4 estilos de Yoga para unir o corpo e alma

· 31 de janeiro de 2019
Descubra todos os benefícios que o Yoga pode trazer, bem como quais as diferenças existentes entre os diferentes tipos e quais podem te favorecer mais dependendo do que você almeja alcançar

O Yoga tem sua origem na antiga Índia, é uma prática física, mental e espiritual e também é associado com meditação, budismo e jainismo. Desta forma, existem diferentes estilos de Yoga que se concentram em diferentes aspectos.

Em alguns tipos são predominantes exercícios para obter um bom estado físico, outros são mais inclinados para a parte espiritual, para encontrar a iluminação e o Nirvana.

“Quando os cinco órgãos da percepção ficam em silêncio junto com a mente, o intelecto deixa de ser ativo: isso é chamado de estado de elevação. Este desapego dos sentidos é o que é conhecido como Yoga”

Katha Upanishad

Muitas pessoas procuram praticar Yoga para relaxar a mente e exercitar os músculos. Alguns conseguem levar o esporte como um verdadeiro estilo de vida, e outros preferem mantê-lo como um hobby.

É verdade que fazer Yoga desperta os sentidos e os conecta com a mente, criando uma conexão entre o corpo e a alma. Neste post você verá quatro estilos de Yoga em que o vínculo corpo e alma é o objetivo principal!

Alguns estilos de Yoga

Yoga restaurativo

Este estilo de Yoga é ideal para pessoas que estão começando a se recuperar de lesões tanto físicas quanto emocionais. A Yoga restaurativo tem suas raízes em B.K.S lyengar, que desenvolveu este tipo de Yoga para relaxar e curar corpo e alma.

A prática é projetada para executar as posições sem dor, isso significa se esforçar o mínimo possível para assim liberar a tensão. Normalmente as sessões de Yoga restaurativo podem ser acompanhadas de música suave e meditação guiada.

O Yoga restaurativo é ideal para pessoas que têm um estilo de vida bastante estressante, que sofrem de ansiedade ou dores de cabeça. Através deste estilo você pode drenar, acalmar e conectar a mente para liberar a pressão do corpo.

Yoga Anusara

Yoga Anusara é um dos ramos do Yoga que busca a fluidez e harmonia do corpo e do espírito. Este estilo de Yoga vem das mãos de John Friend em 1997. Anusara vem do sânscrito, ‘anu’ significa ‘com’ e ‘sara’ significa ‘fluxo’, portanto, pode-se dizer que Anusara significa ‘fluir com graça’ ou também ‘estado natural’.

Mulher praticando yoga

Neste tipo de Yoga, a paz é construída tentando integrar-se ao universo. Consiste em diferentes posições que estimulam vários pontos focais (como o coração ou pélvis) e ciclos de energia em diferentes partes do corpo.

Entre os ramos do Yoga, o Anusara é ideal para pessoas que buscam ou gostam da filosofia do tantrismo ou da bondade intrínseca. Uma das características mais marcantes do Yoga Anusara são os três A’s:

  • Atitude: é despertar a Divindade em si.
  • Alinhamento: esteja ciente de como partes diferentes do corpo estão interconectadas.
  • Ação: refere-se ao fluxo de energia natural no corpo.

Yin Yoga

Yin Yoga, ao contrário dos outros estilos de Yoga que se originam na Índia, tem suas raízes na China. Também se refere à teoria do yin e yang, que são idéias opostas que juntas representam o equilíbrio.

As poses no Yin Yoga são geralmente mais longas do que em outros estilos de Yoga, são realizadas por três minutos ou mais. E elas se concentram em conectar diferentes pontos do corpo mais do que em exercitar os músculos, é muito semelhante à meditação.

Asana do cachorro olhando para baixo

Kundalini Yoga

O Kundalini Yoga baseia-se na execução de posturas, exercícios respiratórios e meditação para despertar a energia kundalini. Essa energia tem sua origem no Nepal e é a crença de que a kundalini, que significa cobra em sânscrito, nasce na boca e se aloja na base da espinha.

Além disso, o objetivo é despertar a energia da kundalini através de diferentes chacras e posições.

Esse tipo de Yoga prepara o corpo para receber energia, isto é, condiciona o corpo e a mente a liberar a energia da kundalini. Além disso, eles usam certos mantras e asanas. É um estilo de Yoga que está muito inclinado a alcançar o bem-estar espiritual.

O Yoga é uma porta aberta para um longo caminho a percorrer para aprender e nos conectarmos com o nosso eu interior. Não só traz grandes benefícios para o estado físico, mas também para a saúde mental e espiritual. Através do Yoga, atingem-se níveis de paz que ajudam a enfrentar diferentes situações que surgem na vida.

Praticar qualquer um dos tipos de Yoga já mencionados garante uma experiência única e rica em fundamentos que guiam o espírito para entrar em conexão com o corpo. Escolha aquele que melhor se adapte ao que você sente e trabalhe nessa conexão do corpo e alma que levará a descobrir novos horizontes. Namasté!