não é necessário ter um grande condicionamento físico nem uma grande resistência para começar a praticar; ainda que seja verdade que com a experiência melhoraremos nosso desempenho 

Quando uma pessoa está determinada a ter uma vida mais saudável e começar a fazer uma atividade física, incluir o Yoga nestes primeiros passos é, sem dúvida, uma ótima ideia. Comece a fazer Yoga diariamente e colha resultados para a mente e o para o corpo!

Essa técnica milenar é composta de diferentes posturas e exercícios que não apenas ajudam a controlar o estresse, mas também aumentam a concentração e proporcionam um estado de relaxamento e equilíbrio mental.

O Yoga permite desenvolver força e equilíbrio. Conforme o treinamento avança, a prática do Yoga fortalece a musculatura  e dessa forma as posturas, que utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo, são mantidas por mais tempo.

Tendo em vista todos esses benefícios, escolher o Yoga como a primeira atividade física regular, ou então complementá-lo com outros tipos de exercícios, vai ser muito benéfico para o corpo e para a mente.

Por isso, a seguir, vamos ver alguns elementos para conhecer melhor esta técnica, bem como os exercícios para que você comece a fazer Yoga a partir de hoje!

Existem diferentes tipos de Yoga

Embora nem todo mundo saiba, existem tipos diferentes de Yoga. E alguns têm mais impacto no aspecto atlético do que outros. As versões mais fitness do yoga são o ashtanga yoga e o vinyasa yoga.

Alunas e alunos em uma aula de Yoga

O hatha yoga também é considerado um tipo de Yoga com exigência física. No entanto, este tipo de Yoga também inclui exercícios de respiração, meditação e relaxamento. As sessões são geralmente compostas de quatro partes.

Na primeira parte, há um breve relaxamento ou meditação inicial e, na segunda, alguns exercícios de aquecimento são feitos. A terceira parte é a mais longa e nela são feitas uma série de asanas ou posturas que exigem um esforço físico importante. Finalmente, a quarta parte é o relaxamento final.

Em todos os tipos de Yoga as posturas vão sendo aperfeiçoadas pouco a pouco. À medida que se avança nessa prática, é possível manter as posturas por mais tempo.

O Yoga pode ser um grande desafio no início; mas é uma técnica em que cada pessoa avança no seu próprio ritmo e os benefícios são sentidos de forma imediata. É por isso que aconselhamos que você comece a fazer Yoga como exercício diário!

Yoga e exercício cardiovascular

Embora o Yoga seja um excelente exercício para manter e desenvolver a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação, ele não tem tantos benefícios no aspecto cardiovascular.

Embora uma sessão de Yoga dure bastante tempo, essa prática nunca vai substituir atividades tais como correr, andar de bicicleta, nadar ou qualquer outro tipo de exercício de cardio. Os objetivos são diferentes.

É verdade que o Yoga ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares; a prática diária de Yoga ajuda a reduzir a pressão alta e a controlar o estresse. No entanto, em termos de conseguir uma boa forma física através de um treino de cardio, ele não será muito útil.

É por isso que combinar os treinos alternando, por exemplo, um dia de cardio e um dia de Yoga vai ser uma excelente opção para os iniciantes. Desta forma, um treinamento muito mais completo vai ser realizado, sem negligenciar nenhum aspecto da saúde.

Mulher fazendo o cachorro olhando para baixo

Comece a fazer Yoga: posturas básicas

Já aconselhamos que você comece a fazer Yoga… Mas ainda não dissemos como fazer isso. Para incluir o Yoga nos treinos de um iniciante existem algumas posturas básicas que podem ser feitas separadamente ou como uma sequência completa.

A postura da montanha é uma delas. Trata-se de ficar em pé com os pés paralelos e estender os braços para cima, juntando as palmas das mãos.

A coluna deve ser completamente estendida. Nesta posição, é necessário respirar lentamente e profundamente várias vezes, e tomar consciência de cada parte do corpo. Essa postura é uma boa maneira de começar uma série de exercícios de Yoga.

Outras posturas para iniciantes que podem ser aperfeiçoadas pouco a pouco são a postura do guerreiro e a postura da árvore. Estes dois exercícios são feitos em pé. A postura do triângulo e a do cachorro olhando para baixo podem exigir um pouco mais de flexibilidade, mas também são bem simples de fazer.

Finalmente, a postura da criança e a ‘savasana’ são duas posturas de relaxamento. Durante a prática do Yoga, a mente se acalma através do relaxamento do corpo e dos exercícios de respiração. Comece a fazer Yoga hoje mesmo!