Quais são os tipos de Yoga e o que cada um deles propõe?

· 13 de julho de 2018

Yoga é uma atividade física e mental cujo objetivo é encontrar equilíbrio entre corpo e mente. Ela está associada a práticas milenares como o budismo, a meditação e o hinduísmo, então não é à toa que sua prática pode trazer tantos benefícios. Existem vários tipos de Yoga, cada um focado em trabalhar aspectos diferentes do corpo.

Tipos de Yoga ou ramos da árvore de Yoga

Os tipos de Yoga são, na realidade, os nove ramos da árvore de Yoga. As diferenças entre um e outro podem passar despercebidas em muitas ocasiões e por isso muitas pessoas sentem um pouco de confusão no momento de escolher um tipo de Yoga para praticar.

Uma das principais diferenças entre os tipos de Yoga é o aspecto do corpo que vai ser trabalhado. Dependendo do objetivo perseguido, é possível desenvolver mais flexibilidade ou aumentar a musculatura. Algo que sempre estará presente durante a prática desta modalidade é a meditação e a união do corpo com a mente.

Mulher fazendo yoga em uma linda casa no campo

Tipos de Yoga: principais diferenças

Tantra Yoga

O Tantra Yoga está relacionado ao sexo espiritualizado como um todo. Na verdade, esse tipo de Yoga tem por objetivo o trabalho em casal, o misticismo, o despertar do desejo e fazer com que um momento físico se torne um momento único e infinito.

Hatha Yoga

Hatha Yoga é um dos estilos mais populares praticados no ocidente. Também é conhecido como o Yoga das posturas, cujo objetivo é aumentar a força e a flexibilidade;  para isso, são realizados diferentes exercícios de limpeza, absorção de energia e respiração, entre outros.

É um bom estilo para começar no mundo do Yoga, já que é a base para outras posições e está filosoficamente ligado ao Tantra Yoga.

Jnana Yoga

Este tipo de Yoga também é conhecido como o Yoga da sabedoria. O objetivo deste estilo é descobrir-se através do conhecimento, do debate e da razão. Através de diferentes exercícios, procura-se desenvolver a sabedoria, o autoconhecimento e a consciência. A posição mais comum dentro deste estilo é a que consiste em manter as costas retas e as pernas cruzadas.

Bhakti Yoga

Este tipo de Yoga é recomendado para as pessoas com um alto nível de sensibilidade. O objetivo é a adoração de um Deus ou Guru, baseado na doutrina “Amor é Deus e Deus é amor”.

Os tipos mais populares de Yoga

Iyengar Yoga

O Iyengar Yoga é um dos estilos mais ricos desta modalidade e seu objetivo é o alinhamento do corpo em cada uma das posturas praticadas. Até 200 exercícios podem ser utilizados dependendo do nível de cada aluno.

Raja Yoga

Mulher fazendo uma postura de yoga que exige flexibilidade

O Raja Yoga é um dos tipos de Yoga mais tradicionais. Através deste estilo, procura-se alcançar níveis mais elevados de concentração e alcançar a união e perfeita harmonia entre o corpo e a mente.

Ashtanga Yoga

Os movimentos e as posições do Ashtanga Yoga são ágeis e fluidos. Ao contrário de outros tipos de Yoga, concentra-se em um aspecto mais físico que mental. Sem dúvida, é um dos estilos mais exigentes dentro desta modalidade, razão pela qual é recomendável praticar outros estilos mais simples antes de se aventurar com o Ashtanga.

Kriya Yoga

A evolução espiritual é o objetivo perseguido pela prática deste tipo de Yoga. Através de vários exercícios, o coração e a respiração se acalmam. Uma intensa calma interior do espírito e da mente é alcançada.

Qualquer pessoa é capaz de praticar este estilo, independentemente da idade, sexo, resistência, etc. É particularmente recomendada para diminuir os níveis de estresse.

Yoga Aéreo

O Yoga Aéreo está muito na moda nos últimos anos. Consiste, como seu nome indica, em praticar Yoga enquanto a pessoa está suspensa no ar através de algumas faixas. Os músculos funcionam enquanto o corpo e a mente relaxam.  

Estes nove tipos de Yoga são alguns dos mais comuns e praticados em todo o mundo; no entanto, existem muitos outros ramos que se estendem na árvore dessa prática milenar. É aconselhável escolher um dos estilos de acordo com os objetivos buscados.