As melhores pistas de esqui na Espanha de acordo com a dificuldade

20 de abril de 2020
Em que pistas podemos esquiar? Resumiremos as melhores opções de esqui na Espanha para esta temporada, bem como daremos dicas para interpretar seus diferentes níveis de dificuldade.

Viajar para esquiar pode ser a alternativa ideal para aproveitar as férias de inverno em casal, com a família e os amigos. Hoje veremos as opções de pistas de esqui na Espanha, onde o turismo relacionado à neve e aos esportes de inverno é bastante forte.

A segurança é sempre o mais importante, e você deve ter cuidado ao escolher onde praticar esse tipo de atividade. Além disso, é importante que os esquiadores conheçam os tipos de pistas oferecidas em cada estabelecimento e saibam como interpretar a sinalização para evitar acidentes.

Pistas de esqui na Espanha

Internacionamente, geralmente são reconhecidos quatro tipos de pistas de esqui, classificadas de acordo com o grau de dificuldade de seu percurso. Cada nível ou grau é representado nas próprias pistas, nos mapas e folhetos, usando as seguintes cores:

  • Verdes (as mais fáceis): são ideais para iniciantes de todas as idades, pois possuem poucas inclinações e facilitam o equilíbrio durante o aprendizado. Geralmente, encontramos elevações simples para facilitar a atividade daqueles que começam a se aventurar no esqui.
  • Azul (intermediárias): são perfeitas para quem excede o nível básico e está preparado para continuar desenvolvendo suas técnicas de esqui e snowboard. Dependendo do estabelecimento e da geografia natural de cada local, existem diferentes níveis de declives azuis, mas os declives serão sempre suaves. A infraestrutura disponível também costuma ser mais desenvolvida.
  • Vermelho (difícil): a partir deste nível, as pistas de esqui são recomendadas apenas para profissionais ou amadores com experiência suficiente. Além disso, diferentes níveis de complexidade também podem ser encontrados entre as pistas difíceis, principalmente considerando a orografia do local. Nesses casos, as encostas já são pelo menos 40% do percurso e geralmente existem obstáculos no circuito, como árvores ou postes.
Mulher fazendo esqui cross-country, um dos esportes de neve que exige maior resistência.

  • Preto (somente para especialistas): representa o nível máximo de complexidade que podemos encontrar nas estações de esqui. As inclinações ultrapassam 50% e são muito arriscadas para quem não tem experiência na prática de esqui. Normalmente, as pistas negras estão localizadas nos pontos mais altos das estações de esqui, com vistas incríveis.

4 pistas de esqui na Espanha para aproveitar o inverno inteiro

Entre todas as pistas de esqui da Espanha, escolhemos quatro alternativas que se adaptam a diferentes tipos de turismo e interesses pessoais dos viajantes.

Nestas pistas, você encontra circuitos de diferentes dificuldades que possuem uma excelente infraestrutura de segurança e permitem que você aproveite as belas paisagens nativas.

Formigal-Panticosa: pistas de esqui em família

Para quem quer praticar esportes de neve e inverno em família, esta é a alternativa perfeita. Formigal possui bons circuitos verdes para crianças e adultos iniciantes, em seus 180 quilômetros de extensão total.

A estação de esqui de Formigal-Panticosa na Espanha.
Imagem: aramon.com

Essa pista oferece atividades projetadas especialmente para entretenimento de jovens e famílias. Para os feriados, uma boa ideia é aproveitar a descida noturna no trenó, no melhor estilo do Papai Noel.

Estação de esqui Celer: a favorita

A estação de Aramon Celer foi coroada a melhor pista de esqui da Espanha por três anos consecutivos. Atualmente, está entre as 24 melhores estações do mundo, além de ser a favorita de muitos amantes espanhóis de esportes de inverno.

Entre os circuitos de diferentes complexidades da estação, encontramos a maior pista da Península Ibérica, com 9 quilômetros de neve e adrenalina.

Estância de esqui de Boí Taüll: nos Pirineus

Localizada entre as incríveis paisagens dos Pirineus, esta estação se destaca por possuir as mais altas pistas de esqui da região, ultrapassando 2.750 metros de altitude. Seus proprietários optaram por inovação e luxo para gerar uma proposta completa de turismo do tipo resort.

Além da infraestrutura e conforto garantidos, a pista de Boí Taüll também oferece mais de 200 canhões de neve artificial para garantir diversão ao longo da temporada.

Baqueira Beret, as pistas de esqui mais exclusivas da Espanha

Para os esquiadores que procuram um local mais luxuoso e um serviço exclusivo, a alternativa ideal é a estação de esqui de Baqueira-Beret (Lleida). Frequentada por personalidades da política, da realeza e do mundo do entretenimento, sua estrutura foi renovada para a temporada 2018-2019.

Baqueira Beret é uma das melhores pista de esqui da Espanha.
Imagem: eitb.eus

A Baqueira Beret tem um forte compromisso com a inovação tecnológica e a qualidade gastronômica. Suas pistas variam desde a menor dificuldade — verde —, ideal para crianças, até um duplo circuito preto para desafiar até os mais experientes.

Independentemente de qual estação de esqui você escolha, é essencial circular com cuidado e respeitar a sinalização nas pistas de esqui. Lembre-se de estar atento principalmente a áreas desativas ou de circulação proibida, bem como aos alertas sobre a presença de pedras e qualquer outra anomalia ou risco dentro do circuito.

  • REGLAMENTO DE FUNCIONAMIENTO DE LAS ESTACIONES DE ESQUÍ ESPAÑOLAS. 2017. Extraído de: http://www.puertonavacerrada.com/Atudem_reglamento_interno.pdf
  • Las mejores pistas de esquí de España. Página oficial Radio Televisión Española. 2019. Extraído de: http://www.rtve.es/television/20191111/mejores-pistas-esqui-espana/1989916.shtml