David Goffin: saiba porque ele é um tenista completo

28 de abril de 2019
David Goffin é um dos melhores tenistas europeus atualmente. Com seus golpes variados e desconfortáveis ​​para os adversários ele conseguiu alcançar o top dez mundial.

David Goffin é um tenista profissional belga, nascido em 7 de dezembro de 1990 na cidade de Liège. Atualmente está em sétimo lugar no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais, comumente referida como ATP.

O belga não é um tenista com uma grande estatura. No entanto, isso não o impede de ter um ótimo físico para ter sucesso no mundo do tênis. A seguir, apresentamos um resumo de suas características mais marcantes como jogador.

Assim joga o belga…

David Goffin é um jogador que demonstra se sentir mais confortável na parte de trás da quadra. Nestas circunstâncias de jogo, ele consegue mover seu oponente de um lado a outro, graças às acelerações que produz com seu poderoso drive.

Devido ao seu estilo de jogo, o belga tem ótimas condições para ser um bom jogador nas quadras de saibro. No entanto, ele parece preferir as quadras de superfície rápida. Dos seus quatro títulos como profissional, três foram em quadras de asfalto.

Este jogador apresenta características que se assemelham mais às de um espanhol que de um belga. Mais precisamente, ele é frequentemente comparado a Rafael Nadal, já que baseia seus pontos no contra-ataque e tenta disputar todas as bolassem dar nenhum ponto por perdido.

Além de ser comparado ao estilo de jogo de Nadal, David Goffin também pode ser comparado a David Ferrer. No entanto, caracteriza-se por ceder menos quadra ao rival que os dois outros tenistas espanhóis. Além disso, gosta de atacar quando vê o adversário contra a parede.

Além de ser comparado ao estilo de jogo de Nadal, David Goffin também pode ser comparado a David Ferrer
Imagem: atpworldtour.com

topspin, seu favorito

Por não ser um bom sacador, Goffin utiliza uma das técnicas básicas do tênis: realizar um bom saque topspin aberto para tirar seu oponente da quadra e, a partir desta posição, assumir a iniciativa do ponto.

No caso de não ser capaz de levar a vantagem de um ponto, Goffin geralmente realiza um drop shot para atrair seu rival para a rede e fazer um passing shot, seu melhor golpe. Para aqueles menos chegados a tênis, o passing shot é um golpe da parte de trás da quadra que é usado para superar o adversário quando ele está na rede.

O belga é um jogador que sempre acerta a bola com um efeito topspin, por isso sua empunhadura é a continental. Isso o favorece em seu estilo de jogo para dar efeitos diferentes à bola, assim como para variar as direções em seus golpes sem qualquer problema e realizar suas deixadas tão características.

David Goffin, no entanto, não é um tenista com um golpe definido, como poderia ser Roger Federer com seu backhand com uma mão ou Juan Martin del Potro com sua direita poderosa. O belga, por outro lado, destaca-se por ser um jogador completo, com um grande repertório de golpes.

Apesar de ser um grande jogador, apresenta um ponto fraco – como todo mundo. No seu caso, trata-se do backhand. Portanto, para tentar causar mais dano ao adversário, ele deve dar mais força a este golpe, sem se conformar apenas com a variação da direção da bola.

Mentalidade vencedora, a arma de David Goffin
Imagem: nittoatpfinals.com

No caso de não ser capaz de levar a vantagem de um ponto, Goffin geralmente realiza um drop shot para atrair seu rival para a rede e fazer um passing shot, seu melhor golpe.

Mentalidade vencedora, a arma de David Goffin

O ponto forte de David Goffin é sua mentalidade. Vale ressaltar sua cabeça fria, não apenas durante a partida, mas antes e depois, para analisar tanto as vitórias como as derrotas.

Basta observar sua grande mudança física desde 2009. Naquela época ele percebeu que precisava desenvolver sua musculatura para se tornar um jogador de alto nível. Assim, treinou duro na academia para melhorá-la.

Além de ser um virtuoso da raquete, possui táticas muito claras, que se ajustam dependendo do adversário. Assim como já mencionamos, Goffin analisa muito bem seus oponentes e nem sempre impõe o mesmo estilo de jogo a todos. Assim, o belga gosta de jogar sobre os pontos fracos dos adversários.

Em suma, talvez David Goffin não se destaque como um dos jogadores mais luxuosos do circuito. No entanto, não há dúvida de que seu jogo é muito eficaz. Seu crescimento constante assim demonstra: com 28 anos, ele ainda tem muito para mostrar.