6 acessórios para melhorar os treinos de natação

· 5 de janeiro de 2019
Usar alguns acessórios na natação pode nos ajudar a aumentar o desempenho e melhorar os resultados, veremos alguns deles a seguir, bem como possíveis exercícios para implementá-los

Para melhorar os resultados nos treinos de natação é necessário ajustar a técnica. Para conseguir isso, o nadador pode usar acessórios que lhe permitirão melhorar seu desempenho. Com estes acessórios, o treinamento também será mais confortável e eficiente.

Acessórios para treinos de natação

1 – Prancha de natação

É um acessório essencial quando se quer melhorar os treinos de natação; principalmente se a finalidade é competir. Com a prancha, a atenção e o esforço ficam concentrados na parte inferior do corpo, sobretudo nas pernas e nos pés.

Homem nadando com prancha de natação

Geralmente a prancha é de espuma ou cortiça. O nadador segura a parte superior da prancha com as duas mãos e nada movendo apenas as pernas. Desta forma, todo o esforço físico fica concentrado nas pernas e treinamos o movimento.

2- Palmares

Fortalecem os braços e adicionam resistência. O uso de palmares torna o exercício mais intenso e produtivo; ao exercer uma maior resistência às braçadas, uma maior força muscular e um grande equilíbrio são necessários. Isso não só fortalece o tônus muscular, mas também aumenta a velocidade do nado.

Sua aparência é como uma mistura de raquete de pingue-pongue e luva; além disso têm uma parte plana que cobre a palma da mão e um dispositivo para segurar, para que assim o palmar não saia.

3- Snorkel

É um acessório que está sendo integrado recentemente neste esporte. Aqueles que o usam reconhecem seus benefícios para melhorar os treinos de natação.

Um snorkel para natação não é igual a um snorkel convencional. A diferença fundamental está nos canais de entrada e saída de ar. Os canais laterais através dos quais o ar entra são independentes da saída do ar já respirado.

Com este tipo de acessório, o ar do exterior fica sempre disponível e o tubo de entrada não fica carregado com o CO2 que é exalado continuamente.

O uso do snorkel permite liberar a atenção da respiração e concentrá-la no corpo. Desta forma, usando o snorkel o nadador não precisa pensar nos movimentos da cabeça para tomar ar. Assim, respira relaxadamente enquanto se concentra nos movimentos dos braços e pés.

O snorkel pode ser usado tanto por iniciantes quanto por nadadores experientes em séries de alta intensidade. É evidente que o treino será diferente em cada um dos casos.

4- Pull buoy

O pull buoy é um acessório muito usado para obter melhorias no treino de natação. É especialmente útil para melhorar a força dos braços e pernas.

É um elemento de flotação em forma de oito, que geralmente é feito de espuma. Os nadadores o colocam entre as pernas para assim anular a propulsão dessas extremidades.

Com o pull buoy, as pernas continuam flutuando. Desta forma, o nadador se concentra nos braços e no tronco e desconsidera o movimento das pernas. O acessório serve para que não elas afundem.

5- Nadadeiras

Para fortalecer as pernas e aumentar a flexibilidade dos tornozelos, as nadadeiras de natação são um bom recurso. Existem nadadeiras de diversos tipos; para iniciantes, são sugeridas as longas e largas, que melhoram a propulsão. Nadadores experientes costumam usar nadadeiras curtas e retas.

Nadadeiras azuis

As sessões de treinamento com nadadeiras são as mesmas que sem elas. A diferença está no tempo que se gasta para dar o mesmo número de voltas na água; com nadadeiras você deve demorar menos do que sem este acessório.

6- Roupa de banho

Certamente todo nadador experiente sabe que é importante escolher bem o traje de banho para nadar. É necessário que esta peça proporcione o melhor conforto, bom deslizamento assim como a maior durabilidade.

Os trajes de banho não são todos iguais. Os materiais determinarão o conforto, a adaptabilidade ao corpo, o deslizamento e a duração. A ideia é que o nadador se esqueça e nem pense no traje de banho assim que ele o colocar.

Quem está nadando deve sentir que a roupa é quase como a sua própria pele e não causa desconforto ou fricção de qualquer tipo. Da mesma forma, é necessário que ela contribua para o deslizamento do corpo.

O material mais escolhido pelos nadadores é o PBT (polibutileno tereftalato). De fato, os trajes de banho feitos com este material são muito resistentes ao sol e ao cloro; além disso atendem aos requisitos de conforto e ajuste.