Você sabe quais são os esportes aéreos?

Os esportes aéreos ou aeronáuticos ocorrem quase inteiramente no ar e exigem certas habilidades, assim como respeito às regras estabelecidas.
Você sabe quais são os esportes aéreos?

Última atualização: 11 abril, 2020

Sem dúvida, os esportes aéreos são para pessoas corajosas, pois, além de exigirem habilidade física, requerem capacidade mental e muita preparação para enfrentar os perigos que envolvem. Falamos mais sobre eles neste artigo.

Quais são os esportes aéreos?

Também conhecido como esportes aeronáuticos, é um grupo de disciplinas que acontece no ar. Não são considerados esportes olímpicos, mas são regularizados pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), com sede em Lausanne, Suíça, e fundada em 1905.

Os esportes aéreos exigem capacidade física, habilidade, destreza, autoaperfeiçoamento… Mas, acima de tudo, respeito às regras, pois são esportes muito perigosos. Entre os mais conhecidos, podemos destacar os seguintes:

1. Aeromodelismo

É um esporte – embora muitos considerem um hobby – que envolve pilotar um avião em escala, e por isso, não tripulado. O aeromodelismo também é conhecido como aviação esportiva e foi aprovado pela FAI em 1936.

Existem cinco categorias dentro do aeromodelismo:

  • Voo livre: por exemplo, planadores, helicópteros ou modelos motorizados.
  • Voo circular: aviões de velocidade, acrobáticos, de corridas, de combate, entre outros.
  • Modelos em escala: voo livre, circular, controlado por rádio, alimentado a gás.
  • Voo controlado por rádio: planadores térmicos, veleiros nas encostas, acrobacias, modelos em grande escala.
  • Com motor elétrico: corridas pylon, helicópteros, acrobáticos, solares.

2. Paraquedismo

É um dos esportes aéreos mais conhecidosenvolve saltar utilizando uma técnica específica a partir de uma certa altitude com um paraquedas, cujo objetivo é amortecer o impacto. Os saltos são realizados a partir de um objeto em movimento (geralmente um avião ou um helicóptero) ou um local fixo (uma montanha).

Quando pensamos em esportes aéreos, o paraquedismo geralmente é um dos primeiras que vêm à mente

A origem do paraquedismo é bastante antiga. Inclusive, dizem que o primeiro homem a pular de paraquedas foi Abbás Ibn Firnás, que no ano de 852 realizou um salto com essas características em Córdoba, na Espanha.

Desde 1970, o paraquedismo é um esporte popular e possui diferentes modalidades, incluindo queda livre, pouso de precisão e BASE jumping.

3. Voo planado

Nesse esporte aéreo, também chamado de voo à vela, um piloto pilota um avião sem motor (planador). Para que isso funcione, o avião é conectado a um guincho que o puxa por um cabo, tirando proveito das correntes de ar. O primeiro voo sem motor ocorreu na Alemanha, e a primeira competição remonta a 1920.

Na história desse esporte, foram usados três tipos diferentes de planadores: o principal (estrutura central com asa), planadores (aeronaves com fuselagem e uma cabine) e planadores de carga (grandes, capazes de transportar grandes cargas).

4. Asa-delta

Outro tipo de voo sem motor é o voo com asa-delta. No entanto, nesse caso o objetivo é subir e depois descer à terra. O primeiro voo de asa-delta que se tem notícia ocorreu no século IX, graças ao já mencionado Ibn Firnás.

Já  em 1948, um engenheiro da NASA criou uma asa flexível, que ainda hoje é utilizada, embora com melhorias.

Os esportes aéreos exigem capacidade física, habilidade, destreza e autoaperfeiçoamento

Os primeiros campeonatos de asa-delta aconteceram na Áustria em 1976. Os principais objetivos dessa competição são ganhar altura, voar uma determinada distância em linha reta, voar alguma distância em direção a um alvo e realizar um circuito triangular.

5. Parapente

Este é outro dos esportes aéreos mais conhecidos, criado no final do século XX por um grupo de alpinistas que queriam descer do pico das montanhas que haviam escalado. O parapente é leve, flexível, sem motor e pode ser enrolado facilmente.

O parapente foi criado no final do século XX por um grupo de alpinistas que queriam descer do pico das montanhas que haviam escalado

Até duas pessoas podem voar no mesmo parapente – quase sempre um piloto e um passageiro. Eles devem utilizar equipamentos de segurança, um capacete e um paraquedas de emergência.

6. Acrobacia aérea

Não poderíamos deixar de mencionar neste artigo um dos esportes aéreos mais espetaculares e impressionantes. Também chamado de voo acrobático, é uma disciplina que consiste em fazer manobras em um avião, deixando rastros no ar.

O voo acrobático é uma disciplina que consiste em fazer manobras em um avião, deixando rastros no ar

As competições acontecem de acordo com diferentes categorias: primária, esportiva, intermediária, avançada e ilimitada. Os aviões são projetados especialmente para serem fáceis de pilotar e realizar muitas manobras em pouco tempo.

Para finalizar, outros esportes aéreos regularizados ​​pela FAI são o espaçomodelismo, o balonismo, o paramotor e o voo livre – e todos eles são espetaculares. E você, já teve a sorte de experimentar algum deles?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.