Aprenda como fazer um smash no pádel

Conheça a técnica para fazer essa jogada corretamente, um recurso que pode dar mais versatilidade ao seu jogo e aperfeiçoá-lo
Aprenda como fazer um smash no pádel

Última atualização: 26 janeiro, 2019

O smash no pádel é um dos movimentos mais complicados de se fazer neste esporte, mas que tem o objetivo de atordoar e parar o adversário. É por isso que vale a pena aprender como fazê-lo!

O que é o smash no pádel?

O smash é uma das técnicas próprias do pádel e surgiu para resolver um problema dos jogadores destros: evitar rebotes. Devido ao seu sucesso, é uma alternativa para as manobras do tênis usadas até então. Os jogadores canhotos também começaram a implementá-la.

Recomenda-se recorrer a ela quando precisar responder a bolas mandadas pelo rival; isto é, aqueles movimentos que nos forçam a fazer um smash a partir de uma posição desconfortável.

Os principais objetivos do smash no pádel são: segurança (baixa porcentagem de erro), pouco rebote, profundidade do golpe (para preservar o ataque na rede) e o menor desgaste físico.

Pessoas jogando pádel

Considerando todas essas vantagens, entendemos porque todos os jogadores de pádel querem aprender como fazê-lo. Depois que você praticar várias vezes, você vai perceber que não era tão difícil quanto parecia…

Mesmo assim você não deve pensar que tudo vai ser perfeito desde o início: você precisa dominar a técnica e isso é conseguido apenas por meio de treino.

Como fazer uma bandeja no pádel passo a passo

Este não é um movimento de definição, mas sim de precisão… Por isso é essencial fazê-lo bem! Desta forma, você vai poder se manter mais tempo na rede e assim você vai ter mais chances de ganhar o jogo. Certamente não é algo imbatível… Mas é interessante e eficiente para atordoar os seus rivais um pouco e tirar proveito disso.

Recomenda-se usar a empunhadura continental para fazer este movimento; ela é considerada a maneira correta de manter a raquete firme; além disso, ela também é a mais adequada para as outras técnicas.

Para fazer a empunhadura dessa forma, colocamos a mão bem aberta na face da raquete e vamos deslizando até o cabo.

A preparação para fazer um smash no pádel é realmente importante: a posição inicial é a de espera, bem perto da rede. Assim que recebemos a bola, giramos a parte direita do corpo para trás e levantamos a mão direita para cima e para trás. A mão esquerda aponta para a bola.

Então, ao nos movemos para trás visando a bola – sem perdê-la de vista em nenhum momento – flexionamos e separamos um pouco as pernas. O peso do corpo fica sobre a perna de trás.

Mulher jogando pádel

Uma vez que tenhamos nos adiantado à bola, ela vai ficar à direita do nosso corpo. É aqui que devemos passar a raquete de forma reta e para a frente. O braço direito deve estar quase totalmente estendido ao acertar a bola.

O impacto é feito na altura dos olhos e na frente da cabeça. Se quisermos que a bola salte baixo, podemos bater na diagonal. Com esta última ação, o rival quase não vai poder fazer a devolução.

Lembre-se: o corpo para a frente

Depois de fazer um smash, é muito importante que acompanhemos o corpo para a frente: vamos subir rapidamente para a rede e, assim, evitar a perda dos pontos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.