Quais são os benefícios de correr para o corpo?

· 20 de julho de 2018

Correr está eternamente na moda, mas, além de seguir as tendências no mundo fitness, devemos saber quais são as vantagens da disciplina que escolhemos. Portanto, no artigo a seguir, informamos quais são os benefícios de correr. Existem mais do que você imagina!

Quais são os principais benefícios de correr?

Pode-se dizer que correr é um dos exercícios mais fáceis que existem: não precisamos de nenhum elemento adicional além de um bom tênis e roupas confortáveis. Podemos treinar ao ar livre (em um parque, na praia, nas montanhas, na rua) ou em interiores (inclusive na esteira).

Alguns correm mais rápido do que outros, existem os que preferem sair de manhã e os que optam por se exercitar ao entardecer. Mas a verdade é que os benefícios da corrida são numerosos e dizem respeito a todos os que praticam com certa assiduidade:

1. Fortalece os ossos

Imagem de corpo humano com os ossos destacados

As pessoas que correm têm menos probabilidade de quebrar ou fissurar um osso. Isso se deve pelo fato do exercício, quando é de determinada intensidade, reforçar o sistema ósseo. Você não precisa apenas de cálcio para evitar problemas como a osteoporose, a corrida pode ajudar.

2. Emagrece

Se você está procurando uma maneira divertida e eficaz para perder peso… Comece a correr todos os dias! (ou pelo menos três vezes por semana). Correr permite queimar gordura e aumentar o gasto calórico. Obviamente que, para atingir o objetivo, recomenda-se uma dieta balanceada e beber muita água.

3. Reduz o estresse

Os benefícios de correr não têm apenas a ver com o físico, mas também é vantajoso para a nossa saúde mental. Por exemplo, se o seu dia no escritório foi péssimo e você acha que vai brigar com cada pessoa que cruza seu caminho, então recomendamos que você vá ao parque e pratique corrida.

Ou mesmo se os seus níveis de ansiedade ou nervosismo estiverem altos… E mesmo se você estiver deprimido! Você verá como no final da sessão se sentirá tão relaxado quanto após uma massagem ou um banho de imersão.

4. Melhora sua saúde cardíaca

Quando corremos, o corpo se oxigena melhor do que se estivéssemos sentados o dia inteiro em frente à mesa. Este exercício equilibra a taxa de respiração e ao mesmo tempo melhora a qualidade do sangue, portanto, o coração funcionará de maneira saudável. Além disso, reduz os níveis de colesterol e açúcar no sangue e regula a pressão arterial.

Menina saindo para correr com relógio que controla os dados da corrida

As pessoas que não estão acostumadas a fazer exercício e ficam cansadas ou ofegantes apenas caminhando um pouco mais rápido do que o normal devem começar devagar. Em algumas semanas, notarão a diferença: terão uma resistência maior ao esforço.

5. Rejuvenesce a pele

Já falamos sobre os benefícios de correr para a saúde e para a mente… Agora é a hora da beleza! Acredite ou não, quando você faz este exercício, libera toxinas através dos poros e desobstrui a derme de gorduras e outras substâncias que causam acne e cravos.

E não é apenas isso, correr reduz a celulite ao eliminar uma boa quantidade de gordura acumulada no corpo. O sonho de toda mulher chegou!

6. Fortalece o sistema imunológico

Você costuma ficar doente com muita frequência, especialmente no inverno ou devido a mudanças de temperatura? Talvez seja porque o seu sistema imunológico não esteja no melhor dos momentos. Além de mudar sua alimentação e escolher alimentos mais saudáveis ​​(frutas, legumes, cereais integrais), recomendamos que você corra.

Quando você corre, seu corpo aumenta a produção de anticorpos – lembre-se do que dissemos sobre a oxigenação do sangue – que podem lidar com os vírus e bactérias causadores de certas doenças.

Se os benefícios da corrida não parecem suficientes, ainda há mais: ela melhora a autoestima, permite a socialização, reduz a insônia, regenera a massa muscular e alivia dores de cabeça e dores pré-menstruais. O que você está esperando para começar a correr hoje mesmo?