Conheça as promessas da Fórmula 1

Todo esporte tem suas divisões de formação, nas quais as futuras estrelas mundiais dão seus primeiros passos. Você conhece estes futuros talentos da F1?
Conheça as promessas da Fórmula 1

Última atualização: 28 janeiro, 2019

As vagas do Mundial de Fórmula 1 são vendidas por preços cada vez mais altos, de forma que se tornam mais limitadas. Apesar disso, a categoria da Fórmula 1 está repleta de jovens talentosos e cada vez mais preparados, que são as promessas da Fórmula 1 do futuro.

Todos os futuros pilotos sonham em igualar-se aos seus ídolos e estão dispostos a chegar ao mais alto nível e vencer o campeonato mundial. A maioria dos pilotos que faz parte da categoria da Fórmula 1 é oriunda de algum programa de jovens talentos. De todos eles, destacam-se o da Ferrari e o da Red Bull.

Esse tipo de dependência com relação a esses programas é explicada pelo fato de não haver grandes empresas que os patrocinem e que possam pagar por uma vaga; a única opção passa a ser encontrar o apoio de uma grande equipe. Infelizmente, as coisas funcionam assim.

A seguir, vamos falar de alguns dos pilotos que vemos como as promessas da Fórmula 1 e que vamos ver dentro de pouco tempo no grid. Por sorte, são inúmeros pilotos que prometem dar continuidade e trazer emoção ao Mundial de Fórmula 1 no futuro.

Maiores promessas da Fórmula 1

Lando Norris

Com apenas 19 anos de idade, esse piloto britânico aspira a ser o sucessor de Lewis Hamilton e é uma das nossas promessas da Fórmula 1.

Na temporada de 2017, autoproclamou-se campeão da F3 depois de vencer oito corridas. No entanto, em 2018, ficou em segundo lugar no Mundial de F2, na sua primeira temporada completa na categoria, pela equipe Carlin.

Além disso, esse jovem piloto está ligado à McLaren Honda, escuderia na qual é piloto de desenvolvimento.  Espera-se que, em um futuro não muito distante, ele possa dar um salto para a Fórmula 1.

Charles Leclerc

Esse piloto encarou esse ano a sua primeira temporada como piloto de Fórmula 1, e terminando com larga vantagem em relação aos demais. Ele conseguiu isso como piloto da equipe Sauber, em que foi companheiro de equipe de Marcus Ericsson.

charles leclerc

Apesar da sua pouca idade, apenas 21 anos de idade, Charles Leclerc conta com uma ampla experiência no mundo do automobilismo:

  • Subcampeão do mundo na Fórmula Renault 2.0, na temporada de 2014.
  • Segunda colocação no GP de Macau de 2015.
  • Campeão do mundo do GP3, na temporada de 2016.
  • Campeão da Fórmula 2, na temporada de 2017.

Além disso, desde o ano de 2016, faz parte do programa de jovens pilotos da Ferrari. Sem dúvida alguma, um dos melhores trampolins para entrar nesse mundo e o que o coloca na nossa lista de promessas da Fórmula 1.

Pierre Gasly

É um dos pilotos mais fortes da categoria da Fórmula 1. Na temporada de 2018, participou na sua primeira temporada da Fórmula 1 como piloto de Toro Rosso. A escuderia decidiu continuar confiando nele depois dos seus resultados durante a temporada anterior.

A temporada de 2017 foi justamente um desafio para Gasly, já que ele teve que combinar conciliar a participação em diferentes categorias. Ele atuou na Super Fórmula Japonesa e na Fórmula E. Como se não bastasse, teve que ocupar o lugar que Carlos Sainz deixou para trás depois de sua rápida ida para a Renault.

Alfonso Celis

Com os seus 21 anos de idade, este jovem piloto faz parte da Escuderia Telmex e atua pela equipe Force India. Depois de começar sua trajetória no mundo do automobilismo, competindo em Karts, passou por um grande número de categorias. Fórmula 3, Fórmula BMW e Fórmula Renault são algumas delas.

Alfonso Celis já teve o seu primeiro contato com a Fórmula 1. Isso aconteceu durante os treinos livres do Grande Prêmio do México de 2017, nada menos do que a sua terra natal.

Neil Verhagen

A Red Bull Racing tem muitas expectativas depositadas nesse jovem piloto, de apenas 17 anos de idade. É por isso que continua apostando nele por mais uma temporada, além de fazer com que fizesse parte de sua escola de jovens talentos durante a temporada de 2018.

Por enquanto, ele é uma das nossas promessas. Mas com certeza, dentro de pouco tempo ele estará fazendo parte da categoria da Fórmula 1, tornando-se um piloto consolidado.

neil verhagen

Esse piloto americano ostenta o recorde de ser o piloto mais jovem a ganhar o SCCA National Championship Runoffs. Atualmente, compete na Fórmula Renault 2.0. A temporada de 2018 foi a sua segunda temporada nessa categoria, depois de uma atuação modesta em 2017.

Tatiana Calderón

É a piloto colombiana com maior projeção. Em 2018, conciliou seu trabalho como piloto de desenvolvimento da equipe Sauber com sua participação na categoria do GP3. Desde muito pequena participa em competições de Kart, nas quais vai ascendendo de categoria em categoria e mostrando seu talento.

Posteriormente, Calderón passou por praticamente todas as categorias que constituem a entrada para a Fórmula 1: Star Mazda, Fórmula 3 e a GP3.

Essa jovem promessa parece estar cada vez mais perto da Fórmula 1 e, assim, conseguir fazer com que haja, finalmente, presença feminina na maior categoria do automobilismo.

Fica claro que sobra talento na categoria da Fórmula 1. Essa é uma excelente notícia para os apaixonados pelo automobilismo, que poderão desfrutar em muito pouco tempo dos campeões de amanhã.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.