Aprenda a usar corretamente o anel de pilates ou magic circle

· 4 de abril de 2019
Esse dispositivo inovador nos permite ter ótimos resultados trabalhando diferentes partes do nosso corpo. Fazer alguns exercícios com um deles pode ser uma ótima ideia.

Trata-se de uma das novas revoluções do mundo do Pilates. Mas você também pode usar o anel de pilates ou magic circle em outros tipos de treino, seja em casa ou na academia. Neste artigo, vamos contar como você pode aproveitá-lo ao máximo.

O que é o anel de Pilates ou magic circle?

Quando vamos a uma aula de Pilates podemos ver muitos elementos disponíveis para trabalhar os diferentes músculos. Um dos mais eficazes é o anel mágico’, que pode parecer bastante básico, mas que tem variadas aplicações.

Diz-se que foi o próprio Joseph Pilates – o criador dessa disciplina com milhões de seguidores em todo o mundo – quem criou esse acessório. As lendas urbanas afirmam que esse homem era um grande apreciador de cerveja e que ele bebia periodicamente nos bares.

Exercício com Magic Circle

Um dia, ele olhou um barril de cerveja e pensou que talvez anéis poderiam tornar-se um elemento para os exercícios do seu método. Ele os chamou de magic circle e, hoje em dia, ele é usado em várias disciplinas.

Trata-se de um aro feito de material parcialmente flexível, com cerca de 40 centímetros de diâmetro e com duas alças (uma de cada lado). Não importa se é a nossa primeira aula de Pilates ou se já praticamos há algum tempo: o anel de pilates é adequado para todos.

É possível usar o anel de pilates ou magic circle em vários exercícios: para os braços, abdutores, tornozelos, joelhos. Ou seja, para qualquer parte do corpo que você possa imaginar!

Embora possa parecer um elemento desconfortável e um pouco grande, a verdade é que ele tem muitos benefícios, incluindo: aumentar a intensidade dos exercícios, alinhar o corpo, alcançar melhores resultados, aumentar a flexibilidade, reduzir a flacidez ou reforçar os músculos.

Em suma, é um complemento que nos permite aproveitar ao máximo o treino de Pilates.

Exercícios para usar o anel de pilates ou magic circle

Dentro da aula de pilates podemos realizar diversos exercícios diferentes e, graças ao anel de pilates, os resultados ou efeitos serão visíveis em menos tempo.

  1. Adutores

Esse exercício também é geralmente feito com uma bola, mas usando o anel de Pilates ou magic circle a pressão é ainda maior. Fique de lado no colchonete, apoie o cotovelo e segure a cabeça com a mão.

anel de pilates

Coloque o anel de pilates entre os tornozelos, levante a perna e tire-as do chão. Faça força com as pernas para fechar esse elemento por um minuto. Descanse e repita com o outro lado.

  1. Abdominais

Talvez você conheça a famoso ‘abdominal bicicleta, que imita o movimento de pedalar e é acompanhado de torções do tronco para os lados. Há também uma versão no Pilates que permite que você use o anel de Pilates ou magic circle.

Fique deitado de costas com as pernas esticadas e levantadas do chão. Flexione o joelho direito e gire o tronco para esse lado. Segure o anel com o joelho direito e o cotovelo esquerdo. A perna esquerda deve ficar esticada. Exerça pressão com o abdômen, fazendo 20 repetições. Faça o mesmo com o outro lado.

  1. Braços

É claro que você também pode usar o magic circle para tonificar os seus braços. É muito simples, basta ficar de pé ou sentado com as costas retas e esticar os braços para frente (na altura dos ombros).

Segure o anel de Pilates com ambas as mãos e faça pressão para dentro. Dessa forma, você irá trabalhar os pulsos, os antebraços, os cotovelos, o tríceps e, até mesmo, os ombros. E o melhor de tudo é que irá te ajudar a melhorar a postura da coluna vertebral.

  1. Costas e glúteos

Esse é outro exercício para usar o anel de Pilates ou magic circle que ajuda a melhorar a postura, além de fortalecer a lombar. E serve também para tonificar as pernas e os glúteos. Ele é muito completo!

Fique de barriga para baixo com as pernas e os braços esticados. Pegue o anel com as duas mãos. Tire os braços e pernas do colchonete. Tente mantê-los o mais alto possível. Espere alguns segundos e retorne à posição inicial. Faça 20 repetições.